Prefeito conhece experiências paulistas na concessão de água e esgoto

Melo esteve na cidade de Limeira nesta segunda-feira. Mateus Raugust / PMPA

Em Limeira, os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto são operados pela iniciativa privada através de concessão desde 1995. O prefeito Sebastião Melo esteve nesta segunda-feira, 18, na cidade paulista para conhecer a experiência, a fim de agregar elementos à tomada de decisão sobre a concessão do saneamento na Capital.

Acompanhado da secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, e do diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Alexandre Garcia, Melo visitou a sede da empresa BRK Ambiental, responsável pelo serviço, e conheceu a estação de tratamento de água.

“Nenhuma prestação de serviço é perfeita, mas eles têm um bom índice de satisfação, com perdas que baixaram para 20% e uma inadimplência entre 1 e 2%, muito baixa. Apesar de uma realidade social distinta de Porto Alegre, sem dificuldades como ocupações em áreas de risco, é importante conhecer a vivência concreta da concessão”, afirmou Melo, que também foi recebido pelo prefeito de Limeira, Mario Botion.

À tarde, o grupo visitou a prefeitura de Piracicaba, onde teve reunião com o prefeito Luciano Almeida. Melo reuniu-se também com o ex-prefeito de Piracicaba e ex-ministro da Saúde Barjas Negri, que concebeu na sua gestão municipal a PPP envolvendo o esgoto na cidade, firmada entre a prefeitura e a Aegea Saneamento em 2012. “As visitas técnicas foram muito produtivas porque têm o objetivo de absorver os aprendizados, erros e acertos de quem já fez esse caminho”, complementou Melo.

Nesta terça-feira, 19, Melo e os secretários estarão no Rio de Janeiro e em Niterói, onde visitarão as instalações da Aegea Saneamento e da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae).

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/prefeito-conhece-experiencias-paulistas-na-concessao-de-agua-e-esgoto



Categorias:concessões

8 respostas

  1. A julgar pela “melhora” nos serviços da CEEE após sua privatização, nao vejo motivo algum para achar que a corsan ou DMAE devem ser privatizados

    Curtir

  2. Mais do que na hora de passar para a iniciativa privada a concessão da água dos nós Porto Alegrenses, claro um bom plano de concessão precisa ser desenvolvido e passou da hora de evoluirmos neste quesito.

    Curtir

    • Sou totalmente contra a concessão da água/esgoto. É um serviço e um bem natural e essencial. Não deve passar pra iniciativa privada. E não sei se vcs sabem, mas diversos países da Europa fizeram concessões da água, e estão voltando atrás, pois ocorreram muito problemas e viram que não é a solução. Aí os tupiniquins querem imitar e vão fazer igual. Só que eles já estão se dando conta que não deu certo.

      Curtir

      • Concordo contigo, Gilberto. Infelizmente a maioria acha que a solução está na privatização. Puro engano. O exemplo da Europa foi muito bom. A solução é realizar uma gestão eficiente e termos uma política pública de grandes investimentos em saneamento (com ajuda do governo federal e estadual). Mas poucos políticos ousam investir nisso, pois é algo que não aparece. Água, sendo um bem essencial, jamais deveria ser privatizada.

        Curtido por 1 pessoa

  3. A concessão dos serviços de água e esgoto são extremamente bem-vindas!

    Esse é o caminho para a extensão do serviço à todos os portoalegrenses garantindo melhores condições de saúde ao mesmo tempo que potencializa a diminuição do impacto ambiental de efluentes não tratados e maior racionalização do uso d’água.

    Curtir

    • Porto Alegre já é servida 100% de água. 100% do seu território é abastecido por água. É um dos melhores serviços do país na área. O DMAE é modelo nacional. O sistema de tratamento de esgoto recebeu um investimento milionário poucos anos atrás, alavancando pra quase 80% de tratamento na cidade. Não vejo essa necessidade de privatizar algo que está indo conforme o esperado. E lembro também que o fato de o DMAE ser um departamento autônomo praticamente, não vinculado a administração centralizada da prefeitura, tem receita própria e é um órgão muito bem administrado. Por diversas vezes já socorreu financeiramente a própria prefeitura em situações especificas. DMAE vai bem obrigado. Privatizar pra que ?

      Curtir

      • Só precisa uma administração perniciosa para colocar tudo à baila. Ainda acredito que fazendo-se contratos de concessão com boas regras de governança e com um controle efetivo dos marcos acordados, os ganhos concedendo-se o serviço à iniciativa privada pode ser muito alto para todos os atores (Prefeitura, Cidadão e empresa concessionária).

        Curtir

      • O DMAE socorrendo a prefeitura? Somos nós os usuários que pagamos por isso. Ademais, isso está a revelar promiscuidade entre a autarquia, prefeitura e políticos. Confio mais numa PPP bem desenhada e fiscalizada.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: