Praça Dom Sebastião: painéis de Xico Stockinger são recuperados

A Secretaria Municipal de Cultura procedeu a limpeza completa dos painéis do Xico Stockinger, que ficam no respiradouro do Túnel da Conceição, na Praça Dom Sebastião.

Conforme explicou o Luiz Antonio Custódio, Diretor da Memória Cultural da SMC, os painéis jamais deveriam ter sido pintados, como foram há cerca de 10 anos. Eles são feitos de aço corten, que enferrujam e dessa forma, protegem os painéis.

Nesta semana passada, até sábado, foi feita um jateamento com esferas de vidro e água, que deu novamente o aspecto avermelhado da ferrugem com o qual devem permanecer os painéis.

Vejam as fotos:

Painéis de Xico Stockinger. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem. 23/02/2015

Painéis de Xico Stockinger. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem. 23/02/2015

Painéis de Xico Stockinger. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem. 23/02/2015

Painéis de Xico Stockinger. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem. 23/02/2015

Detalhe de painel de Xico Stockinger. Foto: Gilberto Simon - Porto Imagem. 23/02/2015

Detalhe de painel de Xico Stockinger, mostrando a ferrugem. Foto: Gilberto Simon – Porto Imagem. 23/02/2015

Informações: ZH e SMC



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arte, Parques da Cidade

Tags:, , ,

7 respostas

  1. Finalmente uma boa (ótima) notícia!

    Curtir

  2. Espero que dessa vez dure bastante! Precisam colocar gente vigiando a primeira semana, pois uma obra dessas é como um objeto reluzente à vista de um cleptomaníaco, algo irresistível. Certamente muitos tentarão (vide monumento dos expedicionários na redenção), então é uma boa oportunidade pra meter na cadeia os reincidentes. Muitos já são fichados e portanto não são mais primários. Ou Porto Alegre virará uma cidade de plástico, conforme a notícia abaixo:

    http://www.polibiobraga.blogspot.com.br/2015/02/bustos-e-estatuas-de-porto-alegre-devem.html?m=1

    Curtir

  3. Muito legal. Sempre achei esse monumento bem impactante, não sei o motivo. E pensar que além da obra em si, ali também é o “respiradouro” dos túneis.

    Curtir

  4. Muito bom.
    Queria saber quem foi que teve a idéia de pintar os painéis.
    haha

    Só não gosto MESMO dessa cor escrota que deixam nos concretos aqui em Poa, meldelz…

    Curtir

  5. Esperemos que agora a prefeitura e seus órgaos competentes não permitam que sejam colocados banheiros químicos encostados na obra do Xico, como aconteceu no natal na Praça.

    Curtir

  6. Foi aplicada proteção com selador anti-pichação na obra? Espero que sim, pois é super racional, facilita a limpeza que pode ser quase instantânea e frusta os pichadores trouxas.

    Curtir

    • Creio que neste caso não se aplica Maurício. A obra não recebe pintura de nenhum tipo pois atrapalha a oxidação natural do aço corten. A solução é a cada vez que for pichado proceder o jateamento da forma que foi feito agora.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: