Porto Alegre receberá maior competição esportiva dos últimos 50 anos

Cerimônia de abertura da Universiade de 1963 foi realizada no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Cerimônia de abertura da Universíade de 1963 foi realizada no Estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Porto Alegre vai sediar, de 16 a 27 de outubro, o 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master, reunindo mais de 4,1 mil atletas de 82 países para competir em 27 modalidades. Organizado pela Associação Brasileira de Atletismo Master e com realização da Prefeitura de Porto Alegre e governo do Estado, o evento foi lançado oficialmente nesta terça-feira, 03, na sede da ADVB, com a presença de apoiadores e representantes das instituições vinculadas ao campeonato.

A prefeitura foi representada pelo secretário de Esportes, Recreação e Lazer, José Edgar Meurer. “Esse será o maior evento esportivo que o Estado sediará nos últimos 50 anos e Porto Alegre está muito feliz em receber as delegações visitantes”, destacou Meurer, lembrando a realização da Universíade/63 na capital gaúcha.

O Mundial de Atletismo Máster ocorre pela primeira vez na América do Sul, envolvendo mais de 1,5 mil profissionais na sua organização. As provas acontecerão no Centro Estadual de Treinamento (Cete), na Escola de Educação Física da Ufrgs, na Sogipa, no Parque Esportivo da PUCRS, no Parque Marinha do Brasil e na Usina do Gasômetro.

Prefeitura de Porto Alegre

________________________

Vale a pena ler sobre a Universíade realizada em 1963, em Porto Alegre, no Blog Leal e Valerosa.

________________________

Ainda, do site do Governo do Estado:

Evento teste

Sediado na América do Sul pela primeira vez, a competição reúne 27 modalidades, dentre elas: saltos em altura, em distância, triplo e vara, corridas, lançamentos de dardo, discos, martelo, arremesso do peso e provas de pista, além das provas de rua.

As provas acontecerão nos seguintes locais:

  • Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete),
  • Escola de Educação Física da Ufrgs (Esef),
  • Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa),
  • Parque Esportivo da PUCRS,
  • Parque Marinha do Brasil
  • Às margens do Guaíba.

“É a primeira vez que todas as provas ocorrem no raio de apenas 10 quilômetros, movimentando toda a cidade”, ressaltou o diretor executivo do WMA, Vinícius Garcia.

Entre as delegações mais numerosas, estão a do Brasil (com 578 atletas inscritos), seguida pela Argentina (550), Chile (314), Estados Unidos (240) e Colômbia (173). A faixa etária com mais inscritos é entre 50 e 54 anos, com 1.517 atletas. Também Entre 95 e 99 anos, há 32 inscritos. As modalidades mais concorridas são os 100 metros (742 inscritos), 200 metros (686), 8 quilômetros, Cross Country (604), 500 metros (603) e 400 metros (573).

Graças a uma parceria público-privada, a competição deve atrair para Porto Alegre cerca de 7 mil visitantes, entre atletas e seus acompanhantes, que investirão na economia local em torno de R$ 30 milhões, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). O evento também irá promover a cidade para o resto do mundo e valorizar os atrativos turísticos de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Por estes motivos, está sendo considerado o principal teste da cidade para a Copa do Mundo 2014.

Legado esportivo

Este foi um dos primeiros eventos contemplados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o Pró-Esporte/RS. Serão testadas importantes áreas da infraestrutura de Porto Alegre como hospitalidade, turismo, saúde e segurança pública. O campeonato deixará benefícios para a gestão organizacional e estruturas esportivas. Além disso, com a revitalização de alguns locais de prova para o campeonato, como o Cete e a Esef, Porto Alegre será a única capital do país a ter quatro estádios certificados pela Associação Internacional de Atletismo.

Os locais:

CETE-RS

cete

SOGIPA

sogipa

CENTRO ESPORTIVO DA PUCRS

puc-rs

ESEF-UFRGS

esef

PARQUE MARINHA DO BRASIL

parque-marinha-do-brasil

Imagens aéreas: Google

(Todas as imagens adicionadas pelo Blog)



Categorias:Outros assuntos

Tags:, ,

4 respostas

  1. Aquela pista no Marinha esta em condicoes de receber algum tipo de competicao??

    Curtir

  2. alguém sabe alguma informação adicional sobre o CETE?

    eu sei que ele vai ser todo reformado pelo menos a parte da pista, eu costumo usar as vezes para caminhadas, só que tem conversas que apos este campeonato a pista vai ser fechada para caminhadas pois isso faz com que ela estrague mais rápido

    tem comentários que vão fazer outra pista para o pessoal que quer praticar caminhada mas entre prometerem e fazem são coisas bem longes.

    mas não sei se realmente tem alguma coisa concreta sobre esse assunto ou são apenas boatos que vão surgindo sem fundamento?

    Curtir

  3. Esse tipo de evento esportivo é muito bem vindo! Esse tipo de esporte tende a diversificar e incentivar muita gente a treinar com mais seriedade.

    Curtir

  4. Não gosto desse papel que a Copa do Mundo se tornou, sendo referência em atrair cifras enormes. Sinceramente, creio que muita gente vai se desapontar quando ver os números reais do evento, após ele passar por Porto Alegre. Creio que eventos não tão valorizados pelo brasileiro estão sendo muito mais eficientes em atrair grana do que a Copa do Mundo – e com muito menos investimentos envolvidos. Tenho certeza que será o caso desse Campeonato.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: