Interditadas mais duas casas noturnas em Porto Alegre

Smic e bombeiros retomaram fiscalizações nesta segunda-feira

Smic e bombeiros retomaram fiscalizações nesta segunda-feira  Crédito: Vinícius Roratto

Smic e bombeiros retomaram fiscalizações nesta segunda-feira Crédito: Vinícius Roratto

A Prefeitura de Porto Alegre retomou nesta segunda-feira a fiscalização a bares e casas noturnas. O Cine Theatro Ypiranga, que fica na avenida Cristóvão Colombo, e o Scala Club, localizado na rua Dr. João Inácio esquina com avenida Farrapos, foram interditados por falta de alvará. O alvo da ação foram os estabelecimentos localizados no bairro Floresta. O Dominó Night Club, na rua Dr. João Inácio, também foi visitado e liberado após apresentar documentação em dia.

Segundo o titular da Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic), secretário Humberto Goulart, as casas que não possuem o alvará de incêndio, emitido pelo Corpo de Bombeiros, poderão seguir abertas, provisoriamente, desde que apresentem o certificado da corporação e que os bombeiros garantam que o local está preparado para situações de incêndio. “Nossa principal preocupação é com o alvará de incêndio. As casas devem apresentar uma cascata de alvarás na secretaria de Planejamento Municipal (SPM) e Secretaria de Urbanismo (Smurb), depois precisam tirar licenciamento na secretaria de Obras e Viação (Smov). Então fazem as adaptações para incêndio e o Corpo de Bombeiros avalia depois”, explicou.

“Se a casa for tombada pelo Patrimônio Público e não der para fazer modificações estruturais, ou a casa muda o empreendimento ou tem que haver a troca de endereço. Nós não vamos fazer mais vistorias hoje. Vamos fazer nesta tarde uma avaliação do que foi feito até agora,” esclareceu.

Além da validade do alvará emitido pelos bombeiros, a fiscalização verifica se há alarmes; extintores de incêndio; saídas de emergência; e sinalização adequada. As inspeções em Porto Alegre e em diversas cidades brasileiras foram motivadas pela tragédia de Santa Maria, ocorrida em 27 de janeiro, quando 239 pessoas morreram em decorrência do incêndio na boate Kiss.

Na sexta-feira, a Smic interditou seis dos oito estabelecimentos fiscalizados na Cidade Baixa por falta de alvará. Confira a lista dos bares e casas noturnas fechados:

1. Bar 512
2. Casa do Lado
3. Chipp’s Bar
4. Cine Theatro Ypiranga
5. Laika
6. 1001 Noites
7. Negra Noite
8. Scala Club

Com informações dos repórteres Nildo Júnior e Gabriel Jacobsen

Correio do Povo



Categorias:Outros assuntos

Tags:,

7 respostas

  1. Que palhaçada interditar o Scala Club, o mesmo possui 4 saídas para o público em uma emergência, tem dois ambientes separados mas interligados e com acesso livre. De qualquer um dos dois o público tem saída rápida para a rua ou garagem ampla, trabalham lá dezenas de pessoas que garantem muita segurança para o público, tudo isso não foi levado em conta. Porque não deram um tempo para liberar o alvará e a casa continuar funcionando? Depois de negligenciarem por dezenas de anos, agora vem colocar tranca de ferro em casa arrombada. Que palhaçada

    Curtir

  2. Moral da tragédia de Santa Maria se aplica ao resultado das fiscalizações realizadas até o momento pela SMIC em que está demonstrando um descontrole total dos órgãos públicos tanto a nível municipal e estadual, afinal de contas, como pode um estabelecimento funcionar com Alvará sem ter completado o restante dos trâmites, algo está errado, a quem interessa este tipo de descaso.

    O que ocorre é que a SMIC dá o Alvará de Localização e o estabelecimento já abre, embora não tenha o projeto aprovado pela SMOV e de parte do Corpo de Bombeiros o mesmo solicita uma Inspeção, apresentando os projetos, embora os órgãos ainda não tenham aprovado.

    Resultando com isso num descontrole total sobre os estabelecimentos que funcionam de forma informal como se estivessem tudo em ordem junto aos órgãos públicos.

    Enfim, um caos total até quando.

    Curtir

  3. Eu (Helton) falo no final, e o Eduardo Macedo fala na primeira entrevista.

    Curtir

  4. Pablo se foi tu que apresentou video acima, olha, tu és bem bonitão hein. Gostei do que tu falastes…

    Curtir

  5. offtopic: Pressão pela melhoria da calçada no Estaleiro Só funcionou.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: