O estudo Índice de Competitividade do Turismo Nacional divulgado nesta terça-feira, 16, pelo Ministério do Turismo, coloca Porto Alegre na segunda posição entre os dez destinos turísticos brasileiros que mais se desenvolveram no último ano. A capital gaúcha alcançou 80 pontos em uma escala de 0 a 100, ingressando com isso no nível 5 de competitividade, o mais alto do estudo. A primeira posição ficou com São Paulo (82,5 pontos).
A cerimônia de divulgação dos dados realizada em Brasília teve a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lages, e foi acompanhada pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes. “A posição alcançada por Porto Alegre é resultado de um trabalho de seis anos, em que as dimensões avaliadas pelo estudo de competitividade têm norteado nossas ações na superação das possíveis deficiências, e isso deve continuar a ser feito”, avalia Moraes.
O índice mede a evolução de 65 destinos considerados indutores do turismo brasileiro, entre capitais e não capitais, em 13 aspectos que compõem a atividade turística: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e a promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.
Ranking – A média geral dos destinos monitorados foi de 59,5 pontos, sendo que as capitais obtiveram 68,2 pontos, como média, e os demais municípios 53,4 pontos. Em termos nacionais, o país obteve a maior nota da série histórica do estudo, iniciada em 2008. As demais cidades com o melhor nível de desenvolvimento turístico foram, na ordem, Belo Horizonte (78,5 pontos); Rio de Janeiro (78,5pontos); Curitiba (77,9 pontos); Foz do Iguaçu (76,9 pontos); Recife (76 pontos); Brasília (75,2 pontos); Salvador (75 pontos) e Florianópolis (74,2 pontos).
A ferramenta de monitoramento que anualmente avalia a capacidade de um destino de se superar e alcançar níveis cada vez mais significativos de desenvolvimento foi desenvolvida pelo Ministério do Turismo e pelo Sebrae, com execução da Fundação Getúlio Vargas. A metodologia considerou prerrogativas do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.
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Porto Alegre. Turismo. KKKKKKKKKK
Porto Alegre com…serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e promoção do turismo. Cumé?
Fala mais o turismólogo…
Discorra (com propriedade científica) sobre o turismo, quero ver…
Para quem nao percebeu, na edvaldo é proibido todo o cabeamento aéreo
Verdade e eu não tinha percebido. Talvez isso e os postes bonitinhos foram a única intervenção recente no sentido de melhorar a área para lazer e turismo.
Enquanto isso, o nosso centro de eventos nem sinal de sair!
http://www.bemparana.com.br/noticia/363837/ministerio-libera-r-50-mi-para-novo-centro-de-convencoes-em-curitiba
Beeei, to preocupado com o Brasil…
Eu honestamente não entendi esse índice. Imagino, forçando um tanto, que POA ganhou pontos por oferecer infra para turismo de negócios e servir como ponte para serra, etc?
Recentemente a Globo rodou uma novela cuja estória era ambientada em Poa. Já no início, notaram que seria impossível gravar externas devido ao aspecto desleixado da cidade. A produção então decidiu gravar quase todas as externas em Gramado. Isso mostra muito bem o nosso nível de abandono.
Para variar escreveu muito e não disse nada. Problemas de “exegese”? hahahaha.
Felipe, recomendo uma consulta ao léxico. Vou te poupar esse sacrifício, ok. Exegese = interpretação de texto. Não basta ler palavra por palavra. É mister compreender o sentido do texto como um todo. É necessário conectar palavras e orações, de modo a decifrar a mensagem e as ideias que o texto está expondo ao leitor, fazendo assim que ele expresse com clareza o que o comunicador está querendo dizer.
Meu caro, eu entendi o que tu escreveu, pelo jeito quem tem problemas de exegese é tu. Meu ponto é que tu simplesmente não respondeu a minha pergunta, ficou no teu mimimi de sempre. Vou repetir a pergunta, refraseando:
O que esse índice mede, afinal?
Tu queres que eu diga ou decifre o que mede esse índice? Sei lá! Quem te disse que eu sei sobre tal índice? Nunca falei sobre isso. O que eu escrevi lá no início é que a PMPA adora jogar informações obtusas e fazer propaganda positiva de suas ações mesmo que a realidade desminta-as cabalmente. Eu não faço a menor ideia do que o tal índice de competitividade significa e tampouco sei se é um indexador de fundo de quintal arbitrado nas coxas. É só uma notícia pra promover meia dúzia de apadrinhados políticos dentro da SMTUR.
Que estranho, a quantidade de propagandas que são rodadas em POA, deve ser poruq é deslizada e feia, só pode ser isto…
Pedro, tu falas em propagandas no centro histórico né…principalmente de automóveis. Essas peças publicitárias são regionalizadas para alcançarem maior apelo aos autóctones. Quando a Fiat por exemplo roda uma peça publicitária com imagens externas, ela filma em várias capitais. Depois as propagandas correspondentes são exibidas nas suas respectivas cidades.
Oscar, eu não quero que TU me responde, a minha pergunta não foi direcionada a ti, mas qualquer um que soubesse responder. Mas como tu me respondeu imaginei que seria sobre minha dúvida, não sobre algum mimimi.
Depois, a prefeitura está sim usando o índice para propaganda, mas isso considero normal. O índice é nacional, não foi criado por ela.
Várias propagandas de TV são filmadas em Porto Alegre porque algumas das principais produtoras de vídeo do Brasil são daqui da cidade.
Gilberto….
enquanto isso… em Curitiba.
http://www.bemparana.com.br/noticia/363583/camara-de-curitiba-aprova-substituicao-de-cabeamento-aereo
O Sgarbossa propos isso aqui… acho que não foi aprovado.
Aqui custaria bilhões e é impossível.
Essa desculpa do $$ é complicada, sempre usam esse argumento, mas na Colombia os fios são enterrados e não me parece que eles sejam muito mais ricos que nós. Somos pobres é em vontade mesmo.
Minha frase final foi sarcasmo 🙂
POA, assim como o restante do país, tem um sério problema. Acredita-se que investir em coisas para embelezar a cidade é besteira. Estes senhores que tem poder para mudar as coisas parecem viver em outro mundo. Nem a questão de custo seria desculpa, pois gastar mais agora significa gastar muito menos no futuro, é uma coisa que os brasileiros desconhecem, chama-se custo-benefício. Mas o que dizer de uma cidade que até hoje não tem um padrão único de calçada? Qual seria a desculpa se nem é a prefeitura quem paga pela calçada? Vergonhoso! Na minha rua, um lado foi obrigado a tirar as muretinhas em volta das árvores/canteiros, o outro lado não… Até hoje não entendi porque tirar as muretas e pior, por que apenas de um lado da rua?
Que bom. A fiação de Curitiba é uma das piores que eu já vi. Só não é pior que Pelotas.
Porto Alegre não tem turismo. Não tem turistas.
Pessoas que vem aqui é só pra eventos, congressos, etc.
O Kiko foi a escolha perfeita para representar a cidade. Aqui é onde o circense e a fantasia dão as mãos. Há outro herói que sentiria-se muito à vontade aqui; Dom Quixote de La Macha e seu mundo de fantasia.