A arte em grafite que o Túnel da Conceição recebeu no último final de semana, durante o evento Meeting of Styles, será recuperada após as pichações. A proposta da Secretaria Municipal da Juventude, parceira do evento de grafite que percorre as principais cidades do mundo propagando arte urbana, é mobilizar os organizadores na recomposição dos paineis. Para resguardar o espaço que recebeu trabalhos de grafiteiros nacionais e internacionais, a prefeitura irá aplicar os produtos de antipichação, quando o clima estiver seco.
“A orientação dos técnicos é que a tinta antipichação seja colocada 72 horas após o término das pinturas, desde que o tempo esteja seco, o que, infelizmente, não é o caso”, explica o secretário da Juventude Luizinho Martins, detalhando que o processo de remoção das pichações já feitas será realizado em conjunto com os promotores do evento, de forma que este trabalho na interfira na arte dos paineis.
O objetivo é realizar outras intervenções de grafite em espaços públicos e, assim, evitar as pichações destes locais. “Nós temos em Porto Alegre inúmeros artistas de muito talento e que, muitas vezes, não têm a oportunidade de mostrar a sua arte. Neste sentido, a gente tem um cronograma de ações de grafitagem para esses espaços públicos que hoje estão perdendo a validade da sua obra, por conta do tempo e do vandalismo – como as próprias pichações. O Túnel da Conceição é só o começo”, afirma o secretário.
Vandalismo – Logo após o término do evento de grafitagem, a Guarda Municipal deteve um pichador no Túnel da Conceição no domingo, 16, às 19h. Os guardas efetuaram a prisão e conduziram o homem ao Judiciário. A Guarda Municipal está fazendo a proteção no local com guardas fixos e patrulhamento diário no entorno, até a aplicação da tinta antipichação para proteção do grafite.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arte, Pichação, vandalismo
qual e o nome da arte?
CurtirCurtir
Porque não fazem grafite onde as pessoas possam parar e admirar com serenidade?
Dentro de um túnel super movimentado não dá!!!! hoej mesmo passei por dentro indo para o trabalho e quase colidi no veículo da faixa ao lado. Besteira, túnel é pra trafegar e só.
CurtirCurtir
Se esses babacas que pixam não respeitam nem a população nem o patrimônio público ou individual, porque o município e a população tem que respeitar esses idiotas? Que sejam pendurados pelas bolas em praça pública.
CurtirCurtir
Porque daí vem um(a) idiota dos Direitos Humanos defendendo o marginal!
CurtirCurtir
Que sensibilidade do pichador… nem fez a arte dele por cima do desenho! (sic)
E a frase também responde a minha pergunta de qual grupo estaria planejando a bagunça…
CurtirCurtir
Uma observação: antes não tinha nem grafite nem pixação, agora temos os dois!
CurtirCurtir
Por que já não aplicaram a tinta anti pixação?
Estão esperando o que?
CurtirCurtir
“A orientação dos técnicos é que a tinta antipichação seja colocada 72 horas após o término das pinturas, desde que o tempo esteja seco, o que, infelizmente, não é o caso”,
CurtirCurtido por 1 pessoa
É, no Brasil é assim…. 😦
CurtirCurtir