Centro Histórico receberá sinalização turística para pedestres

A Secretaria Municipal de Turismo inicia nesta quinta-feira, 12, a instalação das primeiras placas do projeto de Sinalização Turística para Pedestres no Centro Histórico de Porto Alegre. O novo sistema, raro em capitais brasileiras, irá orientar moradores e visitantes a conhecerem os atrativos históricos e culturais em roteiros a pé por esta região que concentra mais de 80% do patrimônio histórico da cidade.

Nesta etapa serão implantadas quatro placas indicativas, com dimensões de 60cm x 80cm e de 60cm x 40cm. O trabalho começará às 10h, na avenida Mauá, em frente à Usina do Gasômetro, seguindo para a rua dos Andradas. Fixadas no solo, elas indicarão a direção da própria Usina, o atracadouro dos barcos de passeio, da Praça da Alfândega, Museu do Trabalho e Praça Brigadeiro Sampaio. O trabalho será acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Raul Mendes da Rocha.

As placas fazem parte de um conjunto de 140 que darão informações sobre 51 pontos turísticos localizados no eixo entre a Usina do Gasômetro, Cais do Porto, Mercado Público, Santa Casa Catedral Metropolitana e o Largo dos Açorianos. A conclusão de implantação de todo o sistema de Sinalização Turística para Pedestres no Centro Histórico está prevista para início de setembro.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Sinalização, TURISMO

Tags:,

4 respostas

  1. Adorei!! Sabe quando termina? Quero passar lá para “testar” e tirar umas fotos!

    Curtir

  2. Bela iniciativa. Mobilidade é muito, mas muito mais do que asfaltamentos e viadutos. Calçadas agradáveis, largas, iluminadas e seguras deveriam ser prioridade absoluta.

    O próximo passo deveria ser a colocação de faixas de pedestres em locais que obedeçam a lógica dos deslocamentos de pedestres, e não em locais onde “não atrapalhem o fluxo dos carros”, como acontece muito por aqui.

    Tem lugares onde a “caminhabilidade” é levada a sério: http://thecityfixbrasil.com/2011/05/24/mapas-%E2%80%9Clegible-london%E2%80%9D-encoraja-caminhadas/

    Curtir

    • Verdade, nossas faixas de pedestres ficam em lugares horriveis, ja vi acidentes acontecerem por causa disso.

      Exemplo,nas esquinas, dependendo do que tem na esquina, o carro não tem como ver se tem alguem atravessando a rua na faixa, normalmente tem uma arvore ou até mesmo alguma construção na esquina que atrapalha o motorista de ver, ai o carro da frente se depara com um pedestre (muitas vezes aparecem correndo do nada), freia forte, o carro que vem em seguida freia bruscamente, e algum carro que iria seguir reto na rua não tem tempo de freiar ou desviar e bate.

      As vezes complica pra dobrar em alguma rua tambem, isso é o que mais tem, o motorista precisa ver se vem outro carro na avenida/rua que pretende entrar, como não pode ficar sobre a faixa, não consegue ver, obvio que todos os motoristas esperam passar os pedestres e se metem sobre a faixa, caso contrario, nunca iriam entrar.

      Basta dar o espaço de um carro entre a faixa e a esquina que ta pronto, o carro que ta na frente tem o espaço pra pode ver se pode entrar ou não, o pedestre atravessa na faixa, o carro que vem atras espera antes da faixa, e assim segue a vida.

      Curtir

      • Exato! E nada que uma daquelas placas “Motorista: ao converter, respeite o pedestre” não resolva.

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: