Obras podem permitir novas rotas de voos internacionais

terminal1

Expansão Terminal 1 | FRAPORT/DIVULGAÇÃO

A Fraport-Brasil, empresa responsável pela administração do aeroporto Salgado Filho, projeta novas rotas de voos internacionais para o inverno de 2022. Para que isso ocorra, no entanto, será necessário concluir as obras de ampliação da pista de pousos e decolagens do local até 2021.

De acordo com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, Marcus Coester, o terminal necessita da conclusão das obras para que o aeroporto possa ofertar novos voos e trajetos para o transporte de cargas internacionais.

Para que as obras sejam concluídas dentro do cronograma estipulado pela empresa, entretanto, é necessária a remoção das famílias que ainda vivem na Vila Nazaré, ao lado do aeroporto, até o final do ano. Cônsul-geral do Consulado da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, Thomas Schmitt afirmou não compreender como o sistema não consegue separar o aspecto jurídico do aspecto social-econômico.

A primeira etapa de remoção dos moradores foi concluída na sexta-feira. Porém, na metade do mês passado, a Justiça Federal suspendeu a remoção da segunda etapa de transferências, até que todos os envolvidos afetados pelas obras estejam cadastrados no programa social. Uma reunião de conciliação entre as partes está prevista para amanhã com o objetivo de resolver a situação.

Jornal Metro Porto Alegre, 07/08/2019



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, ampliação terminal 1, Outros assuntos

Tags:, , , , , ,

8 respostas

  1. Pousei ontem no salgado filho. Admirável a dimensão das obras e o ritmo de trabalho pelos quais atualmente passa o aeroporto.
    Pessoas de outros estados que desembarcaram no mesmo voo comentaram sobre isso de maneira entusiasmada. A Fraport deu vida a um embróglio que se seguia por anos em nossa cidade – a ampliação física da estrutura do aeroporto – só não vê quem é cego.
    Por outro lado, o terminal 2 (antigo) não tem condições de se apresentar como alternativa atualizada a altura do aeroporto que se espera para nossa capital, portanto é importantíssimo que estas obras em andamento tenham seguimento, apesar dos entraves envolvendo as questões da ampliação da pista. Lembro aos amigos que dentre as várias obras da Fraport a ampliação é apenas uma delas.
    Dito isso, não podemos deixar de lado as questões contratuais e, lendo matérias veiculadas na mídia local que esmiúçam o contrato, tudo leva a crer que, SIM, a Fraport sabia e concordou em se responsabilizar (inclusive financeiramente) pela remoção e realocação das famílias atingidas (digo isso tomando como base o que li nestas matérias). Portanto, apesar de parabenizar a empresa pelo que fez até agora, também cobro que honre o contrato feito com a sociedade gaucha.

  2. será que alguem queria de proposito inviabilizar o Salgado filho para lucrar construindo outro aeroporto lá no quinto dos infernos,é sempre de se pensar.

  3. O zézinho aqui já havia escrito há mais de um ano no blog. A Fraport não faria milagres quanto ao projeto de ampliação da pista. Inevitável que esbarraria no nosso caos administrativo. Não adianta ser alamã, suíça ou japonesa. A empresa está nos domínios territoriais brasileiros, portanto refém do nosso modus operandi.

  4. Realmente esse país e suas “ôtoridade” incompetentes até dizer chega, além de muitas vezes comprometidas, são o motivo do grande atraso que não impedem literalmente o Brasil decolar. Solidariedade à Fraport que veio para fazer o que esses inúteis nunca fizeram e para elevar o patamar do modal aeroviário a um nível de excelência, com benefícios amplos para o estado e a população gaúcha.

Faça seu comentário aqui: