Grafite do Túnel da Conceição será recuperado da pichação

A arte em grafite que o Túnel da Conceição recebeu no último final de semana, durante o evento Meeting of Styles, será recuperada após as pichações. A proposta da Secretaria Municipal da Juventude, parceira do evento de grafite que percorre as principais cidades do mundo propagando arte urbana, é mobilizar os organizadores na recomposição dos paineis. Para resguardar o espaço que recebeu trabalhos de grafiteiros nacionais e internacionais, a prefeitura irá aplicar os produtos de antipichação, quando o clima estiver seco.

Paineis serão renovados, e túnel receberá tinta antipichação  Foto: Mirele Pacheco/PMPA

Paineis serão renovados, e túnel receberá tinta antipichação Foto: Mirele Pacheco/PMPA

“A orientação dos técnicos é que a tinta antipichação seja colocada 72 horas após o término das pinturas, desde que o tempo esteja seco, o que, infelizmente, não é o caso”, explica o secretário da Juventude Luizinho Martins, detalhando que o processo de remoção das pichações já feitas será realizado em conjunto com os promotores do evento, de forma que este trabalho na interfira na arte dos paineis.

O objetivo é realizar outras intervenções de grafite em espaços públicos e, assim, evitar as pichações destes locais. “Nós temos em Porto Alegre inúmeros artistas de muito talento e que, muitas vezes, não têm a oportunidade de mostrar a sua arte. Neste sentido, a gente tem um cronograma de ações de grafitagem para esses espaços públicos que hoje estão perdendo a validade da sua obra, por conta do tempo e do vandalismo – como as próprias pichações. O Túnel da Conceição é só o começo”, afirma o secretário.

Vandalismo – Logo após o término do evento de grafitagem, a Guarda Municipal deteve um pichador no Túnel da Conceição no domingo, 16, às 19h. Os guardas efetuaram a prisão e conduziram o homem ao Judiciário. A Guarda Municipal está fazendo a proteção no local com guardas fixos e patrulhamento diário no entorno, até a aplicação da tinta antipichação para proteção do grafite.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arte, Pichação, vandalismo

Tags:, , , , , , ,

9 respostas

  1. qual e o nome da arte?

    Curtir

  2. Porque não fazem grafite onde as pessoas possam parar e admirar com serenidade?
    Dentro de um túnel super movimentado não dá!!!! hoej mesmo passei por dentro indo para o trabalho e quase colidi no veículo da faixa ao lado. Besteira, túnel é pra trafegar e só.

    Curtir

  3. Se esses babacas que pixam não respeitam nem a população nem o patrimônio público ou individual, porque o município e a população tem que respeitar esses idiotas? Que sejam pendurados pelas bolas em praça pública.

    Curtir

  4. Que sensibilidade do pichador… nem fez a arte dele por cima do desenho! (sic)

    E a frase também responde a minha pergunta de qual grupo estaria planejando a bagunça…

    Curtir

  5. Uma observação: antes não tinha nem grafite nem pixação, agora temos os dois!

    Curtir

  6. Por que já não aplicaram a tinta anti pixação?
    Estão esperando o que?

    Curtir

    • “A orientação dos técnicos é que a tinta antipichação seja colocada 72 horas após o término das pinturas, desde que o tempo esteja seco, o que, infelizmente, não é o caso”,

      Curtido por 1 pessoa

  7. É, no Brasil é assim…. 😦

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: