Conforme a foto abaixo, do Fernando Berthold, a fonte “A Samaritana” já está na Praça da Alfândega, funcionando. Com água.
Esta fonte estava, no início do Séc XX, em frente à Intendência Municipal (atual Paço Municipal, sede da Prefeitura de Porto Alegre).
Esta foto abaixo é de 1925:
Já proliferaram diversas críticas em relação à quantidade de água que a fonte está expelindo, causando polêmica.
Ao meu ver, é muito mais natural a fonte funcionar como está agora na Praça da Alfândega do que originalmente na frente da prefeitura. Fica extremamente artificial desta forma, espirrando água. Que jarro sairia água assim ?
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro
Pro pessoal que não gosta das grades na fonte em frente a antiga prefeitura.
Indo para o trabalho hoje pela manhã, tinha uma moça com a cara pintada, mendiga mesmo, usando uma tinta dessas de pintar parede, ja que tava com um latão junto, completamente drogada, ela tava tentando pular a grade da fonte sabe se la o por que.
As pessoas ficaram olhando, e ela neeem ai, mas ela estava tão louca que não conseguia subir a grade (ta ai, grade anti drogados), não sei se alguem fez algo, espero que sim, vai saber o que ela queria com a fonte, né?
Sinceramente? Este jato original é lindo mas se eu não tivesse lugar para tomar banho, adoraria tomar ali. Parece uma ducha.
Ficaria mais interessante se a praça não tivesse uma mata tão fechada. Mas essa é a ideia de cortar árvores das ruas e adensar nas as praças…
Ja eu prefiro o jato original do que esse pinga-pinga.
Gostei, melhor do que o original.
Será que o povo vai entrar em panico falando que é um desperdício de água?
hahaha
Custou…
Passei na frente do local na sexta-feira.
Eu acho que precisa colocar mais vazão de água. Não precisa tanto como mostra na foto de 1925, mas atualmente tem pouquíssima água, quase um pinga-pinga.
Se depender das fotos era muito mais bacana antigamente.
Muito lindo!!!! Parabens!!!!!
Essa estátua não tem um nome original bem diferente? Se não me engano “A Samaritana” é apelido popular.
Mas honestamente eu acho que esta deveria voltar a frente da prefeitura e a Talavera deveria ficar no pátio de algum prédio público para ficar mais protegida.
Vi uma foto semana passada (inclusive do mesmo autor desta da Samaritana) do chafariz do monumento do Osório funcionando. Alguém sabe se a foto é atual? Todas as vezes que passei lá desde a feira do livro o chafariz estava desligado.
Chadariz desligado: Nada demais, na cidade das fontes secas. Por falar em secas, a prefeitura deveria ser processada por ter gastado dinheiro público com as fontes permanentemente desligadas do largo Glênio.
Agora, quanto à Samaritana: MUITO BOA NOTÍCIA! Podia ter mais pressão, mas melhor assim do que seca.
Particularmente prefiro o jato original e provavelmente foi a concepção de quem a criou, mas está bonito do jeito que está! Boa adição a praça. Essa é a Samaritana original ou uma cópia?