Nova York e Porto Alegre firmam parceria na área digital

As prefeituras de Nova York – através da coordenadora do Escritório Digital (NYC Digital), Rachel Haot, e da diretora de Comunicação Digital, Ivy Li – e de Porto Alegre – representada pelo coordenador do Porto Alegre Digital (POA Digital), Thiago Ribeiro – firmaram um acordo de cooperação na área digital nesta quarta-feira, 3, na cidade de Nova York. A parceria entre as duas cidades prevê a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas de comunicação digital voltadas à qualificação do relacionamento com o cidadão a partir da disponibilização de ferramentas que permitam o acesso a informações úteis à população.

Nova York - Foto: Daniel Simon

Nova York – Foto: Daniel Simon

A coordenadora do NYC Digital se mostrou interessada no sistema de participação popular presencial existente há mais de duas décadas em Porto Alegre e destacou seu potencial de crescimento dentro de um ambiente digital. Rachel Haot detalhou as diversas formas de engajamento da comunidade adotadas pela prefeitura de Nova York, incluindo o incentivo à participação de empresas e universidades no desenvolvimento e disponibilização de tecnologias e utilização plena das redes sociais. Rachel revelou que a organização e liberação de dados públicos são fundamentais para o avanço tecnológico da cidade e estimulam a busca conjunta de soluções que melhorem o dia a dia de todos.

Para coordenador do POA Digital, vinculado ao Gabinete do Comunicação Social (GCS), essa troca de experiências ajudará a consolidar Porto Alegre como uma cidade inteligente, sempre em busca das melhores práticas para qualificar a relação e o atendimento às demandas de seus moradores, bem como potencializar o engajamento propositivo nos grandes temas de interese da cidade através do acesso e utilização de novas tecnologias. “A parceria estabelecida hoje qualifica ainda mais nosso projeto que já tinha o trabalho realizado na cidade norte-americana como principal referência de comunicação digital rápida e eficaz entre o poder público e o cidadão”, destacou Thiago Ribeiro.

A partir de agora, Porto Alegre passa a integrar o forum de cidades que busca promover o desenvolvimento de inovações e parcerias digitais para gerar novas oportunidades e enfrentar os desfios que se apresentam aos grandes centros urbanos do mundo. Coordenado pela prefeitura de Nova York, o grupo busca atingir e medir resultados a partir de cinco areas: acessibilidade, educação, abertura de dados governamentais, engajamento popular e participação de empresas no desenvolvimento de tecnologias para uso público.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Ciência e Tecnologia

Tags:, , , ,

15 respostas

  1. Em NYC parquímetro aceita cartão de crédito (e a máquina é igual à de Poa), em Poa não. EM NYC dá pra comprar passe de ônibus em totem na parada do BRT, em Poa tem que realizar os 12 trabalhos de hércules, pagar no Banrisul e validar na pqp pra poder usar o TRI. A prefeitura de NYC promove um concurso para que cidadãos desenvolvam aplicativos que melhorem o dia-a-dia dos cidadãos, em Porto Alegre a prefeitura fica indignada e ameaça processar o estudante que fez um site decente de rotas de ônibus. E os caras ainda tem a humildade de dizer que tem muito que se beneficiar com a relação com Porto Alegre…

    Curtir

    • Eles tem mesmo. Vão aprender com os erros de Porto Alegre pra jamais cometê-los lá. =)

      Curtir

    • Uma coisa que POA e o BR inteiro tem que aprender com NY, chicago….: passes de 3 dias, 1 semana, 1 mes.

      Curtir

      • Em Poa pode-se comprar passes com anos de antecedência, é só carregar o TRI com bastante dinheiro, mas mesmo pagando antecipado você não ganha desconto algum e se subir a passagem o que você já pagou mais barato não vale.

        Curtir

        • E se quiser usar o TRI nas lotações, tem que ir lá no centro comprar, não dá para comprar na internet.

          Curtir

    • Não dá idéia, vão querer implantar em POA, mas sem a parte indestrutível e dois dias depois vai estar destruído.

      Curtir

  2. Muito legal! Parabéns!

    Será que Porto Alegre não estaria interessada no sistema cicloviário de NY?

    Curtir

  3. legal…….

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: