Manutenção da TAP encerra atividades no Brasil (e Porto Alegre)

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TAP M&E (TAP MAINTENANCE & ENGINEERING) – Foto: Gilberto Simon – Arquivo Porto Imagem

Recentemente a presidência da TAP M&E (TAP MAINTENANCE & ENGINEERING) declarou para o sindicato dos aeroviários do Rio Grande do Sul, que as atividades de manutenção ou MRO (Maintenance Repair & Overhaull), serão definitivamente encerradas no país. O grupo português alega sucessivos prejuízos financeiros desde o início das operações em 2005.

 

Desde o ano passado estão ocorrendo demissões de funcionários na base POA, chegando a quase totalidade dos quadros da empresa na capital gaúcha. Neste mês de julho ocorreu a entrega oficial de hangares, imóveis e outros espaços para a concessionária FRAPORT POA. Um dos bens devolvidos para a arrendatária é o emblemático Hangar 4, erguido pela Varig em 1986 e que desde 2009 ostentava na fachada o logotipo da TAP M&E, mas que no dia 23 de julho teve as marcas removidas.

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Foto: Vinícius Costa – Site AeroEntusiasta

O futuro do Centro de Manutenção POA (CEMAN PORTO ALEGRE) ainda é incerto, mas há negociações em andamento com empresas interessadas no espaço e infraestrutura. A TAP M&E manterá ativo o Hangar 3 e algumas oficinas até o final dos contratos vigentes (Força Aérea, aviônicos e principalmente oficina de trens de pouso).

A empresa entregou no dia 14 o penúltimo Embraer 195 revisado para a LOT POLISH AIRLINES, empresa aérea da Polônia. O SP-LNG (ex. Azul PR-AYA) realizou voo de translado para Fortaleza, primeira escala até Varsóvia, capital da Polônia.

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Foto: Marcelo Magalhães – Site AeroEntusiasta

Informações: Site AeroEntusiasta



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Desindustrialização de Porto Alegre, Economia da cidade, Outros assuntos

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13 respostas

  1. Mais de meio caminho para o cancelamento de vôos diretos Poa-Lisboa.

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    • Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Somente a manutenção da TAP está sendo desativada. Em nada afetará a TAP linhas aéreas.

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    • com as excelentes ocupações que os voos tem , só se fossem burros. E isso os portugas não são.

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      • A FNAC também vendia muito bem no Brasil, mas não suportou a burocracia e a incidência dos impostos pagos pelo consumidor. Se mandou.

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      • Em tempo. Um vôo só sai quando todos os assentos estão ocupados. Portanto boa ocupação em vôos é como grávida de 8 meses barriguda.

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        • Nada a ver. Vôos saem todos os dias com muitos assentos vazios. Absolutamente ridículo o comentário.

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        • Olha Zé… não desconsidero a possibilidade da empresa encerrar o voo POA-Lisboa, mas acho que te equivocastes no comentário. Um voo comercial sai (decola) com ou sem ocupação plena, afinal tem que respeitar as passagens já vendidas (mesmo que seja um único passageiro a bordo). Isto, pelo que sei, é regra da ANAC e base do CDC.

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  2. Uma perda para Porto Alegre,mas de repente abre dois ou tres mac ou burguer king e ai compensa né

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    • Infelizmente é verdade, a maioria das pessoas e principalmente os políticos equiparam os empregos como se fossem iguais. Como se emprego de cobrador de ônibus ou frentista fosse equivalente a manutenção de aviões.

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  3. Manutenção demanda muita mão de obra e a contratação de funcionários no Brasil é muito honrosa e cheia de burocracia. Me surpreendeu durar tanto.

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    • Disse tudo, só prova como era gigante a Varig, a VEM durou tanto pela excelência de sua origem. Mas nos últimos 40 anos o Brasil só promove pagode, funk e outras coisas de “alto nivel”, então nada mais natural. E concorrer com outros centros de manutenção mundiais com nosso custo Brasil é inviável mesmo.

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