Porto Alegre usa melhora na infraestrutura com Mundial para atrair prova de abertura da F-Indy

A infra-estrutura de Porto Alegre para o Mundial de 2014 aumenta as chances de a cidade sediar, no ano que vem, a abertura da Fórmula Indy. No início desta semana, representantes da segunda categoria mais importante do automobilismo mundial estiveram com o prefeito José Fortunatti para definir o traçado da prova de rua. Segundo nota publicada pela assessoria de imprensa do município, a proximidade com os países do Mercosul e as melhorias urbanas contam muitos pontos na escolha da capital gaúcha para a abertura do Grande Prêmio.

Preparado para a velocidade: rota escolhida pelos organizadores inclui o centro da cidade. Foto: Guilherme Santos / PMPA

Com 3,5 quilômetros de extensão, o trajeto escolhido pelos organizadores da Fórmula Indy privilegia a orla do Guaíba e o centro histórico de Porto Alegre, onde se concentram boa parte dos pontos turísticos da cidade. Começando pela Usina do Gasômetro, a pista segue pelas avenidas Beira-Rio (um pouco antes do estádio da Copa), Ipiranga, Borges de Medeiros, Loureiro da Silva e Mauá (endereço do Cais Mauá, uma das maiores obras gaúchas para o Mundial).

Em dezembro de 2010, quando começaram as tratativas, o vice-presidente de competições da Indy e membro do Conselho de Autódromos da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) sobrevoou Porto Alegre para conhecer as possíveis rotas da prova. Na ocasião, Tony Cotman adiantou o critério de escolha:  “Não queremos o lugar mais fácil, mas sim o ambiente mais atrativo. Porque o charme do circuito de rua é justamente mostrar o ambiente da competição com a beleza da cidade”.

Duplicação da avenida Beira-Rio, realizada para o Mundial, aumenta as chances de Porto Alegre sediar a prova. Foto: Andre Netto / PMPA

Depois da quarta reunião com os dirigentes da Indy, Fortunatti declarou que a próxima etapa do projeto é discutir sua viabilidade financeira: “Vamos buscar firmar parcerias com empresas privadas, governos estadual e federal”. De acordo com a assessoria do prefeito, a prova deverá acontecer em março de 2012. Ao contrário do que foi publicado no jornal Diário de Canoas, da região metropolitana, a corrida ainda não tem data certa.

De Olho em 2014

Share



Categorias:COPA 2014, fórmula indy

Tags:,

5 respostas

  1. IF YOU BUILD IT, THEY WILL COME!!!..

    Built what?

    Com que grana? a PMPA não tem condições de fazer coisa nenhuma. Não faz nada…sequer consegue limpar a cidade. A grana é toda externa…seja da União ou de investimentos privados.
    Foi por isso que eu falei. Se a PMPA não tem condições nem de cuidar do próprio rabo e de fazer o básico dos básicos…como é que quer alardear circuitos de fórmula Indy? Me explica essa mágica administrativa!

    THEY WILL COME ONLY IF BASIC CONDITIONS EXISTS.

    Curtir

  2. IF YOU BUILD IT, THEY WILL COME!!!..

    Built what?

    Com que grana? a PMPA não tem condições de faer coisa nenhuma. Não faz nada…sequer consegue limpar a cidade. A grana é toda externa…seja da União ou de investimentos privados.
    Foi por isso que eu falei. Se a PMPA não tem condições nem de cuidar do próprio rabo e de fazer o básico dos básicos…como é que quer alardear circuitos de fórmula Indy? Me explica essa mágica administrativa!

    THEY WILL COME ONLY IF BASIC CONDITIONS EXISTS.

    Curtir

  3. Alguem diz pro Augusto ai acima que, para sediar eventos internacionais, investimentos sao feitos. Estes investimentos se bem administrados podem resolver esses problemas que tu ti referes. Esse discurso piegas de “mas e o leitinho das criancas?” nao funciona, nao ha interesse nisso e muito menos mobilizacao das pessoas de bem, so’ petistas fazem isso. O motivo que as coisas mudam e melhoram e’ por, na maioria das vezes, pura necessidade. IF YOU BUILD IT, THEY WILL COME!!!

    Curtir

  4. É mesmo. Vai ser foda desviar dos monturos de lixo e da vegetação que invade os passeios da cidade. Na boa. Eu me irrito quando leio algo como essa notícia. nada contra o blog..que apenas repercute as informações e traz as notícias…mas contra essa politicagem barata e rasteira que, EM VEZ de administrar as urgências e necessidaddes básicas da população…adora holofotes, câmeras e tapetes vermelhos.
    Olhem nossa saúde..olhem a limpeza urbana e segurança..olhem a orla. Tudo abandonado. A cidade continua cada vez mais suja e desorganizada. Enquanto isso, nossos gestores propagandeiam circuitinhos de Fórmula Indy. Na boa! Não é disso que a cidade precisa. Nós queremos ser mais bem tratados pelo Serviço Público. Poa subverteu a máxima romana. Aqui é só Circus et Circus….(circo no sentido pejorativo do termo…pois esse nossos gevernantes estão mais pra palhaços do que gestores).
    Ingressamos definitivamente na Era do vazio e das falsas aparências.

    Curtir

  5. ta loouco… vai ser FOOOOOOOOOOOOOOOOOOOODA

    hehe

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: