A Copa da politicagem, por Hiltor Mombach

Luigi disse que “o objetivo sempre foi sediar a Copa do Mundo”. Não engana, presidente, que o torcedor não gosta. O Inter assinou termo de compromisso para sediar a Copa das Confederações. Queria a Copa das Confederações. Piffero está convicto de que o clube perdeu a competição ao parar a reforma do Beira-Rio, que ele começou. O ex-presidente concedeu entrevista (na íntegra no meu blog http://www.correiodopovo.com.br), onde diz: “Perdemos porque a construtora Andrade Gutierrez pediu para que o Inter parasse com a reforma e o clube atendeu. Ficamos de joelhos pedindo que a construtora se dignasse a assinar o contrato para reformar o estádio. Nós e o Rio Grande do Sul. Pergunto: será que ela quer mesmo reformar o estádio? Chega de tanta humilhação. Perdemos a Copa das Confederações e, do jeito como as coisas estão andando, vamos perder a Copa do Mundo”. O ex-vice Affatato é enfático: “A construtora quer hipotecar o clube”.

Há outro ingrediente nesta questão. Escrevi vai algum tempo: “Ouvi uma versão que repasso. A presidente Dilma é colorada e teria sugerido em recente reunião em Bruxelas a Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que gostaria de ver Porto Alegre como uma das sedes da Copa das Confederações. Valcke teria silenciado e dito depois que atenderia ao pedido desde que o contrato entre Inter e Andrade Gutierrez estivesse assinado. Pode ser verdade. Como pode não ser descabida uma outra versão, a de que Teixeira vai tirar a Copa das Confederações de Porto Alegre em retaliação ao descaso como vem sendo tratado pela presidente”.

Vejam o que escreveu Jamil Chade, correspondente do O Estado de S.Paulo em Zurique, ontem: “A Fifa e a CBF vão mandar nesta quinta-feira um recado claro de desagrado à presidente Dilma Rousseff por sua resistência em aprovar a Lei Geral da Copa atendendo às exigências das entidades esportivas. Nesta quinta, em Zurique, a Fifa anuncia o calendário do Mundial de 2014, com o anúncio de todos os jogos, sedes e quantidade de partidas em cada local. Mas, ofuscada pela crise declarada entre a Fifa e o governo, o evento vai escancarar a guerra. Como recado político, a Fifa vai barrar a participação do Beira-Rio em Porto Alegre da Copa das Confederações de 2013. Oficialmente, a entidade vai alegar que o problema é a falta de um contrato para as obras no estádio na capital gaúcha. Mas usará a ocasião para mostrar que pode mesmo punir o governo se o Palácio do Planalto mantiver sua postura de resistência às leis da Fifa”.

Dias atrás ouvi que o Inter seria excluído da Copa das Confederações por não ter enviado para a Fifa o cronograma da reforma. Trata-se de um caso onde o papel seria mais importante do que a obra, pois o Beira-Rio existe. De tudo o que eu ouvi, e posso não ter ouvido tudo, concluo: a política jogou mais alto. Mesmo em reforma a todo vapor, o Beira-Rio perderia a concorrência para uma arena projetada para ser construída em Marte desde os marcianos cumprissem o ritual financeiro, dos “interésses”. Para completar: o Rio pode ficar sem ver a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Que país é este que permite tal disparate da bandida Fifa?

Hiltor Mombach – Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Copa das Confederações 2013

Tags:,

5 respostas

  1. Obrigado FIFA por excluir Porto Alegre da Copa das Confederações!

    Foi merecido. Uma cidade que é contra o Pontal do Estaleiro, é indiferente ao Cais Mauá e quer ser isolar do mundo não merece eventos tão grandiosos. Tomara que a partir de agora mudemos a nossa postura frente a grandes projetos.

    Curtir

    • Prq nao se muda para outro lugar entao??? Juro que nao entendo esse povo!! Cara, se eu odia-se o lugar onde moro, tanto como vcs odeiam o RS e POA, eu me mudaria!! simples!!! Nao teria como ficar em um lugar que supostamente e’ o pior do mundo, com o povo mais feio do mundo onde tudo e’ o pior do mundo e o resto dos bla bla blas PIOR DO MUNDO!! kkkkkkkkkkkkk!!! como por exemplo: “Bah, nao deu! tive que sair! Vou pra outro lugar”! mas nao! e’ justamente essa gente QUE NAO SE MUDAM!!!! Essa meneira ridicula e imatura e altamente emotiva de se espressarem ja esta cansando e nao ajuda em nada, ate’ pelo contrario piora e azeda mais ainda LEVANDO O “GRE-NAL” para o lado politico e PESSOAL.
      Culpem os culpados, nao saiam por ai xingando a todos e desmerecendo tudo e todos prq a coisa nao saiu da meneira que quiseram.

      Curtir

      • Você não mora em Porto Alegre não é?

        Aqui TODO O DIA se ouvem críticas e represálias à Copa, dizendo que é desperdício de dinheiro, que vai ter muita roubalheira, que as construtoras vão lucrar muito, que vai ter muita gente desalojadas com as obras, que as obras não andam, que a cidade vai parar em dias de jogos, que…. MEU DEUS JÁ CHEGA!

        Por que não enxergam como uma oportunidade de embelezar a cidade, de aproveitar os recursos do governo federal para grandes obras e de mostrar a cidade pelo menos para os latino-americanos???

        Curtir

        • Em TODOS OS LUGARES DO MUNDO tem esse povo!! Nao e’ exclusividade de POA! Exemplo, a formula 1 queria realizar uma corrida no Liberty State Park, que fica no outro lado de NY, a melhor vista possivel, e os FREQUENTADORES do parque fizeram um “abraco” ao parque para NAO REALIZAR a corrida la. Agora, o lugar e’, um semi-banhado, que foi aterro de lixo nos anos 60-70, numca teve nada la, nos filmes, esse lugar era sempre onde a mafia enterrava seus corpos e mesmo assim disseram NAO. Ate’ as olinpiadas em NY tinha UM MONTE de gente contra, nem o prefeito estava muito entusiasmado. CAPICE?
          Agora, a minha observacao e’ que esse tipo de atitude de atirar insultos no ventilador, nao ajuda, como disse acima. Entendo a frustracao e sensacao de impotencia que estes acontecimentos trazem, mas temos que ser mais objetivos, culpar os CULPADOS, sempre, numca deixem-os escapar com suas “provincianises” e devemos construir uma visao em comun e de longo tempo. Vcs terao que controlar suas emocoes e insultos generalizados. E nao querendo quebrar mais os espiritos, mas este e’ o momento historico que vivemos, a esquerda e seu primitivismo esta a toda pelo mundo inteiro, quem imaginava que um socialista seria presidente dos EUA algum dia??? No entanto o Obama esta ai!

          Curtir

  2. Pronto, agora a Dilma é colorada e é tudo conspiração.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: