Pesquisa indica péssima qualidade do ar na Redenção

Avenida João Pessoa é apontada como a via mais crítica no entorno

Horário da manhã é o mais prejudicial para os frequentadores

O Parque da Redenção, uma das mais tradicionais áreas de lazer de Porto Alegre, sofre bastante com a poluição causada pelo transporte público. As avenidas João Pessoa e Osvaldo Aranha, duas das vias que delimitam a área verde, são locais em que a qualidade do ar é péssima. A João Pessoa consegue ser ainda pior em função do grande fluxo de veículos na região, principalmente lotações e ônibus.

Os dados surpreendentes sobre o entorno do parque, onde muitas pessoas realizam exercícios físicos diariamente, fazem parte do trabalho de conclusão do estudante Maurício Moresco, do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (Ufcspa), denominado Avaliação da Dispersão dos Poluentes Atmosféricos em um Parque Urbano.

A professora de farmacologia da Ufcspa e coordenadora da pesquisa, Cláudia Rhoden, explica que o trabalho surgiu da curiosidade de conhecer como era a qualidade do ar nos parques. “A Redenção foi escolhida pela proximidade com a universidade e pelo fato de centenas de pessoas circularem todos os dias no local”, destaca.
O monitoramento do parque foi realizado em setembro do ano passado, durante uma semana. As medições foram feitas das 8h às 9h e das 17h às 18h, horários de pico. O grupo mediu dois poluentes, ambos produzidos por veículos: o material particulado fino (proveniente do atrito do pneu dos carros no asfalto) e o NO2 (o dióxido de nitrogênio, originário da queima do combustível – diesel e gasolina).

As medições foram realizadas nas outras duas avenidas que circundam a Redenção, Paulo Gama e José Bonifácio. A análise foi feita no entorno do parque e na parte interna, no trecho entre o Monumento ao Expedicionário e o espelho d’água. No entanto, as avenidas João Pessoa e Osvaldo Aranha foram as que realmente impressionaram pelo excesso de poluição.

“O mais grave é que é muito alta a presença de material particulado fino nestes dois pontos do parque em função do grande fluxo de automóveis”, comenta Cláudia.

Jornal do Comércio



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11 respostas

  1. Mercedes-Benz exporta motores brasileños movidos a gas natural hasta para Alemania, y con el gas no hay ninguna generacion de material particulado, pero el biodiesel es más sencillo para se implementar y no torna más caro el mantenimiento de los vehículos.

  2. Não é de hoje que eu sou favorável ao uso do biodiesel nos ônibus e lotações, e até para veículos leves.

    http://cripplerooster.blogspot.com/2010/12/biomassa-e-qualidade-dos-combustiveis.html

    http://cripplerooster.blogspot.com/2010/07/pq-o-interesse-por-biodiesel-e-o-uso-de.html

    http://cripplerooster.blogspot.com/2009/08/biodiesel-uma-alternativa-ser-encarada.html

    E agora com a ampliação da rede coletora e do tratamento de esgoto ainda poderia ser aproveitado o biometano (dizem que o gás reaproveitado de esgotos é mais puro que o de aterros sanitários). A alguns anos atrás a Agrale até oferecia uns chassis de microônibus a gás.

  3. Propagando sempre foi a alma do negócio (petista). Mas é fácil fazer com que uma propangando mentirosa se transforme numa coisas extraordinária, quando se tem um exército de alienados sob a batuta de sindicatos, pseudo-organizações sociais, CCs e funcionários públicos, servindo como massas de manobras de um partido.

  4. e sempre falavam com orgulho que usavam um dieesel diferenciado e tudo mais.
    Que palhaçada.

  5. Pior, botar 5% de biodiesel num combustível destes é o clássico caso de “melhoria do cocô”. hehe

  6. 5% de biodiesel não faz a mínima diferença, se o resto do combustível é sujo com 500/1500 partes de enxofre por milhão.

    Na europa e no Japão eles estão usando diesel s10 e aqui no Brasil não conseguimos adotar, pelo menos para as grandes cidades, o diesel s50.

  7. Tem informações de 2007, portanto mais recente que essa da Petrobrás ( em 1992) que tinha um acordo da PMPOA com o grupo Ipiranga de 02/08/2007, como esta isso agora???

    link de origem:
    http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=609211&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=744718&Titulo=%D4nibus%20da%20Carris%20circular%E3o%20abastecidos%20com%20biodiesel

    Ônibus da Carris circularão abastecidos com biodiesel

    Trechos destacados por mim da reportagem, abaixo:

    “A partir da próxima semana, os 335 ônibus da Companhia Carris Porto-alegrense passarão a circular abastecidos com biodiesel.

    A utilização do combustível menos poluente será oficializada hoje, às 11h, quando a empresa assina um aditivo de contrato com a Ipiranga.

    De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, a Carris será a primeira companhia de transporte urbano no Rio Grande do Sul a usar o biodiesel. Dessa maneira, a empresa estará antecipando-se à obrigatoriedade – estipulada pela Lei Federal 11.097/05 – de adicionar 2% de biocombustível ao diesel metropolitano a partir de 2008. De acordo com a legislação, a mistura obrigatória passará para 5% a partir de 2013.

    Para cumprir a meta, a Carris vai consumir o equivalente a 20 mil litros de biodiesel por mês. Diariamente, a companhia transporta 240 mil passageiros em 26 linhas. A frota de ônibus percorre um total de 70 mil quilômetros por dia e consome um milhão de litros de diesel metropolitano a cada mês.”

    “Em 1992, foi a primeira empresa de ônibus do País a usar o diesel metropolitano, que possui teor de enxofre 75% inferior ao óleo diesel comum. Após os testes, o combustível passou a ser obrigatório a todas as empresas de transporte coletivo de Porto Alegre. Atualmente, além de antecipar o uso do biodiesel, a Carris se propõe a testar o uso de gás natural.”

  8. Na administração passada (AP) tinha um uso via Petrobrás de um combustivel com menos poluentes nos onibus da CARRIS, onde foi parar essa utilização??
    Lembro muito bem..isso era anunciado nos onibus… o que utilizam agora e por que?

  9. O Julião tem toda razão, é uma vergonha nossos ônibus usarem esse tipo de combustível ainda. Considerando o valor absurdo que pagamos por uma passagem…

  10. Poderiam usar biodiesel nos onibus…

  11. O diesel usado nos ônibus de Porto Alegre é um dos mais sujos do Brasil.

    Outras capitais, que já usam um diesel mais limpo (s500 = 500 partículas de enxofre por milhão), logo passarão a contar com o dieses S50, enquanto nos continuaremos com nosso diesel s1500, s2000 ou pior. Não existe motor, por mais regulado que seja, que melhore essa situação. Tudo consequência de uma empresa estatal que não investe na modernização de suas refinarias, apesar dos bilionário LUCROS e investimentos realizados no fundo do mar.

    Quanto a isso, nossos (pseudo)ecologistas ficam surdos e mudos… Claro, pois não se trata de “especulação imobiliária”, mas de poluição do meio ambiente mesmo e isso, pelo jeito, não importou para a causa.

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