
Os técnicos do Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais (LEME) da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciarão nesta terça-feira, 26, os trabalhos que visam a elaboração do laudo estrutural que decidirá o futuro do Edifício Galeria XV de Novembro (Esqueletão), no Centro Histórico de Porto Alegre.
Estarão presentes no local os secretários municipais e representantes da universidade. A entrada dos profissionais poderá ser acompanhada pela imprensa.
SERVIÇO
Pauta: Início dos trabalhos para elaboração do laudo estrutural do Esqueletão
Local: Edifício Galeria XV de Novembro (Rua Vigário José Inácio, esq. Rua Otávio Rocha)
Data: 26/10/21
Horário: 8h
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, esqueleto
E se o laudo der que o esqueletão está em boas condições…faz o que?
Fazem quase 70 anos que esse prédio nunca recebeu tratamentos superficiais, a estrutura está exposta ao tempo há todo esse tempo e há tantas infiltrações que chegam a nascer samambaias de dentro das paredes, fora que prédios em condições melhores já tiveram destinos piores. Acredito que o laudo vai servir mais para determinar quais os piores pontos e avaliar o melhor método para o demolição do prédio.
Pois é, ao julgar pela forma ele até que tem uma volumetria interessante. É escalonado como o Santa Cruz e outros edifícios dessa geração, um retrofit pareceria bem vindo. MAS considerando a todo tipo de efeitos do tempo possíveis que essa estrutura provavelmente foi exposta… talvez isso até teria sido possível a no mínimo uns vinte anos atrás.
Provável que não tenha essa conclusão.
Ou a recuperação será impossível ou a recuperação será possível porém caríssima.
Creio que o laudo terá uma avaliação quantitativa de custos para uma eventual recuperação