Hospital de Clínicas de Porto Alegre completa, nesta segunda, 50 anos

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre, um dos maiores complexos hospitalares do país, completará nesta segunda, 19 de julho, 50 anos de construção.

Vista aérea do complexo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Imagem: HCPA

Atualmente possui 919 leitos (incluindo os dois anexos inaugurados recentemente) o que o torna um dos maiores da cidade e do país.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) é uma instituição pública e universitária, integrante da rede de hospitais universitários do Ministério da Educação (MEC) e vinculada academicamente à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Atuando desde 1971, é uma das principais instituições da assistência pública à saúde da população gaúcha, oferecendo atendimento de excelência e alta complexidade em amplo rol de especialidades. As atividades de ensino de graduação e pós-graduação, lado a lado com a UFRGS, formam gerações de profissionais comprometidos com as melhores práticas e a humanização da assistência. A pesquisa produzida no HCPA, por sua vez, introduz novos conhecimentos, técnicas e tecnologias que beneficiam toda a sociedade, além de formar novas gerações de pesquisadores, alimentando um ciclo de renovação e evolução permanentes.

Alguns números do complexo:

História

Em 1943, foi lançada a pedra fundamental do Hospital de Clínicas, no terreno situado no campus da Universidade de Porto Alegre, que em 1947 se transformaria em Universidade do Rio Grande do Sul e, três anos depois, Universidade Federal do RS (Ufrgs).  

No entanto, a realização das obras enfrentou problemas técnicos, fazendo com que, em 1952, o então reitor da UFRGS, Elyseu Paglioli, decidisse redefinir o projeto original e contratar uma nova equipe de construção.  

Em 1968, como o hospital ainda não havia entrado em atividade, o reitor Eduardo Faraco nomeou uma comissão para estudar sua instalação.  

Idealizada pelo reitor Faraco, em 2 de setembro de 1970 foi assinada pelo presidente da República a Lei 5.604, instituindo a Empresa Pública de Direito Privado HCPA, subordinada ao Ministério da Educação e vinculada academicamente à Ufrgs.

Designado no dia 30 do mesmo mês, um grupo de trabalho definiu conceitos e princípios administrativos para dar início às atividades do HCPA. Criou-se, assim, o Estatuto da instituição, que, após aprovado, foi publicado no Diário Oficial da União. Isto ocorreu em 19 de julho de 1971. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre ganhava, assim, de forma definitiva, a sua tão sonhada certidão de nascimento.

O primeiro atendimento ambulatorial ocorreu em 1º de fevereiro de 1972, na especialidade de Endocrinologia. Em 23 de maio do mesmo ano, foi internado o primeiro paciente, na especialidade de Nefrologia. A cirurgia inaugural foi realizada pela equipe da Urologia em 1973 e o transplante inicial, de rins, aconteceu no ano seguinte.

A partir daí, o HCPA tem trilhado uma trajetória de sucesso na assistência, ensino, pesquisa e gestão em saúde, que o qualifica como um dos melhores hospitais brasileiros e um reconhecido polo de formação de recursos humanos, produção de conhecimento e inovação.

Obras, no final da década de 1960. Foto: banco de imagens HCPA

Vídeo institucional (2020):

Capturas de tela do vídeo:

Texto: Portal HCPA e Blog Porto Imagem

Bônus: duas imagens clássicas, feitas pelo fotógrafo Jefferson Bernardes , da Prefeitura.

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA
Foto: Jefferson Bernardes/PMPA


Categorias:Fotografia, Fotos Aéreas, Saúde, video

Tags:, , , ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: