Obras de ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho devem iniciar em dezembro

Poa-24H-reprod-19

Foto: reprodução

A Fraport corre contra o tempo para atender ao prazo determinado pelo contrato de concessão do aeroporto Salgado Filho quanto à ampliação da pista do complexo.

 

Conforme o CFO da Fraport Brasil, Jocel Gadens, já foram realocadas 128 famílias, sendo que a Vila Nazaré tem um total de cerca de 1,2 mil famílias e em torno de 930 inseridas dentro do sítio aeroportuário. O dirigente reitera que para a pista ser aumentada em 920 metros (hoje tem 2.280 metros) obrigatoriamente será necessária a desocupação. “O tempo é exíguo, a gente precisa começar os trabalhos para a extensão da pista até o final dezembro deste ano para cumprirmos o contrato de concessão”, frisa Gadens. Excedendo essa previsão, o CFO da Fraport Brasil diz que aumentam as dificuldades para cumprir o cronograma. “A cada dia que passar, a partir de janeiro, vai exigir um plano de recuperação bem complicado”, reforça.

Gadens informa que até agora a Fraport aportou cerca de R$ 900 milhões em obras no aeroporto e a concessão prevê um investimento total de R$ 1,8 bilhão. O dirigente calcula que mais da metade dos recursos que faltam ser desembolsados deverão ser destinados à ampliação da pista. Com a expansão, o aeroporto da Capital poderá operar com aeronaves de maior porte e aumentar a capacidade de transporte de cargas. Gadens reforça que, no entendimento da Fraport, a responsabilidade pelos programas habitacionais é do poder público.

Operação da Azul passará para o terminal 1 em setembro

Enquanto discute a questão da ampliação da pista, a Fraport vai conduzindo mudanças internas no Salgado Filho. Em setembro, a companhia Azul deixará o terminal 2 e começará a operar no terminal 1, fazendo com que as empresas aéreas que atuam no aeroporto de Porto Alegre fiquem concentradas no mesmo lugar. O terminal 2 sedia parte da administração da Fraport, alguns órgãos públicos e a torre de controle do aeroporto.

O CFO da Fraport Brasil, Jocel Gadens, comenta que todas as estruturas das novas áreas comerciais (cafés, restaurantes, outro free shop etc) devem estar instaladas nos próximos 90 dias. Com isso, o aeroporto passará de 69 estabelecimentos comerciais, antes da reforma, para 131 unidades. Atualmente, cerca de 2 mil trabalhadores estão atuando nas obras de melhorias do complexo.

Dentro das iniciativas que estão sendo feitas no aeroporto, nessa quinta-feira a Fraport entregou uma nova sala de embarque doméstico remoto (Piso 1) e uma sala de embarque doméstico (Piso 2). Um mezanino (Piso 3) também já estará acessível após os canais de inspeção do embarque doméstico.

POA 24 horas (matéria reduzida pelo Blog)

 



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, ampliação terminal 1, Outros assuntos

Tags:, , , ,

5 respostas

  1. Falando em ter complacência com as ocupações irregulares, sugiro ao Gilberto Simon e a alguém que tenha contato com os meios de comunicação fazerem uma reportagem sobre a enorme ocupação que está ocorrendo à beira da BR-116 em frente ao zoológico, um pouco antes da entrada para a Unisinos, a favela já tem uns 5 anos e agora está ficando visível para quem passa na BR… Ainda dá tempo de fazer algo, mas tem de ser rápido…

    Curtir

  2. O poder público não pode ter complacência com as ocupações irregulares. Não estamos na Suíça, somos todos cientes dos graves problemas sociais que enfrentamos, inclusive no que diz respeito à moradia, mas é fato que essas famílias não deveriam estar ali. Quanto mais o tempo passa, pior fica, e depois é este impasse que acaba sendo ruim pra todos.

    Curtir

  3. Torcendo para que a Starbucks se instale no aeroporto, a exemplo do que já fez no aeroporto de Floripa.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: