Pedalada insegura

Ciclovia da Icaraí apresenta problemas de imprudência e uso incorreto

Apesar das reclamações, ciclistas aprovaram a iniciativa da prefeitura Crédito: VINÍCIUS RORATTO

Pouco mais de uma semana depois da entrega oficial da ciclovia na avenida Icaraí, no bairro Cristal, em Porto Alegre, alguns problemas ainda são identificados. Ontem pela manhã, houve casos de imprudência por parte de motoristas que pararam sobre a ciclofaixa, o que é passível de multa. Além disso, há relatos de que carroceiros estão utilizando a faixa destinada aos ciclistas em alguns trechos. Durante cerca de 30 minutos, não foram vistas no local equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Mesmo assim, o espaço vem sendo utilizado cada vez mais pelos ciclistas.

O estudante Jonatan Santos, 16 anos, é um dos que aprovaram a ciclovia. Quase diariamente, ele utiliza o trajeto para cruzar a avenida Icaraí. “Ficou bem mais prático”, disse. Mas há algumas reclamações contabilizadas, como a interrupção da ciclofaixa nas paradas de ônibus, o que exige do ciclista atenção para deixar o asfalto e subir na calçada. Além disso, em outros trechos, como não há uma calçada padrão, muitas pessoas utilizam a faixa destinada ao uso de bicicletas para caminhar.

Irregularidades devem ser denunciadas

Segundo o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, não ocorreram reclamações sobre a ciclovia. Segundo ele, agentes de trânsito têm realizado rondas na região para fiscalizar atos de imprudência, como veículos ou carroças paradas na ciclofaixa. Reforçou que qualquer pessoa que visualizar uma situação de irregularidade pode denunciar, informando pelo telefone 118. “A fiscalização e a denúncia são as melhores maneiras de evitarmos as imprudências”, disse.

Correio do Povo



Categorias:Bicicleta, ciclovias

Tags:, ,

21 respostas

  1. Os projetos de ciclovias de nossa cidade são patentes enjambrações. Sem mais.

    Curtir

  2. Como dizia o Crô: PARA TUDO! Nas paradas de ônibos tem que desmontar, subir na calçada e ir empurrando a bicicleta? Isso não existe!

    Curtir

  3. O próprio prefeito andou na contramão na inauguração desta ciclofaixa. O Cappelari inclusive quase se matou ao atravessar o cruzamento (estava fechado) na contramão.

    Curtir

  4. Mas eu bem que falei que as ciclofaixas iriam virar pista de carroceiros.. haha

    Pra que ultrapassar? Andar rapido pra que se a ciclovia não tem estrutura pra tanta velocidade? Quanto maior a velocidade, maior dano no caso de algum atropelamento ou acidente….
    haha

    E a eptc ta perdendo uma boa oportunidade de ganhar dinheiro, ja que tem neguin metendo o carro no lugar…

    Curtir

  5. E’ obvio que deve ser unidirecional, ate’ os ciclistas devem seguir o sentido do trafego. Ha’ de se ter ciclovias nos dois sentidos da via, mas se fazem isso ou nao e’ outra historia.

    Curtir

  6. Para mim essa ciclofaixa é uma piada. Estreita, unidirecional, em lugar indevido… e unidirecional na teoria, na prática eu olho para os dois lados antes de cruzar a Icaraí

    Curtir

  7. Essa é a regra e a resposta pronta da Prefeitura: “melhor que nada”, mas de quantas porcarias como essa Porto Alegre necessitará até que se faça diálogo com que realmente vai usufruir dessa infraestrutura viária??
    Outra: a ciclofaixa da Icaraí é o ÚNICO lugar da pista que permanece com ÁGUA EMPOSSADA depois de chuvas…sem contar a insegurança nas conversões de carros à direita, e no fato de a ciclofaixa ser muito estreita o que NÃO POSSIBILITA ULTRAPASSAR sem que se vá para a rua!
    A atual administração como bem exemplificou DESAFortunati está na contramão!

    Curtir

  8. Difícil essa situação dos carroceiros. Se não conseguiram proibir os carroceiros nem nas vias dos automóveis, não conseguirão nas ciclovias.

    Carros estacionados é também comum nas vagas para idosos, lugares proibidos, sobre canteiros.

    O que eu me pergunto é: Quantos jornalistas tem o Correio do Povo? Quantos tem a Zero Hora? Quantos agentes tem a EPTC? Como é que os jornais conseguem encontrar toneladas de irregularidades e a EPTC nunca foi avisada, nunca sabe de nada, nunca foi comunicada ou sei lá o que…

    Curtir

    • A EPTC é a mais passiva e invisível do mundo!!

      Curtir

      • soonha….
        hoje em dia é barbada de tomar uma multa, as vezes por coisas que tu nem fez, não vai pensando assim, tenho certeza que se tivesse uma viatura da eptc por la, teriam até guinchado o carro de quem estacionou la…
        Na antiga ciclofaixa que tinha em Poa, que ia acho que até o gasometro, eram varios adesivos nas ruas que mostravam que tal carro foi guinchado…

        Curtir

    • Eles tão ocupados sentados em baixo de um guarda-sol com a pistola medidora de velocidade na mão.

      Curtir

  9. Problemas previsíveis desde o início das obras. É isso que dá fazer estrutura estreita, apenas em um sentido e insegura nas paradas de ônibus. Melhor que nada? Isso é discutível.

    Legal ver que o povo segue o exemplo do prefeito e anda na contramão da ciclofaixa.

    Curtir

    • Melissa.

      Não conheço a legislação, mas acho que andar na contramão é mais prudente, se vê os carros de frente e dá tempo de pular fora!

      Curtir

      • O CTB proíbe andar na contramão.

        E não existe tempo para pular se ver carro indo te atropelar…

        E ainda mais que nessa ciclofaixa não existe possibilidade de 2 ciclistas passarem. Alguem vai ter que sair da bicicleta por causa dos taxões.

        Curtir

        • Uma coisa é certa, se um em mil tiver agilidade de saltar da bicicleta ou desviar de um motorista bêbado, é um menos que morre, até hoje não entendi qual a vantagem de andar na mão numa bicicleta, principalmente numa ciclovia.

          Curtir

      • Não Rogerio ciclista tem que andar na mão certa em ruas de grande movimento, pois os pedestres ao atravessar a rua muitas vezes só olham o lado da mão dos carros, eu mesmo já quase fui atropelado por um ciclista na contramão na avenida Silva Só, pois só olhei o lado da mão dos carros. Dirigimos condicionados que todos os veículos estejam na mesma mão, nada pior do que fechar uma curva e dar de cara com um ciclista na contramão.

        Curtir

      • Isso não faz sentido nenhum, tu já dirigiu com ciclista vindo na contra-mão? é péssimo. Sem falar que as velocidades se somam, um acidente seria bem pior. Bicicleta é meio de transporte, se tá andando na rua deve seguir as regras junto com os carros.

        Curtir

  10. isso ai eh uma ciclofarsa!
    tudo errado!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: