Salgado Filho ampliado se prepara para maior fluxo de passageiros (atualizado)

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Meta são 11,2 milhões de passageiros em 2023, 3 milhões a mais que em 2018  Foto: Joel Vargas/PMPA

A primeira etapa das obras que transformaram a infraestrutura do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi oficialmente entregue à cidade na manhã da terça-feira, 19. O prefeito Nelson Marchezan Júnior participou da solenidade, juntamente com o ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; o CEO da Fraport Alemanha, Stefan Schulte; e o governador Eduardo Leite.

A expansão do terminal cria condições para o alcance da meta de 11,2 milhões de passageiros em 2023 – 3 milhões a mais que o fluxo registrado em 2018. Em menos de 12 meses de obras, a concessionária alemã Fraport já entregou novas áreas de controle de acesso e de check-in, salas de embarque e desembarque doméstico, área de check-in e sala de embarque internacional e o novo edifício-garagem, entre outras intervenções. A próxima etapa é a conclusão da expansão da pista, prevista para 2021. O investimento total chega a R$ 1,8 bilhão.

Para o prefeito Nelson Marchezan Júnior, a modernização de um aeroporto é capaz de revitalizar toda uma cidade. “Em uma visita à Europa, vi o que faz um aeroporto no desenvolvimento de uma cidade. São empregos gerados, investimentos alocados, a oportunidade de captar turistas e viajantes, a tecnologia trazida, o know how e o conceito de gestão em grandes obras”, afirma.

Marchezan diz que os esforços pela obra vão além da infraestrutura para o modal aéreo e ressalta o reassentamento das famílias da Vila Nazaré, que viviam na área onde será ampliada a pista de pousos e decolagens. “Aqui, o projeto de futuro da Fraport envolve 1.300 famílias. Famílias que estão indo para um lugar novo, com saneamento, saúde, endereço e dignidade. Vencemos estruturas alheias ao processo para garantir moradia com cidadania. Então, a vitória desse aeroporto é também a vitória dessas famílias (reassentadas). Se a área privada fica feliz com entregas, imaginem nós, da área publica”, celebra.

Desenvolvimento econômico

De acordo com o CEO da Fraport Alemanha, Stefan Schulte, o novo aeroporto é um excelente exemplo do que pode ser alcançado quando “vontade política, regulamentação, um operador e um investidor experientes se encontram”. Schulte afirma que um aeroporto moderno e eficiente é requisito essencial para o desenvolvimento econômico de uma região. “Com a ajuda dos governos locais e federal, estamos comprometidos com a ampliação obrigatória e há tanto tempo planejada da pista de pouso e decolagem, que, após concluída, terá 3.200 metros. Isso abrirá a economia do Rio Grande do Sul, e Porto Alegre oferecerá acesso direto a importantes mercados da América do Norte e Europa.”

Segundo o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a obra representa um novo contexto macroeconômico no Brasil. “A gente tem levado à frente reformas estruturais, restabelecendo a credibilidade do país. Os riscos percebidos pelos investidores caiu, e nossos projetos entraram na mira dos estrangeiros. Esse aeroporto é um exemplo. Estamos extremamente felizes com esse equipamento, que vai representar, sobretudo, melhoria no atendimento ao cidadão. É mais conectividade com o resto do Brasil e do mundo”, defende.

O governador Eduardo Leite frisa a importância das parcerias público-privadas para a entrega de qualidade de vida aos gaúchos. “As pessoas que entram nesse aeroporto não sabem que não apenas a vida delas melhorou, mas o quanto a vida das pessoas que moram na Vila Nazaré vai melhorar. Quantas pessoas conseguirão ou melhorarão de emprego, porque a atividade econômica é impactada pela atividade aeroportuária O governo do Estado olha com muita atenção para que a produção da iniciativa privada traga resultados para a população, ampliando a conquista de mercados, trazendo maiores vendas, novos empregos e investimentos para o estado.”

Sobre o terminal

 

O aeroporto Salgado Filho é o maior e mais movimentado do Rio Grande do Sul e o oitavo em fluxo de passageiros do Brasil. Foi concedido à iniciativa privada em 16 de março de 2017 e passou a ser administrado pela alemã Fraport AG Frankfurt Airport Services Worldwide, uma das empresas líderes no mercado global de aeroportos e signatária do contrato de 25 anos para ampliação, manutenção e exploração do terminal da capital gaúcha. Além de Porto Alegre, a Fraport detém a concessão do aeroporto de Fortaleza.

Também participaram da solenidade a CEO da Fraport Brasil, Andreaa Pal; o senador Luiz Carlos Heinze; os deputados federais Marcel Van Hattem e Ronaldo Santini; o diretor-presidente da Anac, José Ricardo Botelho; o procurador-geral do Município, Nelson Marisco, e a procuradora adjunta, Simone Somensi; os secretários municipais Christian Lemos (Relações Institucionais), Eduardo Cidade (Desenvolvimento Econômico) e Germano Bremm (Meio Ambiente e Sustentabilidade); o diretor do Demhab, Mario Marchesan, e o diretor adjunto, Amâncio Ferreira; e o vereador Mauro Pinheiro, entre outras autoridades municipais, estaduais e federais.

Prefeitura de Porto Alegre

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Foto de capa do Jornal Metro (com erro na foto abaixo -> não é nova pista e sim ampliação da existente).

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Matéria do Jornal Metro:

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Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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23 respostas

  1. Essa vista da novo terminal ficou ótima. O visual telhadinho duas águas tá show. Só falta um galpão crioulo na praça de alimentação.

  2. Ta ai um bom exemplo de privarização que funciona. Graças a deus foi bem feita esta.

    A infraero era uma boa administradora mas fatores externos e politicos fizeram as obras em aeroportos serem adiadas milhoes de vezes brasil a fora para entao, finalmente decidir-se acabar com a infraero aos poucos leiloando aeroportos e concedendo a iniciativa privada os encargos financeiros de obras de ampliaçao.
    Infelizmente esse é nosso pais, ate quando uma estatal funciona dao um jeito de estragar ela para nao precisar investir ou ganhar uns favores dos vencedores de licitação.

    Fico muito feliz por porto alegre ter este aeroporto de vento em popa.

  3. Quando tu vê que tem certos Augustos por aí que dão chilique e que criticam qualquer coisa é porque o caminho trilhado por essa gestão é o correto.

    Porto Alegre pensando no futuro. Fazia tempo que isso não acontecia. Vão criticar que as pessoas não comem avião, mas não sabem que pra que haja evolução tem atacar as bases. Com mais viagens, maiores chances de negócios e com isso mais dinheiro.

    • Papel de cc é esse mesmo. Cair de para-quedas no serviço público e babar ovo de vereador politicamente moribundo e desprezado pelo próprio partido. Se fosse pra atacar as bases, a mesa diretora da CMPA não faria sessões secretas votando reposição salarial para si mesma usando o mesmo dinheiro que é sonegado aos servidores do executivo que estão há 3 anos sem reposição inflacionária sob a justificativa de cortar gastos.

  4. Muito bom! Realmente o “novo” aeroporto está beeem melhor!

    Mas tem um elo perdido nessa corrente evolutiva para o “maior fluxo de passageiros”. Maior e melhor aeroporto apenas PERMITE mais voos e mais opções de conexão. O maior fluxo de passageiros só acontece se de fato as empresas ofereçam mais voos e mais opções de conexão e principalmente preços mais competitivos. Seria interessante sabermos se isso vai acontecer.

    • Bem interessante seu questionamento, eu também gostaria de entender mais sobre as engrenagens que fazem um aeroporto crescer e operar mais voos. Mas acreditando que haja N detalhes além, um fato que dá para entender meu amigo sobre essa boa possibilidade de crescimento de fluxo no Salgado Filho é que após a ampliação da pista haverá impactos positivos não só quanto às cargas, mas também sobre o transporte de passageiros isto porque aeronaves maiores top que fazem voos longos sem paradas poderão aterrissar e decolar em POA. Com custos mais favoráveis e melhor rentabilidade para as companhias e tal, as perspectivas são ótimas, e torcemos muito para que se materializem acreditando que tem tudo para isso, o que vai ser algo excelente para a capital gaúcha com reflexos positivos para o estado gaúcho.

    • Complementando, o tráfego aéreo no aeroporto de Porto Alegre aumentaria muito se a ANAC não impedisse empresas estrangeiras de operarem trechos nacionais. Poderíamos ter empresas estrangeiras voando, por exemplo Chile/Argentina/Uruguai -> POA-GRU e vice-versa, vendendo passagens para brasileiros voarem POA-GRU / GRU-POA, concorrendo com o oligopólio Gol, TAM, Azul baixando os preços. A exemplo da húngara Wizz Air que tem hub no país vizinho Polônia.

      • Tantos fatores para que sejam ofertados novos voos saindo do Salgado Filho e o pessoal esquece do principal: demanda! Só wishful thinking e aeroporto “alemão” não vão fazer de Porto Alegre um hub do Mercosul, e nem será trarão voos diretos para Frankfurt, Paris, Roma etc. O próprio Galeão perdeu muitos voos internacionais nos últimos anos e não é por causa de pista curta ou falta de capacidade nos terminais.

        Se a TAP aumentar o número de voos semanais para Lisboa, se a American trouxer de novo o sucatão para voar para Miami e se a Avianca internacional superar as dificuldades financeiras e mantiver o voo para Lima (ou mudar para Bogotá como alguém citou sem dar fonte no post passado) já estamos no lucro.

        • Não escreva isso se não os porto-alegrenses deslumbrados vão fica maguary com você.

        • Acho que ninguém aqui espera que POA seja hub de coisa nenhuma, isso não vai acontecer. Mas Porto Alegre tem vários fatores que a colocam em destaque. O número de grandes shows internacionais que vem a Porto Alegre é um ótimo indicador. Fora do Eixo Rio-SP, nenhuma outra capital recebe tantos shows. Além disso, temos que lembrar que tanto TAP quanto Copa e Avianca aumentaram suas frequências de vôos originais para Poa, nunca diminuíram. Esse ano ainda ganhamos voo direto da TAM para Santiago e agora a Cabo Verde passará a a operar aqui também. Como essas empresas não são ONG’s, é evidente que existe demanda.

          • Só ler o post anterior que você vai ver gente nesse fórum falando em Porto Alegre como hub do Mercosul. O próprio blogueiro falou sobre a possibilidade de voos para Frankfurt ou Nova Iorque depois que a pista for alongada. Já vi gente falando até em Johanesburgo (!!!).

            Sobre shows, não são os 2 ou 3 grandes shows que Porto Alegre recebe por ano que mudarão o fato de que a aviação comercial se organiza no sistema de “hub-and-spoke” e não “point to point”. Esses shows atraem gente do interior, de SC e um ou outro paranaense ou uruguaio, até porque normalmente os mesmos shows vão pra SP, Rio, Buenos Aires e Santiago. Ou vem gente da Europa e da América do Norte ver show em Porto Alegre?

            Mesmo nacionalmente, Porto Alegre tem poucos voos diretos para outras cidades: teve uma época que tivemos um voo direto para Fortaleza (não temos mais), no verão haverá ter voos diretos da Gol para Salvador, mas fora isso, não conseguimos sequer manter voos regulares para o Nordeste.

            Porto Alegre pode ser considerada um hub secundário/terciário da Azul, ainda mais agora com os voos regionais da companhia. Fora isso, só quando a NHT voltar a operar.

  5. Coisa boa! Porto Alegre merece e agora recebe um bom aeroporto e que para melhor apresenta tantas perspectivas de evolução tanto quanto ao transporte dos passageiros como no de cargas. Então só nos resta dizer: Danke schön Fraport!

  6. Mais uma informação deficitária. O Salgado Filho é o 9º em fluxo de passageiros.

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