Novas fotos da nova ponte!

Linda, maravilhosa, um novo ícone de muito bom gosto para a cidade.

Infelizmente, para a cidade de Belgrado.

Terminada ano passado, já se tornou o novo grande símbolo da cidade: exatamente o que nossa ponte não vai ser. Ainda há tempo de jogar aquele desenho medíocre na lata de lixo? Ou será que alguém está satisfeito com a nossa nova ponte?

Alguns dados: 6 pistas de automóveis, 2 linhas de metrô e 2 pistas para pedestres e ciclistas numa extensão total de 926 metros. Levou 3 anos e 161 milhões de euros. A do Guaíba terá o dobro da extensão e custará (por enquanto) 900 milhões de reais. 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

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22 respostas

  1. Olha, nada contra o comentario, mas o dia que ponte estaiada for simbolo de uma cidade eu nao quero mais falar em arquitetura.

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  2. Vejam um belo exemplo de ponte que beneficiaria o RS todo, agregando o modal ferroviário na mesma pista, mas coisas assim, racionais e funcionais não rolam infelizmente. Exemplos ucranianos, ou seja, não precisa nem ser necessariamente um país rico (pelo PIB) para ter ótima infra-estrutura.

    http://pics.livejournal.com/tov_tob/pic/002xzb41

    Bacana também o tranvia como modal urbano:

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  3. Tiveram todo o tempo do mundo pra fazer antes de 2003, o dinheiro das privatizações abundava. Porque não fizeram? Mesma coisa foi a duplicação de maldita e assassina 101 de Osório até Torres. Porque não fizeram? Agora é projeto eleitoreiro e feio! Te manca jacaré!!!!

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  4. Deve ser por causa do “custo” Brasil, eufemismo muito utilizado em obras públicas para justificar certos valores que são incompatíveis com valores médios internacionais.

    Apenas para lembrar: o MetrôPOA está previsto em USD 2.200 bilhões. O metrô do Panamá, similar ao de Porto Alegre, com 12 estações e 13,7 km de comprimento, custou em 2013 USD 1.447 bilhões.

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    • Otima observação!! Concordo 100% com ela, parabens

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      • Angelo, só espero que para esta ponte uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) não seja lançada com um prazo de apenas 30 dias para apresentação das propostas. Trinta dias, como foi a do MetrôPOA, onde somente empresas com conhecimento prévio das especificações poderiam ter tempo de elaborar uma proposta adequada. Afinal, são quase 4 GB de dados compactados para análise. Mas isto certamente não será obstáculo para o consórcio Invepar (Odebrecht)/Toniolo, Busnello.

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  5. Marcelo Bumbel,

    você ta querendo de mais,
    a ponte será um lixo mesmo,
    o que mais podemos esperar de P.Alegre que tem apenas um prédio com mais de 30 andares (construído nos anos 60) !!
    o pior de tudo não é ter prédios alto ou não na cidade,
    e sim uma lei municipal limitando a altura dos prédios na nossa cidade…hahahahaha.

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  6. Infelizmente a nossa ponte será o lixo, que foi aventado… Pouca funcionalidade… ponte tipo PETRALHAS……horrorosa, cara, pouca durabilidade…..muita margem para aditivos(que utilizarão para alavancar campanhas para reeleição da Chefe)…..isto e Brasil??? Se fosse BRAZIL?? Não seria assim…. Parabéns a Servia pela bela e ótima ponte…

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  7. Pois é, notaram que nem sequer se cogita estrutura ferroviária na ponte nova do Guaíba? As possibilidades de uma linha férrea atravessando o Guaíba são bastante óbvias pra mim, tanto para o transporte de passageiros quanto para o transporte de cargas.

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    • Não tem dinheiro… vão gastar tudo no trem bala mega ultra hiper caro entre RJ-SP que as pessoas só utilizarão pq será igualmente mega ultra hiper subsidiado.

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    • Mas quando é que aqui se pensa a longo prazo? Ouvi também o vice prefeito falando na TV semana passada que a idéia de uma ponte estaiada arrojada foi descartada em favor de um projeto (sic) “mais barato”.

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      • Ponte Estaiada pode ser bonito, mas não tem nada a ver com pensamento de longo prazo. Não dá pra fazer ponte estaiada na reta de descida do aeroporto, todo mundo sabe disso.

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        • O meu comentário se dividiu em duas partes, uma nada a ver com o outro.

          A ponte do Guaíba já tem quatro colunas altas, não precisava ser uma ponte estaiada à la Babel podia nem ser estaiada, mas com um design projetado por arquiteto de renome para se tornar um ícone da cidade, foi o que eu quiz dizer.

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        • Marcelo Bumbel, não precisa de renome pra ser ícone.

          Um concurso público é mais barato que contratar pelo notório saber e dá chance para quem se formou depois de 1940…

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    • Verdade! Inadmissível não existir uma ligação ferroviária entre a maior zona industrial (RMPA) e o (único) porto do estado!

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    • Mas já é uma enrolação pra fazer uma ponte apenas para carros, tu acha que eles teriam a capacidade de pensar em algo para trens?

      Vivemos num pais onde as coisas só começam a ser planejadas quando ja passaram dos limites.
      hahaaha

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  8. Pior que nem precisa de uma arquitetura tão diferenciada, ate por que esse tipo de ponte ja tem em qualquer lugar, mas uma boa iluminação faz a diferença.

    Mas claro que seria bom ter essa arquitetura diferenciada… muito bom.

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  9. Esses custos exorbitantes no Brasil que me intrigam muito.

    Mão de obra aqui pra construção aumentou abusivamente. Sem falar nos materiais.

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