Prefeitura assina contrato dos ônibus e estimula sustentabilidade

Carris apresentará veículo 100% elétrico que será testado na Capital   Foto: Fernanda Leal/Divulgação PMPA

Carris apresentará veículo 100% elétrico que será testado na Capital   Foto: Fernanda Leal/Divulgação PMPA

O prefeito José Fortunati assina nesta sexta-feira, 9, o contrato de concessão de prestação do serviço de transporte coletivo por ônibus com os consórcios vencedores da primeira licitação da história do transporte coletivo da Capital. Na solenidade, às 10h30, no Paço Municipal, também será apresentado o projeto de lei, a ser encaminhado à Câmara de Vereadores, que incentiva o uso de tecnologias sustentáveis na frota de ônibus de Porto Alegre para veículos elétricos, híbridos ou a gás. O objetivo é reduzir a emissão de gases poluentes e melhorar a qualidade do ar para a população.

Licitação – O prazo da concessão é de 20 anos. As empresas deverão  cumprir  todas as exigências contidas  no edital, como ampliação da frota, qualificação dos veículos, novos itinerários, entre outros requisitos, para o início do novo sistema. Os consórcios possuem prazo de até 180 dias para iniciar a operação, que terá um total de 1.781 ônibus, um aumento de 72 ônibus na frota, sendo 241 veículos novos, que já terãonova identidade visual. O edital prevê a ampliação gradual de ar-condicionado na frota, para não pesar no preço da tarifa. No prazo máximo de 10 anos, 100% da frota terá ar-condicionado, sendo 25% já no primeiro ano, em todos os lotes das bacias.

Consórcios vencedores da licitação

Bacia Norte – Lotes 1 e 2
Consórcio Mob Mobilidade em Transportes (Empresas: Sopal / Nortran / Navegantes)

Bacia Sul – Lotes 3 e 4
Consórcio Sul (Empresas: Trevo / Viação Teresópolis Cavalhada / Viação Belém Novo / Restinga)

Bacia Leste – Lote 5
Consórcio ViaLeste (Empresas: Viação Alto Petrópolis / Auto Viação Presidente Vargas / Viação Estoril)

Bacia Leste – Lote 6
Consórcio de Mobilidade da Área Integrada Sudeste Mais (Empresas: Sudeste / Gasômetro)

Ônibus elétrico – Também nesta sexta-feira, a companhia Carris e a Prefeitura de Porto Alegre apresentam o novo ônibus elétrico que entrará em teste na companhia. O coletivo opera com motor movido exclusivamente a energia elétrica, com zero emissão de poluentes na atmosfera, e tem autonomia para rodar cerca de 250 quilômetros com uma carga completa, ou mais. O veículo iniciará o período de testes na linha 353 – Ipiranga/Puc. Após, será transferido para a linha T9. A iniciativa é pioneira em Porto Alegre.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:onibus

Tags:, ,

6 respostas

  1. Esse onibus 100% eletrico não me parece uma boa alternativa para transporte publico.
    Ele precisa de um tempo para carregar, não?
    Eles rodam 250 quilômetros em poucas horas.

  2. Excelente. Carro elétrico é o futuro, inegável. Quanto antes for implementado, melhor.

Faça seu comentário aqui: