Pontos Interligados – Novo sistema para monitorar a frota de ônibus

Contribuindo com a evolução social e visando solucionar problemas urbanos enfrentados atualmente, a Pontos Interligados desenvolveu um sistema que viabiliza de maneira ímpar o monitoramento de toda frota de ônibus da cidade com significativas reduções de custos: o Sistema Pontos Interligados.

A Pontos Interligados apresenta um sistema destinado a tornar o transporte coletivo mais atrativo, qualificando-o com tecnologia e design. O sistema Pontos Interligados é formado de módulos dotados de câmeras de segurança e monitores de alta resolução, instalados em pontos de ônibus, de onde estabelecem uma comunicação entre si, fomentando uma rede de dados que proporciona aos usuários, maior facilidade de locomoção, segurança, interatividade e integração social.

O Sistema Pontos Interligados foi desenvolvido dentro da expectativa de qualificar o transporte público por meio de medidas concretas capazes de, sobretudo, impactar positivamente a população, restabelecer confiança e melhorar a percepção sobre o transporte público, motivando a população a optar por esta modalidade de locomoção.

Mobilidade

Painel informativo

Permite que os usuários visualizem:

•Previsão de chegada do ônibus;

•Mapa de itinerários.

Painel Interativo

Permite que os usuários tenham um contato direto com o Sistema, de onde extraem qualquer informação relativa à sua mobilidade:

Facilidade e Acessibilidade Universal

A facilidade de uso do Sistema permite o usuário administrar melhor seu tempo e sua locomoção. Além disso, facilita que portadores de deficiência visual solicitem o embarque de seu ônibus, através do uso de um teclado adaptado em braile, acionado através do toque.

Segurança

A Pontos Interligados direciona o olhar no atendimento aos passageiros, essencialmente nos pontos de ônibus, oferecendo segurança por meio de câmeras de vigilância. Os dados são armazenados localmente e podem ser solicitados a qualquer momento, podendo haver o compartilhamento das imagens em tempo real com órgãos responsáveis pela segurança.

Canal direto entre município e cidadão

A capacidade de divulgação de uma mensagem dentro deste sistema é poderosíssima:

Um agente municipal pode usar o sistema para enviar avisos de utilidade pública ou cultural totalmente direcionado a um bairro, uma quadra, uma rua, como:

Aviso sobre corte de luz ou água temporário em determinada região;

Aviso sobre bloqueio de ruas para execução de obras rodoviárias;

Aviso sobre os postos de saúde mais próximos da parada de ônibus, que estão participando das campanhas de vacinação.

Copa 2014

O Sistema Pontos Interligados contribui para o turismo local, refletindo mudanças positivas para o período da Copa do Mundo em 2014, quando a cidade receberá grande número de turistas. Assim, a cidade estará preparada para recebê-los com excelência, atendendo as exigências da Fifa, relacionadas à segurança e mobilidade, podendo se tornar referência brasileira em transporte público.

Veja o vídeo de apresentação clicando aqui.

 

Fonte: http://www.pontosinterligados.com.br/



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , ,

38 respostas

  1. Fiz uma tabela comparativa do preço da passagem em Porto Alegre com a inflação.

    https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0ApYvrMDj8j-kdEl0U3l1dklMYkp5M3dTR1llQkhndXc#gid=1

    Veja aumenta acima da inflação… Mais ou menos o dobro da inflação!

  2. Acabei colocando muita coisa negativa nos meus últimos comentários. Vou tentar contribuir!
    1. Não daria para usar também as TVs que tem ou tinha dentro de alguns ônibus para informações relevantes ao trajeto? Nessas TVs só passa horóscopo…
    2. E se usasse um sistema similar para a rodoviária de PoA, indicando as próximas partidas com a lotação de passageiros? As TVs que tem nos guichês de venda de passagem só passa previsao do tempo e campanha contra a dengue.

  3. Para mim, mais eficiente sistema de informações de transporte do mundo é o TfL, de Londres.

    Achei excelente este projeto. É indubitavelmente um qualificador para o transporte público de Porto Alegre.

    A prefeitura recentemente divulgou que pretende no mobiliário urbano inserir algo do tipo, será esse o escolhido? Há alguma comunicação com a equipe responsável por desenhar o novo mobiliário urbano da cidade?

  4. O projeto certamente é muito bom! Desejo sorte para a equipe que, provavelmente, vai acabar vendendo suas idéias a países ricos e com mentalidade avançada.
    Levando em conta a realidade de POA, concordo que um sistema mais simples já daria conta do recado, sobrando recursos para outras melhorias (demanda é o que não falta).
    As paradas de ônibus de Dublin contam com um painel simples mostrando as previsões de chegadas, que são atualizadas e monitoradas por GPS. Também contam com um aplicativo para smartphone, onde se pode visualizar os ônibus em tempo real, função que se pode verificar também no site da empresa de ônibus.

    http://www.dublinbus.ie

  5. Curto muito as ideias de vocês! Isso que é legal neste blog: o debate e a troca de ideias!

    Olha, qualquer que seja a proposta implementada, vai ser melhor do que existe hoje em dia. Quem dera alguém da Comunicação Social ou do Gabinete do Prefeito acompanhasse este blog. Afinal, vocês fazem um trabalho que originalmente é da Prefeitura: propor ideias e buscar soluções.

  6. Nao pode deixar esse pessoal tentar criar nada, porque no Brasil geralmente sai m*. E’ melhor gastar um dinheiro com passagens e mandar essa gente copiar o que se faz na Europa. Pronto.

  7. Se o sistema for aberto e permitir a leitura dos dados todo mundo poderá saber se os ônibus estão cumprindo o horário ou não, transparência total!

    Este sistema pode ir muito mais além, a análise dos dados de deslocamento dos veículos pela cidade permitirá uma análise mais precisa do fluxo de veículos e até rotas alternativas podem emergir destas análises.

  8. Sou contra este sistema… caro, de fácil vandalismo e difícil manutenção.

    Prefiro o existente em Lisboa com um painel simples com display de 7 segmentos ou o proposto pelo meus alunos de graduação, mais simples e barato ainda:

    https://www.studentaward-brazil.com/idea.php?id=574

    • QRCode não, pelamordedeus… kkk

      • Felipe, QRCode é uma das opções. A outra é a URL com o link para informações da parada (na verdade o QRCode é um atalho para esta URL) e a outra forma de acesso é APP. Com as APP Stores da Apple, Android, Nokia,… é uma barbada instalar este tipo de programa no celular.

      • TUdo bem, concordo que estou implicando com os qrcode. De qualquer maneira, esse sistema tem os prós que listaste mas requer smartphone e internet nele, certo?

        • O app requer sim smartphone.
          Mas 95% dos celulares hoje possuem acesso a internet via GPRS+WAP. Portanto, no pior dos casos, eles poderiam acessar a página com informações sobre a parada utilizando a URL que seria colocada junto com o QRCode:
          http://www.bus-tracking.com/5.cfm?p=181-intelligent-system-bus-coach-stop-bus-smartphone-system-mobile-phone-qr-code

          Outra opção, é obter informações via SMS. Um colega meu da UFRGS já tem o sistema pronto onde se manda um SMS para um determinado nr com o NR do onibus que se deseja obter informações, e recebe como resposta um SMS com os 3 próximos horários de saída do onibus do terminal.
          No momento que a prefeitura tiver pronto a tabela com os tempos de chegada dos onibus em cada parada, daria para mandar um SMS com o nr da parada e obter como resposta o tempo de chegada dos próximos onibus ali.

    • É aquela história… quando queremos inovar demais, é pq tem algo errado e dificilmente acaba saindo do papel.

      Temos atualmente o sistema de informações de transporte mais atrasado do mundo: zero de informação na parada… e de uma hora para outra querem projetar o mais avançado: que nem países de 1o mundo possuem.

      Estes paineis por serem absurdamente caros ficarão no máximo nas paradas mais movimentadas enquanto todas as outras ficarão ao deus dará… isto se sair pois pelo custo elevado estou duvidando.

      Enquanto isto há centenas de outras soluções muito mais simples e viáveis que seriam tão úteis quanto.

    • Tu entendeu a parte do patrocínio bancar as placas?

      • Não tinha visto… mas ainda assim duvido que isto se torne rentável, a não ser em uma ou outra parada mais movimentada. Vão roubar/depredar estas TVs na primeira oportunidade.

        • Tu leu a parte onde dizem que vai ser a prova de vandalismo? Que tem câmeras de segurança e que algumas serão ligadas diretamente com a Brigada?

        • Eu só estou sendo cético… acho que não inventaram nada ainda a prova de vandalismo em POA.

          Vão pixar a tela e vão ter que trocar o plástico a cada semada. Também acho que só vai ser viável economicamente nas paradas mais movimentadas. As outras vão ficar a ver navios.

  9. Mostrar o itinerário é essencial. Qualquer pessoa sem conhecimento prévio poderá ver qual ônibus é mais adequado às suas necessidades, ao invés de ter que perguntar ao motorista de cada ônibus se “passa em tal lugar”. Para os turistas também vai ser uma enorme facilidade.
    Muito legal!

  10. O sistema é bem amplo o legal de ter cameras é que ajudaria a cuidar das paradas e principalmente das pessoas.

    Sem custos par a prefeitura, isto é fantástico! Mesmo modelo do Google em troca de espaço para publicidade alto retorno para a sociedade.

