South Summit Brazil eleva ocupação hoteleira a 90% em Porto Alegre

Hilton Porto Alegre é um dos principais hotéis internacionais da cidade.
Foto: Gilberto Simon

A expectativa da rede hoteleira e do setor de gastronomia de Porto Alegre é grande em relação ao South Summit Brazil, um dos maiores eventos internacionais de inovação e tecnologia que acontece a partir desta quarta-feira, 29, a sexta-feira, 31, no Cais Mauá.

No caso dos hotéis, a média de ocupação está em 90%, segundo o Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), podendo chegar a 100% dos leitos nas maiores redes hoteleiras com unidades na Capital.

Porto Alegre possui 7.630 apartamentos, com 14.490 leitos distribuídos em 91 meios de hospedagens (hotéis, motéis, pousadas, hostel, pensão, pensionato, apart hotel, camping, acampamento), segundo dados do sindicato dos hotéis. Apenas nesta semana, as reservas subiram 40%.

Devido ao South Summit, o Sindha subsidiou cursos de qualificação de inglês, boas práticas de alimentos e relacionamento com o turista para os colaboradores da rede hoteleira. “O South Summit revela o quanto Porto Alegre é a melhor capital do país para se fechar negócios. O evento possibilita que mostremos nossa gastronomia, nossa hospitalidade, que a cada dia se qualifica mais”, completa o presidente do Sindha, Paulo Geremia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a expectativa é de que o South Summit impacte diretamente na economia local, desde o turismo até as empresas e startups que podem se beneficiar dos investimentos internacionais. “Este é um encontro que promove a nossa cidade e contribui com a inovação do ecossistema. Esperamos um grande público, com mais de 20 mil pessoas circulando pela Capital”, ressalta a secretária da SMDET, Júlia Evangelista Tavares.

Bares e restaurantes do 4º Distrito, Moinhos de Vento e Cidade Baixa se prepararam para o evento. Foto: Cesar Lopes/PMPA

Bares e restaurantes – A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS) prevê um aumento de até 30% no movimento. “Esperamos visitantes de várias partes do mundo circulando pelos pontos turísticos, além da Orla do Guaíba e no Centro Histórico, principalmente na Cidade Baixa, no Moinhos de Vento e pelo 4º Distrito”, afirma o empresário João Alberto Cruz Melo, do tradicional Restaurante Gambrinu’s e presidente da entidade no Rio Grande do Sul. Para bem receber os visitantes, o dirigente explica que diversos estabelecimentos prepararam cardápios especiais em inglês e treinaram os garçons. 

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/south-summit-brazil-eleva-ocupacao-hoteleira-90-em-porto-alegre



Categorias:hotelaria, Rede Hoteleira, south summit, TURISMO

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Foi citado 4 distrito como zona cultural para os visitantes do summit. Discordo disso. Fala-se muito em revitalização do 4º distrito, mas a verdade é que trata-se de uma mentira. Brechós e coworkings ao redor da Cristóvão Colombo, quase ou até mesmo dentro do Moinhos de Vento não são quarto distrito, uma farsa total.

    No real problema que é a desabitada e prostituída Farrapos, a vergonha da cidade, ninguém quer empreender e chegar perto. A Voluntários da Pátria que é o coração do quarto distrito está como uma zona de guerra, cheia de inferninhos e esconderijos para ladrões.

    Não adianta ficar só na perfumaria do Moinhos vendendo cafés a 30 reais cada enquanto nada se faz para dar jeito ao problema, estão enganando a si mesmos.

  2. Dado que demonstra o quanto a promoção de grandes eventos é interessante e gera dividendos para a cidade. E o fato é que Porto Alegre esbanja potencial nesse campo, sem dúvida diga-se o maior de toda região Sul do país. E isso que falta um grande centro de eventos/convenções, sempre por construir e nunca! E também falta uma grande casa de eventos/espetáculos em outro nível, como p.ex. um Citibank Hall de Sampa, uma Movistar Arena de Buenos Aires, e POA poderia também. Então pensamos que a administração pública e os investidores privados precisam se movimentar para potencializar ainda mais Porto Alegre na esfera dos grandes eventos até mesmo de âmbito internacional como congressos, feiras, shows, porque os ganhos acabam sendo expressivos para todos envolvidos direta e também indiretamente como hotéis, bares/restaurantes, operadores de receptivo/turismo, etc… e isso é positivo pra caramba para a cidade.

Faça seu comentário aqui: