Desaba mais um trecho da ciclovia da Av. Ipiranga

Talude do arroio Dilúvio cedeu na esquina da Av. Ipiranga com a rua São Manoel

Trecho afetado fica na esquina com a rua São Manoel.
Foto: Isabelle Rieger/Sul21

Mais um trecho da ciclovia da Av. Ipiranga desabou nesta terça-feira (30). Em razão da forte chuva que atinge Porto Alegre, o talude (paredão em declive, feito de pedras, que cerca o curso d’água) do arroio Dilúvio cedeu na esquina com a rua São Manoel. A EPTC bloqueou a faixa da esquerda da Av. Ipiranga, sentido Centro-bairro, entre as ruas Ramiro Barcelos e Silva Só. Conforme a empresa, o trecho ficará bloqueado “até o fim do evento climático”.

Em julho de 2023, uma parte do talude já havia cedido, perto do Planetário. Em setembro, mais um trecho da ciclovia desabou, próximo ao cruzamento com a avenida Silva Só, sentido bairro-Centro. No mesmo mês, a Prefeitura interditou preventivamente a ciclovia da Av. Ipiranga em toda sua extensão, desde a avenida Borges de Medeiros até a Antônio de Carvalho. Um primeiro trecho já havia desmoronado em junho, perto da PUCRS, e estava em reconstrução quando os outros dois sofreram avarias. O primeiro trecho a ser liberado vai da Av. Edvaldo Pereira Paiva até a Av. João Pessoa.

Link: https://sul21.com.br/noticias/geral/2024/04/desaba-mais-um-trecho-da-ciclovia-da-av-ipiranga/



Categorias:Meio Ambiente, Meios de Transporte / Trânsito

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27 respostas

  1. Eu vou ir contra a corrente: essa ciclovia já nasceu ruim. Já era ruim quando estava pronta.

    Em vários trechos em que há os postes de luz, a ciclovia fica estreita sem mais nem menos.

    Foi feito do jeito mais barato possível só pra contabilizar quilômetros na meta de ciclovias. A gente usa porque é o que tem. Mas não é boa.

  2. Acabei de ter a notícia de que pode desabar a pista da Av. Ipiranga a qualquer momento.

    Altura do número 5.000 (próximo da esquina com Rua Guilherme Alves e Barão do Amazonas)

  3. Em outubro tem eleição e, salvo a orla, o que foi feito pela direita nesses últimos 8 anos?

    • A orla por si só recebeu centenas de milhões de reais em investimento, não pode ser descartada.

      Além disso, teve substituição de todas as lâmpadas da rede pública por LED, reforma da Usina do Gasômetro, revitalização do Quadrilátero Central e do Viaduto da Borges no Centro, reforma do Mercado Público, programas de incentivo à regeneração urbana do Centro Histórico e do 4° Distrito, viabilização da obra do Pontal, concessão do Parque Harmonia para que se torne um parque temático, a instalação de placas de rua e de relógios de rua, e a modernização das paradas de ônibus.

      • Pode citar algo que esteja pronto? Algo que tenha sido bem feito? Só citou obras inacabadas ou porcamente executadas.

        • Finalizadas e bem executadas: trechos 1 e 3 da orla, substituiçao por lampadas LED, reforma do Mercado Público, Pontal, placas de rua e relógios de rua. Usina finaliza este mês. Abrigos de ônibus centenas já instalados pela cidade.

          • Tu já foi ao Mercado? A reforma foi um lixo que levou anos para ficar concluída. Sujo e totalmente mal acabado. A Usina está em reforma tem quase uma década e ainda não está pronta (e será entregue inacabada). Abrigos de ônibus caindo os pedaços por toda a cidade, não substituíram nem metade. Relógios de rua eu nem vou comentar, totalmente desnecessário e serve apenas para formalizar espaço para mídia na rua.

            Porto Alegre sempre se contenta com o mínimo do mínimo.

            • Sem contar a porquice e o relaxamento da prefeitura na troca do calçamento da Rua da Praia. Chega ser criminoso o que estão fazendo. Trabalho porco, igual a todo que tem sido feito na “revitalização” do centro. Um total desrespeito com o dinheiro público, além de perder uma grande oportunidade de qualificar a região. Sem contar que abriram em dezembro a rua da praia e depois remendaram com cimento para não prejudicar o comércio. Por que não pensaram nisso antes?

              Sem contar também a novela do esqueletão, e a falta de um plano de mobilidade urbana para a cidade.

              Eu até pensei que o Melo iria fazer uma gestão boa, mas tem sido ladeira abaixo. Muita parceriazia, muito marketing e pouco resultado. Não se vê uma grande obra na cidade. Paradas novas são bem-vindas, mas um novo modal de alta capacidade parece ser pecado na cabeça dos “liberais” que estão na prefeitura.

              • Rua da Praia é o legítimo “era melhor deixado como estava”. O que foi feito ali é um crime contra a cidade. O quadrilátero inteiro é uma vergonha, um descaso com o município.

    • “Direita”? Já vi que tu é um aloprado que até em tragédia tá focando em política. Tudo tem sua hora. Vai doar roupas e comida.

  4. O planejamento dessa ciclovia foi botar asfalto em cima de um canteiro que era um gramado (e por tanto absorvia água da chuva, o que torna impermeabilizar uma ideia péssima) e botar sinalização, não foi feito um arrimo, uma contenção um asfalto permeável, nada.

  5. Agora já podemos tirar a ciclovia da ipiranga da contágem de KMs de ciclovia da cidade? atualmente a construção de ciclovias só tem sido feita pensado em agregar kms para propaganda eleitora….

    Ciclovia desativada e sazonal não conta em…

  6. Penso que estes seguidos desabamentos tem como causa uma relativamente mais profunda escavação no leito do canal, realizada recentemente para desassoreá-lo.

    • dificilmente seja pela escavação, visto que o desassoreamento removeu aquilo que foi depositado ao longo dos anos e que não existia quando o arroio foi construído. Seria por esse motivo se as laterais em pedra tivessem caído também

      além disso, da pra ver pelo mecanismo da ruptura que foi pela saturação do solo. São taludes de mais de 50/60 anos e precisam de manutenção como qualquer estrutura

      • Desde a retificação do Arroio Dilúvio, há quase 70 anos, nos tempos de Meneghetti e Loureiro da Silva, os taludes se mantinham firmes. Sobreviveram inclusive ao dilúvio de 1965,quando as águas extravasaram sobre a avenida. O evento significativo para os deslizamentos foi o método de desassoreamento realizado ultimamente, com o posicionamento das escavadeiras no leito do canal. Acabaram por solapar as fundações do muro e, com a queda destes, o talude não mais se sustentou. Quanto à geometria da ruptura do solo, essa que se vê é a configuração comum nesse tipo de evento , pois representa a superfície de máxima tensão de cisalhanento.

        • Este método de desassoreamento era realizado desde os anos 1990 – pelo menos – sem prejuízo aos taludes.

          Eu visitava uma tia minha que morava na Ipiranga, próximo à Lucas de Oliveira, e me lembro das escavadeiras limpando o arroio – inclusive com mais frequência do atualmente.

    • Nas próximas chuvas que irão ocorrer, isso vai acontecer novamente. O que ajuda o solo ao longo de cursos da água é a presença de vegetação, creio que a prefeitura deveria cogitar a maior presença de áreas verdes no cursos de água.

  7. O que esperar de uma cidade abandonada onde a única discussão é construção de prédios?

  8. ciclovia pra valorizar imóvel na planta, agora pra ajudar na manutenção a melnick nao quer

    • a ciclovia é prevista pelo plano diretor cicloviario e executada pela prefeitura. Não tem nada a ver com melnick ou qualquer empresa privada.

      Sequer tem predio da melnick ali.

      aliás, a queda da ciclovia tem relação com os taludes de mais de 50 anos sem manutenção do dilúvio.

      • Todos investimentos da prefeitura em revitalizações resultam em uma valorização astronômica dos imóveis dessas construtoras ao redor.
        O interesse das pessoas deixou de ser pelo prédio, e virou pela localização.
        Foi assim com a orla, com o centro, e o 4 Distrito.
        São esses investimentos ao redor que mantem o interesse nos prédios horríveis da melnick, minúsculos de alto custo.

        Adoram usar slogans de “I love POA”

        vc perderia algo se a melnick ajudasse em algo? eu não perderia nada

        • A prefeitura não faz mais que sua obrigação em prover a cidade de infraestrutura. Em qualquer lugar do mundo é assim e isso acaba valorizando qualquer imóvel no entorno. Mesmo vale para construção de shoppings, etc.

          e em qualquer lugar do mundo a localização é o fator mais importante na valorização de um imóvel

          a melnick é só uma empresa que constrói muito em locais valorizados. Quem é do ramo sabe da capacidade da empresa em captar bons terrenos. Não tem nada de errado nisso

          • capacidade em captar bons terrenos?
            é só ter dinheiro, informação privilegiada sobre a situação dos terrenos e fazer cartel com as outras construtoras pra ofertar em leilões kkk

            • imagino que para fazer uma acusação dessas você tem provas, não?

              • Enquanto vc advogada por uma construtora bilionária eles pegam os melhores terrenos da cidade e fazem prédios de aparência medíocre que desperdiçam o potencial turístico de Porto Alegre.
                E no final vc nao ganhou nada os defendendo..

  9. Meu deus, que cenário terrível e desanimador. Não bastasse uma tragédia climática após outra, com perdas humanas incalculáveis, ainda temos danos como esses. Parece que nada ajuda nossa já parca infraestrutura – nem a política, nem a economia, nem mesmo São Pedro… É um passo para frente e dois para trás. Será que esses trechos serão reconstruídos (e com maior qualidade, epera-se)?

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