    Quando a robustez do sistema pode usar vidros 3M que tal, ali tem 1 milhão de dolares.

    • Isso é verdade, até nossos celulares e tablets usam isso, Mas a carcaça continua sendo o ponto fraco.

      • Oi Felipe,

        Como disse no tópico anterior. O projeto não é indestrutível. Mas ele foi desenvolvido pensando nisso. Tecnicamente falando o material aguenta até mesmo disparos de armas de baixo calibre (mas a gente espera que não precisemos chegar a tanto). Em pontos de maior incidência de assalto e depredação, podemos compartilhar o sinal da câmera do alarme com a brigada.

        Embora eu saiba que a tecnologia evolui a cada dia, poucas são as pessoas de idade que se atrevem a utilizar um caixa eletrônico.

        O equipamento deve ser simples, mas também oferece ferramentas para quem tem mais familiaridade com celulares e um monte de botões.

        Quem tem celular modernoso pode usar as ferramentas para celular. Quem não tem, aproveita as informações que podem ser disponibilizadas nos painéis.

  11. Sou contra esse tipo de proposta… O que melhora o transporte coletivo é otimização das rotas reduzindo o tempo dentro do ônibus, redução de preço e redução do tempo de espera na parada.

    • otimização de rotas -> mais linhas -> mais trânsito -> menos espaço para trafegar

      • Não vejo dessa maneira…
        Otimização das rotas -> menos tempo dentro do ônibus ocupando espaço nas ruas -> menos trânsito -> Mais espaço para trafegar

      • Menos carros também, pessoal.

        Mas o monitor não é mutuamente excludente com as otimizações, Pablo.

        • Tens razão Felipe… quem sabe esse é o primeiro passo de uma série de melhorias no transporte coletivo! tomara!

          É que me preocupo com soluções eficientes que não são eficazes… Temos aeroportos que são como shoppings e contam até com cinema, no entanto tivemos o apagão aéreo.

      • Me parece que “melhorar o transporte coletivo” é na verdade uma série de medidas. Nós não estamos propondo a solução de todos os problemas.

        Nós estamos propondo um sistema de informação ao usuário que também ajuda na gestão de frotas. A gestão de frotas não é transparente para o usuário, mas é uma ferramenta que ajuda na identificação de demanda, velocidade comercial, etc. Com base nestas informações o agente municipal pode intervir com mais precisão na busca da otimização das rotas, ok?

        Mas colocar mais ônibus nas ruas gera mais custos para empresas de ônibus, e isso sempre reflete na tarifa, que, grosso modo, é a divisão destes curtos pelo número de passageiros. Quanto menos passageiro, mais cara a tarifa.

        O que estamos tentando propor é apenas uma maneira de tornar mais transparente o transporte coletivo para o público, e levar um pouco de informação, acessibilidade e segurança para os pontos de ônibus. Sabemos que isso é só uma pequena parte do que precisa ser feito para realmente melhorar o sistema como um todo.

  12. Custa ser só assim?

    Simples, eficiente, econômico, sem vandalismo.
    Pra mim já basta o nome da linha e a previsão de chegada.

    Não quero um “CANAL VOCÊ” nas ruas.

    • A menos que deixem a previsão de chegada de ônibus fixa em uma parte da tela.

    • Bem colocado… não tem porque criar um mastro e uma estrutura nova, se já existe a parada de ônibus.

      • Boa tarde a todos. Johnnie, a parte de utilidade pública é fixa realmente. A prioridade é a informação ao usuário. A publicidade é opcional. No entanto, é com ela que o serviço pode ser realizado sem custos para a prefeitura, pois equilibra os gastos com manutenção.

        Os equipamentos são blindados, e possuem alarme e sensores contra vandalismo. Nada impede porém que alguém use explosivos ou entre com o caminhão por cima. Por isso projetei algo modular, de fácil reposição.

        Até onde sei, as paradas de ônibus vão ser licitadas este ano. Mas o equipamento pode ser pendurado na própria estrutura sem problema algum.

        • O legal é ter uma parte isolada com
          “onibus 1… x minutos
          “onibus 2… y minutos

          Tudo bem ter publicidade, eu nao tinha lido que vai ter custo 0 a prefeitura, e isso é bom. O interessante é não deixar que coloquem aquele “canal você” lá ocupando a tela inteira.

      • Hmmm se esse post realmente é do criador, parabéns pela projeto 🙂

  13. Achei muuuuuuuuuuuuuuuuito legal. Só temos que torcer que não quebrem todos.

Deixar mensagem para aguasbrasileiras Cancelar resposta