A partir do ano que vem, novas estações no Beira Rio e na Região Metropolitana podem entrar em operação
Bibiana Borba / Rádio Guaíba

Empresa que opera a rota há três anos aguardava apenas os trâmites burocráticos finais para iniciar o novo trajeto | Foto: André Ávila/ CP Memória
No dia 12 de dezembro ocorrerá a viagem inaugural do catamarã na zona Sul de Porto Alegre. O píer para embarque e desembarque de passageiros, em frente ao Barra Shopping Sul, pronto desde junho do ano passado, deve passar apenas por algumas adequações. O ponto será a parada final da travessia hidroviária que hoje começa em Guaíba, na Região Metropolitana, e chega até o Cais do Porto, no Centro da Capital. A empresa CatSul, que opera a rota há três anos, aguardava apenas os trâmites burocráticos finais para iniciar o novo trajeto.
Já a partir do ano que vem, a linha pode passar a contar com uma parada intermediária na zona Sul, em frente ao estádio Beira Rio. Este é um dos avanços discutidos em uma reunião nesta manhã, entre a Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano) e o governo federal. A instalação do atracadouro deve contar com suporte financeiro do Sport Club Internacional. Também fazem parte do Plano Hidroviário Metropolitano novas estações para o catamarã em Eldorado do Sul e São Jerônimo, na Região Carbonífera. O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, garante que os percalços que atrasaram o início da operação na zona Sul da Capital foram superados e, a partir da estrutura desenvolvida, os novos projetos devem ser agilizados em até dois anos.
A licitação para extensão da rota do transporte hidroviário até o rio Jacuí é apresentada nesta quinta-feira, pela primeira vez, ao Ministério das Cidades. A diretora do Departamento de Mobilidade Urbana do ministério, Luiza Gomide de Faria, manifestou apoio ao projeto e garante que o incentivo a meios de transporte alternativos é prioridade do governo federal. Ao sobrevoar Porto Alegre a caminho do encontro, a diretora ressalta que percebeu como Porto Alegre e a Região Metropolitana têm a geografia ideal para que as águas sejam aproveitadas para a mobilidade sustentável.
Além da Metroplan e do governo federal, o Plano Hidroviário Metropolitano é discutido com a Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado (SPH), a Marinha do Brasil e a prefeitura de Porto Alegre. A secretária das Cidades de Pernambuco, Ana Suassuna Fernandes, também participa do encontro para relatar a experiência do estado com o projeto Rios da Gente, que serve de inspiração para a Região Metropolitana.
__________________
Totalmente sem nexo o píer do Barra ser o ponto final da travessia. (parte grifada do texto por mim).
Categorias:Catamarã
Aleluia! Siga expandindo. Trecho em “U”!?!? Porque o trecho não é em “L”?
CurtirCurtir
Tudo isso so existe graças a Yeda.
CurtirCurtir
ATUalmente, quis dizer.
CurtirCurtir
Finalmente algo para dar um minimo de vida a aquele pedaço da orla.almente so aparece, as vezes, gente de carro caindo aos pedaços, e acampam ali.
E reviram todo o solo, com o carro, e fica tudo um barral (que nem na orla do Gasometro, onde fica entrando carro la embaixo, no barro)
CurtirCurtir
Excelente.
CurtirCurtir
errata: século XXI
CurtirCurtir
Segundo O Jocimar Farina do Clicrbs, o itinerário é barra shopping > centro de Poa > Guaíba. A volta é; Guaíba > centro de Poa > barra shopping.
Arquimedes revira-se na cova. Mal sabia ele que no século XVI, a menor distância entre dois pontos seria uma curva quilométrica.
CurtirCurtir
Bom, para o centro já existe um monte de ônibus, mas sem dúvida será ótimo.
Espero que criem logo uma linha direta Barra – Guaíba, pode ter menos horários, mas sem dúvida seria muito bom.
CurtirCurtir
Ótimo, alguem sabe se não vai ficar muito lento o barco parar no barra e logo em seguida no beira rio? Temo que o transporte aquaviario fique como o de onibus que é penalizado pelos pontos de parada serem muito proximos.
CurtirCurtir
Que siga expandindo!
CurtirCurtir
Beleza!!! Torço pra que se expanda para o Ipanema, Belém Novo e Lami, seria uma ótima opção de transporte pra população do extremo-sul da Capital.
CurtirCurtir
Exelente noticia!
CurtirCurtir
Finalmente, e com essas possíveis novas rotas teremos uma verdadeira rede de transporte hidroviário eficiente na região metropolitana.
Interessante essa possibilidade de ir até São Jerônimo, mas a jornada duraria umas duas horas dada a distância de POA até lá.
CurtirCurtir
Se for mais barato que ir de ônibus, compensa para o usuário.
CurtirCurtir