Prefeitura busca recursos para projetos no Ministério da Justiça

imagem190395

Um dos projetos prevê a recuperação do Viaduto Otávio Rocha  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Seis projetos que contemplam áreas como acessibilidade, direitos do consumidor, recuperação do patrimônio histórico e de qualificação e proteção do turista foram enviados nesta semana pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública para concorrerem a recursos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos. Conforme o edital publicado pelo Ministério da Justiça, o início da execução daqueles que forem selecionados pelo Comitê Gestor do Fundo deve ocorrer ainda neste ano. A duração de cada um deverá ser de até 36 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. A contrapartida do município em cada uma das ações é de 1%.

Os projetos somam aproximadamente R$ 20 milhões e, se habilitados e classificados, vão permitir a execução de ações importantes na cidade como a recuperação do Viaduto Otávio Rocha e a restauração da escadaria da João Manoel, ambos na área central e reconhecidos como bens culturais tombados. O viaduto é um ponto turístico da Capital e, além de atender os moradores da cidade por sua importante conexão viária, poderá ser reestruturado, com novo sistema de gestão e convívio. Já a escadaria da João Manoel terá um impacto direto na comunidade de empreendedores e voluntários que dinamizam o local com atividades comerciais e culturais, além de abrir espaço para um novo polo turístico no Centro Histórico.

De acordo com a secretária de Planejamento e Gestão, Juliana Castro, essa é mais uma ação do governo para captar novos recursos e investir em ações importantes para a cidade, após a realização de reformas estruturais e de ajuste nas contas do município. Juliana lembra ainda que no Legislativo Municipal tramitam projetos prevendo valor de captação em torno de R$ 668 milhões até 2020, além de outras iniciativas em estruturação.

O secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, responsável pela execução física das obras cadastradas, acrescenta que, além de iniciativas relacionadas ao patrimônio histórico, a adequação da infraestrutura de transporte coletivo por ônibus à acessibilidade universal é demanda recorrente do Ministério Público. “Esse é um direito essencial do cidadão e possibilitará que um maior número de pessoas utilize o sistema e acesse o trabalho, moradia, lazer, educação e os demais serviços que a cidade oferece”, destaca.

Confira os projetos protocolados:

projetos protocolados

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos, Patrimônio Histórico

Tags:, , , , , , ,

5 respostas

  1. Parabens pela escolha da escadaria..
    O projeto contempla os servicos de drenagem,recuperação
    e restauro com obras civis .A iluminacao ja esta melhor mas tambem e contemplada neste edital..
    A comunidade se apodera do local e tem feito esforços de voluntariado para melhorias.

    Curtir

  2. Os orçamentos no brasil já vem com “taxa-corrupção”, só assim pra explicar esses preços.

    Curtir

  3. Torcendo muito para que o projeto da restauração do Viaduto Otávio Rocha seja aprovado. Trata-se de um equipamento público único, realmente impactante, e se fizerem um bom projeto de restauro e refuncionalização com certeza se tornará um lugar interessante e bastante atrativo para as pessoas, moradores e visitantes, e claro todo um cartão-postal de primeira!

    Curtir

  4. 700mil pra pintar uma escada?
    1 milhão pra fazer rampa no meio feio na parada de onibus?

    Em 2 semanas dava pra fazer esses, construir uma casa é mais complexo do que isso e não custa esses 2 milhões.

    Curtir

    • 500 mil para por audiodescrição em museus?? não é possível que os museus da capital tenham tanto volume assim, parece um trabalho acessível para qualquer estagiario da area.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: