Olímpico estádio com charme
Opinião do jornalista Gregory Nowak, comentarista do Canal +, da França à RBS sobre o Estádio Olímpico, onde treinou a seleção de seu país:
“Gostei bastante do Estádio Olímpico. É um estádio que tem mais um espírito sul-americano. Não é depreciativo o que eu falo, é diferente dos estádios que a gente vê na Europa e mais semelhante ao Centenário (em Montevidéu). Esse tipo de estádio tem um charme. Nós passamos pela Arena. Muito bonita e moderna, mas é como qualquer estádio que vemos na França ou na Alemanha”.
E sobre Porto Alegre:
“Eu sabia que era a cidade de Ronaldinho. Também conhecia os clubes de futebol, o Inter e o Grêmio, já que comentei vários jogos do Campeonato Brasileiro pela televisão francesa. Fiquei surpreso em saber que a cidade não é de praia, tinha a ideia de que era à beira do mar e não de um lago. Me parece que não é uma cidade que represente aquela imagem que a gente normalmente tem do Brasil”.
Categorias:Outros assuntos
Putz.. será que sempre que alguém emite uma opinião precise ser apedrejada? Ele não falou que o estádio é melhor que a Arena, ele falou bem do estádio olímpico e da Arena, apenas salientou que o Olímpico tem uma característica forte do futebol sulamericano e lamentou que a tendência dos estádios é ficar tudo pasteurizado, com a mesma cara. Eu concordo com ele. Não é a toa que, muito antes desse papo de reformulação do Beira-Rio e Construção da Arena meus estádios favoritos sempre foram os redondos e ovais. Sempre achei os estádios novos parecendo grandes ginásios quadrados. Não é a toa que um dos meus estádios favoritos na Copa de 2010 foi o Soccer City. E que bom que o Maracanã e o Mineirão não foram destruídos para a construção de um estádio que parece com tantos mundo a fora (a não to falando dos estádios de primeiro mundo.. Qualquer estádio latino ou africano que foi ou está sendo construído segue essa pasteurização). E não é só pq é melhor. É porque virou moda. Assim como ponte estaiada que agora tem em tudo que é lugar.
Enfim.. é a opinião dele…é a opinião de fora, de alguém que conhece vários estádios pelo mundo, que consegue enchergar alma nessas estruturas e que deve ser considerada. Chega de querer transformar a Arena no “estádio mais moderno da américa Latina” porque não é. No México há pelo menos uns dois melhores e agora, com os estádios brasileiros ficando prontos, há pelo menos uns 5 melhores que a Arena. E não é clubismo, é realidade.
Eu nunca engoli a arquitetura da Arena. Fui um dos primeiros a ficar feliz que o Grêmio ia ter um estádio novo e moderno. Ponto pra Porto Alegre. Mas fui um dos primeiros a ficar decepcionado com a Arquitetura aprovada. Antes do anúncio final do projeto escolhido, havia pelo menos uns 2 desenhos da Arena que eu achava que iam ser de babar. E o escolhido foi esse. Ótimo que temos um estádio novo e moderno. Mas moderno até quando? O Brasil vai ganhar os estádios da Copa e mais outros que vão seguir a “moda” do estádio novo. E todos possuem um desenho mais bonito que a Arena. Ou seja, logo, logo, as pessoas vão esquecer que a Arena é um estádio novo, porque ele ficará com um desenho antiquado. Eu, particularmente já acho que ele já nasceu com um desenho antiquado. E a localização… vai levar alguns anos antes que seja algo relevante. Por enquanto a Arena é mal localizada.
CurtirCurtir
Antes que alguém questione sobre a minha referência do Soccer City, já que ele não é redondo ou oval, quis dizer que é o formato que acho ideal… Nem totalmente redondo ou oval, nem em formato de arena. É o meio termo entre os dois. Acho o desenho dele muito lindo, parecendo um estádio oval pra quem vê de fora, mas com cantos nas arquibancadas pra quem vê de cima…
CurtirCurtir
Apenas por ele ter dito:
“…Me parece que não é uma cidade que represente aquela imagem que a gente normalmente tem do Brasil.”
Já me sinto satisfeitíssimo!
CurtirCurtir
É, lamento pela imagem que ele tinha.
Que bom que mudou.
CurtirCurtir
Por isso quea idéia era de manter o espirito latino na arena.
Mas deu tudo errado e ja era.
CurtirCurtir
Concordo com ele. Além do mais, há uma muito clara teatrização do futebol.
CurtirCurtir
Futebol é um entretenimento tratado de forma fútil por adultos em ignorância consentida. Tem muito dinheiro nos bastidores, e o povo chora e vibra (manipulados) enquanto os problemas da vida real seguem iguais.
CurtirCurtir
Vai ver se ele queria esse charme todo la’ na Franca…
CurtirCurtir
Excelente comentário. Ele gostou porque é diferente do que ele esperava, mas quero ver se ele troca o estilo francês pelo nosso.
CurtirCurtir
Provavelmente ele reclamou quando construíram os da europa também…
CurtirCurtir
Existem confortos que independem dessa tal “identidade”. Meu pai, com 65 anos, nao ia nem à base de pancada pro estádio, mas agora sempre que vem a Poa quer visitar a Arena.
CurtirCurtir
Esse francês deixou bem claro que quando um povo/país possui uma identidade que o diferencia de outros povos/países.. deve mantê-la e não tentar imitar a de outros. Esse exemplo do Olímpico e da Arena foi ótimo.. ele disse que o Olímpico tem muito mais essência do que um estádio moderno comum.. acho que isso deveria valer para tudo.. parar de querer imitar o quê é feito lá fora, e criar uma identidade própria, mas moderna, e baseada nas raízes e características de uma cultura., copiando, nos tornamos mais um e um milhão.
CurtirCurtir
A verdadeira pobreza é a de espírito. De que adianta ter grana para gastar em shopping? É um investimento inútil em mais depressão e ansiedade.
CurtirCurtir
ok, uma pessoa vai virar pobre de espirito por gastar diinheiro em shopping.
Parabens.
CurtirCurtir
Sim, rico que é rico viaja, compra livros (pode ser no Kindle mesmo), devora o cinema, faz cinema, produz e consome cultura em vez de só passar o cartão. Não que seja errado passar o cartão, é bom comprar um smartphone, uma roupa de grife… vez que outra, vez em raro, sem ansiedade. E o shopping se mantém graças à ansiedade do consumo.
Por isso, sim, uma pessoa pode virar pobre de espírito se ficar shopping-dependente. Cuidado! 😛
CurtirCurtir
Sim, por que todo mundo que é rico sofre de depressão e ansiedade….. Feliz é quem é pobre né….
CurtirCurtir
Adriano, e a classe média, não tem vez? Não dá para ser feliz sendo classe média?
CurtirCurtir
Que conversa boba e sem sentido.
Se o ser humano não imitasse ninguém, ainda estaríamos trepados nas árvores, admirados com o primeiro macaco que resolveu descer.
CurtirCurtir
Pois é…
E esses macacos admirados com o que desceu, fizeram o quê?
– Copiaram…
CurtirCurtir
Há um motivo pelo qual ele não vê esses estádios na Europa.
Eles não serve mais. São obsoletos, inapropriados, sem nenhum conforto.
Ainda bem que a tecnologia evolui.
E ainda bem que os Europeus reconhecem e renovam suas estruturas para usufruírem disso.
Se o coliseu de Roma fosse aqui ainda estaríamos usando como estádio, em nome da tradição e dos costumes.
CurtirCurtir
Agora que o Pedro Ruas ressuscita a gericada do tombamento!
CurtirCurtir
Tombar porque um francês teceu alguns comentários sobre a proximidade da identidade portoalegrense com um estádio como o olímpico também não seria agir sob influência externa? rs De qualquer forma, a arena pode ser comum no exterior, mas aqui no Brasil é algo quase que “extraordinário”.. O olímpico é muito belo também, mas é inegável o impacto negativo que teria se fosse tombado só por ser tombado – como foi feito no hipódromo. Enfim, eu preferia que o Olímpico tivesse sido repaginado, mantendo seus traços. Mas agora com o grêmio na zona norte, me parece algo negativo deixar uma estrutura dessas abandonada, digo, tombada.
CurtirCurtir