Porto Alegre terá mais de 1,5 mil novos abrigos de ônibus

Instalação começa em até 60 dias. Divulgação / PMPA

Porto Alegre contará com um mobiliário urbano mais moderno e sustentável ainda neste primeiro semestre. O contrato de concessão de 1.507 novos e interativos abrigos de ônibus foi firmado com o consórcio Abrigo Inova Poa (homologado por meio de processo licitatório). Serão instaladas 100 câmeras de monitoramento, 180 painéis de próxima chegada e 75 abrigos com telhado verde.

O consórcio será responsável pelo fornecimento, instalação e manutenção do mobiliário. A instalação começa em até 60 dias. 

“Teremos painéis com funcionalidades inéditas orientando a chegada dos próximos ônibus, câmeras de segurança digitais, assentos individuais nas paradas, espaço para cadeirantes, acessibilidade com o piso podotátil, carregador USB, iluminação, proteção lateral para chuva e informações aos usuários. Tudo sem custo para o município”, afirma a secretária de Parcerias, Ana Pellini.

Segundo Ana, a iniciativa representa um grande ganho para a cidade, pois, além de instalar novos abrigos, vai mantê-los por 20 anos. “O projeto tem um impacto significativo na paisagem urbana e na autoestima do cidadão”, completa a secretária.

Contrato – A companhia assinou contrato no valor de R$ 29,38 milhões e terá como contrapartida a exclusividade na exploração publicitária de mídia nos espaços. “A outorga foi definida em abrigos de ônibus adicionais e não em dinheiro, beneficiando o usuário do transporte público. A oferta foi 30% superior aos 1.144 originais estimados no edital, a serem implantados pelo Consórcio Abrigo Inova Poa”, explica o diretor de Estruturação de Desestatização da Secretaria de Parcerias, Fernando Pimentel, coordenador do projeto.

A concessão com a empresa vencedora será fiscalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O secretário responsável pela pasta, Adão de Castro Júnior, destaca que a prefeitura trabalha para qualificar o transporte público em Porto Alegre. “O contrato firmado com a iniciativa privada vem a se somar com outras ações que irão auxiliar na entrega de um serviço melhor à população”, diz o secretário.

“Vamos oferecer tecnologia e usabilidade à população e às marcas que querem se conectar com essas pessoas, impactando positivamente e contribuindo para a melhoria da mobilidade na cidade”, ressalta Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.

Link: https://prefeitura.poa.br/smp/noticias/porto-alegre-tera-mais-de-15-mil-novos-abrigos-de-onibus



Categorias:onibus

Tags:,

8 respostas

  1. Legal, a uns 20 anos atrás umas paradas de onibus parecidas foram instaladas, eram bem tecnologicas e confortaveis para sua época, tinham acento estofado, luz, tótem de publicidade semelhante a esses ai, e só.

    Já era muito mais do que o que temos hoje, uma pena nao ter seguido esse padrao, que agora ressurge

    Curtir

    • Acento estofado: me furem logo
      Madeira: risquem algo em mim
      Vidro: só uma pedrada
      Acrílico: vândalos, cadê vocês??
      Tinta: ponta de qualquer chave já serve

      Curtir

  2. Particularmente acho excepcionalmente bom! Porque ao mesmo tempo em que os usuários terão um ganho de conforto, o cenário urbano vai ter uma melhoria visual importante, porque as paradas de lata amassada são tão tão feias que representam uma poluição visual. Gostaríamos de saber se essas novas paradas também serão instaladas nos corredores de ônibus em substituição ao padrão horror atual, e se não, que as pessoas cobrem para que sejam e devidamente adaptadas e com bom padrão, sendo que essa troca por si só nessas vias vai deixar o ambiente algo mais leve aos olhos. Feliz por depois de tanto tempo ver coisas positivas acontecendo e que venham mais!

    Curtir

    • Na apresentação do edital, a Prefeitura destacou:
      1.144 abrigos obrigatórios correspondentes a 813 paradas de ônibus
      – Priorização de instalação em regiões afastadas do centro: Rubem Berta, Lomba do Pinheiro e Restinga;
      – Corredores da Av. Oswaldo Aranha e Protásio Alves renovados;
      – Locais de visibilidade e alta demanda: Av. Ipiranga, Sen. Salgado Filho, Ramiro Barcelos, Cristóvão Colombo.

      Clique para acessar o editalabrigos_20200914_(1).pdf

      Pelo que vi na lista de locais, o edital só prevê a troca das paradas desses dois corredores, mas isso parece perfeitamente negociável caso haja interesse das duas partes…

      Curtir

    • Eu sempre fui a favor de paradas em metal durável sem nenhum vidro ou acrílico e sem tecnologias muito frágeis, pois assim garante durabilidade e pouca ou nenhuma manutenção. Nao sei se é esse o interesse dos políticos…

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: