Manifestações no Brasil surpreenderam a Fifa, diz porta-voz

Entidade descartou cancelar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014

Polícia usou bombas de gás em protesto em Salvador  Crédito: Juan Barreto / AFP / CP

Polícia usou bombas de gás em protesto em Salvador Crédito: Juan Barreto / AFP / CP

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) foi supreendida pelos protestos que acontecem em várias cidades brasileiras durante a Copa das Confederações. Segundo o porta-voz da federação, Pekka Ordiozola, “ninguém estava esperando” as manifestações, que protestam, entre outras coisas, sobre os gastos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Mesmo sem esperar que acontecessem as manifestações, segundo o porta-voz do Comitê Organizador Local da Copa das Confederações, Saint-Clair Milesi, a organização do evento estava preparada para diversos cenários envolvendo a segurança dos envolvidos no torneio.

“Do lado operacional, para as medidas de segurança, nós pensamos em muitos cenários, mas não esperamos que isso fosse acontecer. Você precisa estar preparado para qualquer coisa”, disse Milesi.

Milesi qualificou como um boato a informação de que a Itália planejava deixar a Copa das Confederações devido aos protestos. “A própria Itália está achando absurda [essa informação]”, disse o porta-voz do Comitê. De acordo com a Fifa, nenhuma seleção fez um pedido oficial para abandonar a competição.

Pekka Ordiozola descartou cancelar a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, não há como dizer se haverá mudança no esquema de segurança para o evento que acontecerá no Brasil no ano que vem. “Faremos análises após a Copa das Confederações, para avaliar o que deu certo e o que deu errado”, afirmou.

Sobre o apedrejamento de ônibus da Fifa em Salvador ontem, Ordiozola informou que ninguém ficou ferido porque os veículos estavam estacionados, vazios, quando foram alvejados por manifestantes. Segundo o porta-voz, o presidente da entidade, Joseph Blatter, que não está mais no Brasil, está sendo constantemente informado sobre os protestos no país.

Correio do Povo

___________________________

Mais notícias sobre as manifestações de ontem:

Movimento Passe Livre de SP diz que não convocará mais protestos

Governo admite possibilidade de convocar o Exército no Rio

Prefeitura de Porto Alegre estima R$ 825 mil em prejuízos

Dilma encerra reunião sem declarações para a imprensa



Categorias:Manifestações

Tags:,

2 respostas

  1. Joseph Blatter não está mais no Brasil? O dono do touro não deveria ser o primeiro a pegar nos chifres. Ah, o Joseph Blatter só quer os lucros! Ele passou os últimos anos acreditando que no Brasil o touro também viria em forma de bife, como aconteceu nas Copas anteriores.

Trackbacks

  1. Grita Brasil | gritabrasilblog

Faça seu comentário aqui: