Começa construção do Aeromóvel na PUC, em Porto Alegre

aeromovel_pucrs

Já começou a construção experimental do Sistema Aeromóvel na PUC do RS. Serão 100 metros.

aeromovel_pucrs2Em 2010, ano que vem, a idéia é inaugurar uma linha operacional de dois quilômetros.

O aeromovel foi idealizado há 30 anos pelo engenheiro gaúcho Oskar Coester, mas nunca saiu do lugar.

A única via em funcionamento no mundo é a de Jacarta, na Indonésia. O aeromóvel chegou lá há 20 anos.

Políbio Braga, 29/05/2009
Imagens: PUCRS

 

Para quem quiser lembrar da única linha do Aeromóvel rodando no mundo, em Jacarta, há 20 anos, assista este vídeo (em inglês).



Categorias:Aeromóvel

Tags:,

4 respostas

  1. Olha o Aéromovel, seria uma boa para Poa. porque assim o pessoal da zona Sul teria mzais facilidade para chegar no centro sem depender de ônibus.
    Os zona sulenses agradecem se essse projeto sair.

    Curtir

  2. Ah, mas irão dizer: e os motoristas e cobradores de onibus como ficariam ? Desempregados ? Ora, muitos iriam ficar desempregados. Outros seriam absorvidos pela demanda do próprio CONSÓRCIO, após reciclagem. Este é um custo do progresso. Agora, se querem continuar com os onibus, que para mim nada mais são do que um transtorno público, haja vista a poluição sonora e tóxica. Isso sem falar no potencial de acidentes de transito em que se tornam. Com o Aeromóvel, os acidentes envolvendo onibus cairia para zero. Menos acidentes, menos vítimas.

    Curtir

  3. Finalmente estão se dando conta de que o Aeromóvel é um meio de transporte eficiente, limpo, rápido e mais barato que o metro. Será que não estaria na hora dos empresários, donos de empresas de onibus urbanos da Capital, investirem, atráves da criação de um CONSÓRCIO, em linhas do Aeromóvel em Porto Alegre ? Linhas de norte a sul, leste a oeste, interligadas com os portais da cidade, deixando os onibus somente para atendimento ao interior dos bairros ? Imaginem uma linha do aeromóvel ligando o aeroporto a zona zul, através da perimetral, hoje existente e saturada ? Poderiam utilizar os corredores de onibus para cosntruirem as linhas do aeromóvel. O custo hoje de um quilometro de aeromóvel gira em torno de 30 milhões (incluindo as estações). Quanto se gasta para renovação de frota de onibus a cada quatro anos ? Creio que muito mais do que se gastaria em uma linha de 13 quilometros, por exemplo, que e a extensão da terceira perimetral.

    Curtir

  4. Que bela notícia. É um belo começo.
    Um Aeromóvel no Aeroporto seria triunfal.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: