Mirante do Cristal é o mais novo ponto turístico de Porto Alegre

Obra integrante do Programa Socioambiental, mirante será aberto à visitação   Foto: Cristine Rochol/PMPA

Obra integrante do Programa Socioambiental, mirante será aberto à visitação   Foto: Cristine Rochol/PMPA

Uma das obras mais simbólicas do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), o Mirante do Cristal, instalado na avenida Diário de Notícias, 760, foi entregue à Porto Alegre no final da tarde desta quarta-feira, 26. Após o descerramento da placa, autoridades, lideranças comunitárias e responsáveis pelas empresas construtoras fizeram uma visita à torre, junto à Chaminé de Equilíbrio da estação. Com um projeto arquitetônico inovador (tendo participado, inclusive da Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo em Cádiz na Espanha), o mirante torna-se um novo ponto turístico da cidade, ao mesmo tempo em que proporciona ao visitante conhecer um pouco mais de uma das maiores obras socioambientais do país e assistir a um vídeo de educação ambiental.

Para o prefeito José Fortunati, a entrega da obra deu-se em função de um somatório de ações em diversas áreas. “O Pisa é um dos melhores presentes que Porto Alegre poderia receber no dia do seu aniversário. É uma obra em que foi construída junto com a comunidade, unindo a parte técnica com a social”, avaliou, lembrando da participação da comunidade e com o OP em todas as etapas.

O diálogo permanente com os moradores também foi destacado pelo diretor-presidente do DMAE, Flávio Presser. O diretor lembrou da alteração do projeto, evitando obras na avenida Wenceslau Escobar e, ao mesmo tempo, beneficiando a comunidade com a qualificação do entorno. As discussões com o Dmae foram reforçadas pela conselheira do OP Jurema Barbosa Silveira. “O mirante não é só para turista. Ele deu dignidade para os moradores da região”, disse, emocionada.

imagem119894Mirante

A 20m de altura do solo, o mirante foi selecionado entre 95 projetos no país para representar o Brasil no Panorama de Obras da VIII Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo – Biau em Cádiz na Espanha, em 2012.

A EBE Cristal é composta por duas torres cilíndricas interligadas por via subterrânea, com 26 metros de altura cada. A estação vai bombear o esgoto coletado do emissário subaquático até a Estação de Tratamento de Esgoto Serraria.

A Estação de Bombeamento de Esgoto Cristal é uma das obras que compõem o Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) que ampliará a capacidade de tratamento dos esgotos de Porto Alegre.

Pisa

É a maior obra de saneamento da história de Porto Alegre. Com um investimento de R$ 672,9 milhões, sendo R$ 480 milhões para as obras de saneamento, via financiamento do BID e da Caixa Federal com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Pisa tem singular importância na história da cidade. Triplica a capacidade de tratamento de esgotos, de 27% para 80%, promovendo uma melhoria significativa na qualidade de vida dos moradores da capital gaúcha.

Visitação

A visitação acontece de terças a domingos, das 14h às 19h, em turmas de no máximo 20 pessoas. A visita dura cerca de 40 minutos, incluindo um vídeo de educação ambiental, e precisa ser agendada pelo site do Dmae.

Fotos: Cristine Rochol

Fotos: Cristine Rochol

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Programa Sócio Ambiental, TURISMO

Tags:, , , , , , ,

6 respostas

  1. Nada agrada….

    Curtir

  2. Essa patente de vidro é mais iluminada que a Prefeitura!

    Curtir

  3. Agendas visita??
    Os caras podiam liberar o acesso ao mirante sem firula. É a síndrome do TRI. Daqui a pouco o cara tem que passar um fax, pagar boleto no banrisul e esperar 24 horas para daí conseguir agendar a visita.

    Curtir

  4. E tem algum tipo de iluminação.
    Muito bom.
    haha

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: