Ciclovias poderão ser adotadas por empresas e pessoas físicas

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Nesta terça, começaram as obras para conclusão de ciclovia em toda a Ipiranga  Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

O prefeito Nelson Marchezan Júnior assinou, nesta terça-feira, 3, o decreto que regulamenta a adoção de ciclovias por pessoas físicas e jurídicas. Esta modalidade de preservação de espaços públicos já vem sendo utilizada para rotatórias e canteiros de ruas e avenidas (veja como funciona). O objetivo é permitir que interessados possam manter, cuidar e também melhorar os espaços. Em contrapartida, os adotantes podem instalar equipamentos de comunicação visual nos locais. O prefeito Nelson Marchezan Júnior considera essa possibilidade mais um passo importante na desestatização de serviços para a população.

“É uma oportunidade para que a iniciativa privada e as pessoas físicas possam aplicar recursos e desonerar a máquina pública. Isso dá agilidade e qualidade ao trabalho, modernizando os espaços e trazendo benefícios à comunidade”, destaca. “Contaremos com a participação de empresas do segmento ou que simpatizam com a ideia, para ajudar na conservação dos trechos existentes e na implantação de novos para qualificar a mobilidade ativa”, complementa o secretário municipal extraordinário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Tortoriello.

Os procedimentos serão disciplinados pela Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim), em conjunto com a Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). A Comissão de Adoção de Espaços Cicloviários avaliará a colocação da comunicação visual de identidade do adotante, de acordo com a previsão legal, e também poderá aprovar outras propostas de contrapartida.

O decreto permite ainda a doação de serviços para ampliação das ciclovias. A execução dos trabalhos, neste caso, se dará mediante aprovação e supervisão da Smim e a EPTC. Quando a doação dos serviços envolver ganho substancial à coletividade, será permitida a instalação de identificação comemorativa aos benefícios implementados.

Porto Alegre tem hoje cerca de 50 quilômetros de ciclovias. Nesta terça-feira, 3, começaram as obras do trecho que vai completar a ciclovia em toda a extensão da avenida Ipiranga, desde a Orla do Guaíba até a avenida Antônio de Carvalho.

 

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8 respostas

  1. Boa notícia.
    Isto permitirá uma ligação totalmente via ciclovia desde a zona sul (Wenceslau Escobar até a PUCRS), será
    uma ótima alternativa para os estudantes da mesma.

  2. A cidade está muito atrasada nas ciclovias, o ciclista que quer andar com mais segurança fica preso ao eixo cidade baixa/bom fim, isso impede o surgimento de novos ciclistas.

  3. minha opinião:

    acho muito valida a iniciativa, tendo em vista que a prefeitura nao tem mais recursos para cuidar das benfeitorias da cidade. é assim no mundo desenvolvido, que tem dinheiro, mas a população tem um entendimento que o bem publico é de todos nao somente na utilização, mas também nos cuidados de manutenção.

    a ciclovia da Ipiranga, que o fortunatti construiu é horrorosa por conta daquelas cercas sem nenhuma serventia(sim, eu tenho vontade de arrancar aquela porrrrrrrr) e acho que a maioria tb. Temos que fazer um mea culpa que ng aqui cuida daquela ciclovia. acho que chegou o momento de nos envolvermos mais nos cuidados da ciclovia da ipiranga, pois ela está horrorosa!

    seria legal que se fizesse aqui no blog uma matéria com as ciclovias mais bonitas do mundo e que tentássemos replicar esse modelo na Ipiranga. tenho certeza que nao são caras e que são compostas por arvores de qualidade no entorno com unicidade no quesito de especies. tb acho que o poder publico poderia investir em iluminação na ciclovia da Ipiranga, assim como já existe na orla do guiaba.

  4. que bom né, projeto iniciado em 2012 e obras concluidas em 2020

    é isso que eu chamo de vontade politica

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