Novas fotos da nova ponte!

Linda, maravilhosa, um novo ícone de muito bom gosto para a cidade.

Infelizmente, para a cidade de Belgrado.

Terminada ano passado, já se tornou o novo grande símbolo da cidade: exatamente o que nossa ponte não vai ser. Ainda há tempo de jogar aquele desenho medíocre na lata de lixo? Ou será que alguém está satisfeito com a nossa nova ponte?

Alguns dados: 6 pistas de automóveis, 2 linhas de metrô e 2 pistas para pedestres e ciclistas numa extensão total de 926 metros. Levou 3 anos e 161 milhões de euros. A do Guaíba terá o dobro da extensão e custará (por enquanto) 900 milhões de reais. 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

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22 respostas

  1. Olha, nada contra o comentario, mas o dia que ponte estaiada for simbolo de uma cidade eu nao quero mais falar em arquitetura.

  2. Vejam um belo exemplo de ponte que beneficiaria o RS todo, agregando o modal ferroviário na mesma pista, mas coisas assim, racionais e funcionais não rolam infelizmente. Exemplos ucranianos, ou seja, não precisa nem ser necessariamente um país rico (pelo PIB) para ter ótima infra-estrutura.

    http://pics.livejournal.com/tov_tob/pic/002xzb41

    Bacana também o tranvia como modal urbano:

  3. Tiveram todo o tempo do mundo pra fazer antes de 2003, o dinheiro das privatizações abundava. Porque não fizeram? Mesma coisa foi a duplicação de maldita e assassina 101 de Osório até Torres. Porque não fizeram? Agora é projeto eleitoreiro e feio! Te manca jacaré!!!!

  4. Deve ser por causa do “custo” Brasil, eufemismo muito utilizado em obras públicas para justificar certos valores que são incompatíveis com valores médios internacionais.

    Apenas para lembrar: o MetrôPOA está previsto em USD 2.200 bilhões. O metrô do Panamá, similar ao de Porto Alegre, com 12 estações e 13,7 km de comprimento, custou em 2013 USD 1.447 bilhões.

    • Otima observação!! Concordo 100% com ela, parabens

      • Angelo, só espero que para esta ponte uma PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) não seja lançada com um prazo de apenas 30 dias para apresentação das propostas. Trinta dias, como foi a do MetrôPOA, onde somente empresas com conhecimento prévio das especificações poderiam ter tempo de elaborar uma proposta adequada. Afinal, são quase 4 GB de dados compactados para análise. Mas isto certamente não será obstáculo para o consórcio Invepar (Odebrecht)/Toniolo, Busnello.

  5. Marcelo Bumbel,

    você ta querendo de mais,
    a ponte será um lixo mesmo,
    o que mais podemos esperar de P.Alegre que tem apenas um prédio com mais de 30 andares (construído nos anos 60) !!
    o pior de tudo não é ter prédios alto ou não na cidade,
    e sim uma lei municipal limitando a altura dos prédios na nossa cidade…hahahahaha.

  6. Infelizmente a nossa ponte será o lixo, que foi aventado… Pouca funcionalidade… ponte tipo PETRALHAS……horrorosa, cara, pouca durabilidade…..muita margem para aditivos(que utilizarão para alavancar campanhas para reeleição da Chefe)…..isto e Brasil??? Se fosse BRAZIL?? Não seria assim…. Parabéns a Servia pela bela e ótima ponte…

  7. Pois é, notaram que nem sequer se cogita estrutura ferroviária na ponte nova do Guaíba? As possibilidades de uma linha férrea atravessando o Guaíba são bastante óbvias pra mim, tanto para o transporte de passageiros quanto para o transporte de cargas.

    • Não tem dinheiro… vão gastar tudo no trem bala mega ultra hiper caro entre RJ-SP que as pessoas só utilizarão pq será igualmente mega ultra hiper subsidiado.

    • Mas quando é que aqui se pensa a longo prazo? Ouvi também o vice prefeito falando na TV semana passada que a idéia de uma ponte estaiada arrojada foi descartada em favor de um projeto (sic) “mais barato”.

      • Ponte Estaiada pode ser bonito, mas não tem nada a ver com pensamento de longo prazo. Não dá pra fazer ponte estaiada na reta de descida do aeroporto, todo mundo sabe disso.

        • O meu comentário se dividiu em duas partes, uma nada a ver com o outro.

          A ponte do Guaíba já tem quatro colunas altas, não precisava ser uma ponte estaiada à la Babel podia nem ser estaiada, mas com um design projetado por arquiteto de renome para se tornar um ícone da cidade, foi o que eu quiz dizer.

        • Marcelo Bumbel, não precisa de renome pra ser ícone.

          Um concurso público é mais barato que contratar pelo notório saber e dá chance para quem se formou depois de 1940…

    • Verdade! Inadmissível não existir uma ligação ferroviária entre a maior zona industrial (RMPA) e o (único) porto do estado!

    • Mas já é uma enrolação pra fazer uma ponte apenas para carros, tu acha que eles teriam a capacidade de pensar em algo para trens?

      Vivemos num pais onde as coisas só começam a ser planejadas quando ja passaram dos limites.
      hahaaha

  8. Pior que nem precisa de uma arquitetura tão diferenciada, ate por que esse tipo de ponte ja tem em qualquer lugar, mas uma boa iluminação faz a diferença.

    Mas claro que seria bom ter essa arquitetura diferenciada… muito bom.

  9. Esses custos exorbitantes no Brasil que me intrigam muito.

    Mão de obra aqui pra construção aumentou abusivamente. Sem falar nos materiais.

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