American Airlines lança voo Curitiba-Porto Alegre-Miami, único a ligar a região com os Estados Unidos. Por enquanto, Santa Catarina fica fora da escala
Por Laura D’Angelo
A partir de 22 de novembro, o sul do Brasil estará diretamente ligado aos Estados Unidos. É nesta data que decola pela primeira vez o voo da American Airlines que irá de Porto Alegre e Curitiba para Miami. Assim, a companhia norte-americana se torna a única a operar voos na região Sul para os Estados Unidos. A nova operação, anunciada no início do ano, vinha sendo planejada há algum tempo pela companhia norte-americana. “Nós brigamos por esta rota há muito tempo”, confirma Dilson Verçosa Júnior, diretor regional de vendas no Brasil. Porém, somente com a disponibilidade de aeronaves maiores é que o projeto pôde se concretizar. O voo terá frequência diária e será realizado pela aeronave Boieng 767-300, com capacidade para transportar 212 passageiros.
Na avaliação de José Roberto Trinca, diretor de vendas para São Paulo e região Sul, o voo dá maior independência aos empresários dos estados do Sul e facilita o desenvolvimento dos negócios entre os dois países. “Onde a gente põe voo, cria oportunidades de mercado”, diz Trinca, que salienta a importância de criar uma rede de divulgação dos novos destinos. A American Airlines está trabalhando em conjunto com os governos do Rio Grande do Sul e do Paraná para a promoção dos pontos turísticos e do potencial de negócio dos estados. A reabertura do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre, prevista para 2014, também é considerada um estímulo para a demanda pelo voo da AA.
Inicialmente, o voo sairá de Curitiba às 9h25 e fará escala em Porto Alegre. Da capital gaúcha partirá às 12h30 com destino à Miami, com chegada prevista às 18h30 no horário local (21h30min no horário brasileiro de verão). De acordo com Trinca, a demanda pelas primeiras passagens vendidas pelo preço promocional de U$ 690,00 (ida e volta) foi acima da expectativa. O primeiro lote se esgotou rapidamente. Hoje, o pacote é vendido a partir de U$ 998,00. Há a possibilidade de os voos se tornarem diretos. Mas, por enquanto, a American espera ver o comportamento do mercado no período pós-férias, quando, reconhecidamente, a demanda por passagens para Miami cai.
Já Santa Catarina não está nos planos da companhia norte-americana para voos diretos. Segundo Verçosa Júnior, a demanda não seria suficiente, pois “não se pode depender só do turismo” . O argumento demonstra que a AA não considera o potencial catarinense para voos executivos. O trajeto a ser inaugurado entre Curitiba, Porto Alegre e Miami é considerado suficiente para suportar o fluxo de passageiros vindos do estado vizinho. “O voo está muito bem posicionado para o Sul do Brasil”, lembra Trinca. Na visão dele, Santa Catarina também terá seu acesso facilitado aos Estados Unidos pela proximidade das capitais gaúcha e paranaense.
Expectativa pela Copa do Mundo
A American Airlines espera ansiosa pelo sorteio dos grupos e das sedes da Copa do Mundo no Brasil, que acontece dia 6 de dezembro. Das 12 cidades-sede, nove possuem voos da companhia (Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Manaus). Dependendo do local onde a seleção de futebol dos Estados Unidos for jogar a primeira fase da competição, a empresa norte-americana pretende reorganizar a frequência de voos para atender à demanda dos torcedores. No primeiro período de vendas dos ingressos para a Copa do Mundo, a segunda maior procura pelos bilhetes foi dos Estados Unidos.
Categorias:TURISMO, voos diretos de porto alegre
Faça seu comentário aqui: