Ministro das Cidades confirma até R$ 2,4 bilhões para o metrô da Capital

Ministro das Cidades anunciou até R$ 2,4 bilhões para a construção do metrô de Porto Alegre Foto:Jonathan Heckler / PMPA

Em visita à Capital na tarde desta segunda-feira, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, declarou que o projeto do metrô de Porto Alegre deve, finalmente, sair do papel. O ministro anunciou oficialmente que o PAC da Mobilidade irá contemplar o projeto. O governo federal irá destinar até R$ 2,4 bilhões para a obra.

Durante uma visita às obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) da prefeitura, que também receberam recursos do governo federal, o ministro destacou que a capital gaúcha é a primeira cidade a ter recursos garantidos pelo programa.

No mesmo evento, o prefeito da cidade, José Fortunati, explicou que o projeto será entregue ao ministério até o início de abril. O esboço atual da obra tem custo estimado em R$ 2,1 bilhões.

O prefeito ressaltou ainda que adaptações ao original podem ser feitas. O problema que precisa ser solucionado é o do terminal Centro – Azenha. Para a construção desse trecho, uma série de desapropiações precisaria ser feita, elevando bastante o custo final da obra, que tem 15 quilômetros de extensão.

Caso esse trecho seja suprimido, um novo traçado deve ser criado contemplando, então, o terminal Triângulo (na Avenida Assis Brasil) – Fiergs. Fortunati destacou ainda que não há previsão para que as obras sejam iniciadas.

Fonte: zerohora.com



Categorias:COPA 2014, Metro Linha 2

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23 respostas

  1. Entendi.

    Já que não há relação de um com o outro, a sua revolta se justifica pelo custo-benefício do metrô. A região da Assis Brasil é uma das mais densas de Porto Alegre, com uma quantidade de ônibus e pessoas enorme. E Porto Alegre já é uma cidade densa. Se houvesse algum estudo de viabilidade de metrô em todas as cidades do mundo, acredito que a ZN de POA estaria entre as mais urgentes para este investimento. Pena, não posso te comprovar com dados. Apenas com a experiência, que é ver 30 ônibus enfileirados nos corredores e paradas de ônibus cuspindo gente às 9 e meia da noite.

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  2. “PS: Esta sua ideia de implantar um Distrito Industrial na Zona Norte… o que tem a ver com a construção ou não do metrô?”

    Não tem nada a ver. Exatamente por isso. Você acertou.

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  3. Prezado Augusto.

    A densidade da Zona Norte, a quantidade de pessoas que circulam por lá e a saturação do corredor da Assis Brasil justificam a implementação do metrô. Simples. Ponto final.

    PS: Esta sua ideia de implantar um Distrito Industrial na Zona Norte… o que tem a ver com a construção ou não do metrô?

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