Caminho da Soberania – Imagens do projeto

Segundo o Jornal Zero Hora, o arquiteto Paulo Niemeyer deve se encontrar com o prefeito José Fortunati para protocolar o Caminho da Soberania — uma obra em homenagem a Jango, Getúlio e Brizola, que deve ser construída em uma área de 23 mil metros quadrados à beira do Guaíba. A doação para o terreno da obra foi sancionada em 2008, pelo então prefeito José Fogaça.

O empreendimento cultural reunirá acervos que desvelam as histórias pessoal e política dos homenageados. Três bustos de bronze, cada um com três metros de altura, disputarão a atenção de motoristas e pedestres que passarem pela via. A ideia é utilizar a área como um pequeno parque, sem acesso a automóveis. Por dentro, as estruturas abrigarão objetos e documentos que contarão passagens importantes de um século — entre elas, a Revolução de 30, a Legalidade e o golpe militar de 1964.

Pesquisando no site do arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer, encontrei estas 3 imagens, como fazendo parte de seu portfólio:

O que acham ?

caminho-da-soberania-01

caminho-da-soberania-02

caminho-da-soberania-03

____________

Os bustos parecem ter bem mais de 3 metros pela proporção nas imagens …

____________

Pra quem não se lembra do “projeto” antigo divulgado na imprensa, aqui está:

soberabia



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

49 respostas

  1. Bah. A realização desse projeto seria motivo de chacota internacional para porto alegre.

  2. Mas este projeto está melhor do que aquelas ocas do projeto antigo. E é assinado pelo Oscar Niemayer, para quem dá valor à fama do arquiteto.

  3. Esses bustos saindo dos postes são horripilantes. Essa quantidade de concreto branco quando poderia ser algo mais agradável, mais humano, é uma lástima.

  4. Enfim, está aí um projeto que agrada os Agentes Públicos da Pref. Mun. POA, desapropriaram a área para o ente privado expor a história, claro que tudo isso com dinheiro público no mínimo.

    Enquanto isso a saúde, educação, etc …..

  5. Achei feio, mas até me anima ver algo sendo feito na orla propriamente dita. QUem sabe ao menos cai a o tabu.

  6. Eu simplesmente acho lamentável este projeto. Nem que Porto Alegre fosse uma Boa Vista, Roraima (com perdão pra capital de Roraima), não merecia uma porcaria dessas. Prefiro que não saia sinceramente.

  7. Não curti. Só eu acho ultrapassado? Deve ser algo Grande e transparente para fazer a unidade com o rio quem passa pela avenida consiga ver o rio e não apenas concreto branco ou armações de concreto branco preenchidas com paredes de vidro que não dão a idéia que eu falei antes,

  8. Achei uma bela homenagem ao Uri Geller…
    Aah, é pro Jango? então não entendi…

  9. Também achei um lixo. CONCURSO JÁ!

  10. olha, tá melhor do que os croquis que apresentaram em 2008, mas ainda tá muito ultrapassado. concurso público já.

  11. Não gostei do fato de serem os 3 juntos. Me lembra as “trindades” como pai filho e espírito santo ou Camilo, Ernesto e Fidel.

  12. Olha Bianca, há trinta anos até a Igreja Católica utilizava concursos públicos para projetos de arquitetura, agora é só saber notório (como se configura em arquitetura um saber notório?).
    .
    O problema é que a turma daqui achou o máximo quando contrataram o Jaime Lerner para o parque na beira do rio, eu não concordei e disseram alguns que era por motivos ideológicos, agora contratam o neto de Oscar Niemeyer, também não acho correto, que vão achar os outros?

  13. Pelo que dá pra ler de cotas e pelos calungas do corte, o pé direito fica em uns 4,5m e os obeliscos ali pelo menos com 20m…

    Concurso público mandou lembranças pra POA!

  14. Caros, Oscar Niemeyer faleceu em dezembro passado. Bem se vê que o notório saber não é hereditário.

  15. A ideia é boa, o prédio horrível.

Faça seu comentário aqui: