Linha T11A começa a circular em setembro

Linha sairá da Antônio de Carvalho em trajeto de 21,2 quilômetros de ida e voltaFoto: Divulgação/PMPA

A partir de segunda-feira, 3, começa a circular a linha T11A, mais uma alternativa de transporte coletivo para ligar as zonas Leste e Norte da Capital, utilizando a Terceira Perimetral. A linha, que foi planejada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e terá operação da Carris, partirá do terminal Antônio de Carvalho, seguindo pelo corredor de ônibus da avenida Bento Gonçalves e Terceira Perimetral até o viaduto Utzig, na avenida Benjamin Constant. O retorno será pelas mesmas vias, resultando em um trajeto de 21,2 quilômetros de ida e volta.

A T11A terá sete carros e circulará de segunda a sexta-feira. Ao todo, serão 82 viagens por dia, com intervalos de oito minutos nos picos da manhã e tarde. A primeira viagem será às 6h e a última às 23h26. Segundo o diretor-presidente da Carris, Sérgio Zimmermann, “a T11A atende uma necessidade dos usuários do transporte, principalmente o grande número de passageiros que faz integração na Estação São Jorge”.

Atualmente, a T11 tem em média 23 mil usuários por dia. O objetivo da T11A é criar uma nova opção para os usuários de ônibus. “Estudamos as demandas e os perfis dos passageiros e verificamos a possibilidade de implantar essa alternativa. A T11A vai facilitar bastante os deslocamentos diários de quem utiliza ônibus nas zonas Leste e Norte”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.

O valor da passagem da T11A será de R$ 2,85, igual a todas as linhas urbanas. Os cartões TRI e todos seus benefícios também serão aceitos.

Prefeitura de Porto Alegre

Matéria indicada via Twitter por @bigrando



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , ,

13 respostas

  1. Vi a T11A circulando hoje, tirei uma foto (péssima, mas tirei): http://i.imgur.com/tBvuM.jpg

  2. Existem muitas linhas sobrepostas em Porto Alegre……..

  3. A diferença é que o Restinga/PUC/3ªPerimetral pega a Ipiranga e dobra na Av. Albion pra ir pra Bento. Esse T11A dobraria direto na Bento. Mas enfim, não é realmente uma grande diferença o suficiente para ter duas linhas quase totalmente sobrepostas. Bizarríssimo.

  4. O Restinga/PUC/3ª Perimetral faz exatamente a mesma coisa e muito mais, como já disseram. Vai entender…

  5. Já existe o Restinga PUC que faz esse trajeto e muito mais. Era válido um T11A vindo da zona sul e dobrando na Bento e indo até o vale, ISSO SIM.

  6. é possível garantir com sete carros intervalos de oito minutos no horário de rush?

  7. Não concordo com essas linhas muito longas pois sempre haverá trechos superlotados causando desconforto e trechos vazios causando gasto desnecessário. Com a não necessidade de pagamento da segunda passagem pode-se ter linhas curtas alimentados e backbones (troncos). Com isso o sistema fica mais rápido, eficiente e confortável.

  8. Santa demência . Mais uma ilegalidade patrocinada pela aliança espúria Prefeitura- ATP que loteiam a cidade.
    O trajeto do T11A não tem nenhuma relação de trajeto com o T11. Logo deveria se abrir LICITAÇÃO : NOVA LINHA = CONCORRÊNCIA.
    Pois bem, a ATP faz de conta que não vê , engole a Carris na T11A porque já recebeu antecipado : farão o “LAYOUT” das novas paradas dos ‘BRTs|” …
    Promiscuidade semelhante aconteceu com a linha 520.1 TriânguloPUC , derivada da 520 Triângulo 24 de outubro … entregue para os compadres do CONORTE.
    Abra$$$o !

    PS.: O MP ja’ saiu do sono profundo ?

  9. Ihhhh… apagaram minha dúvida

Faça seu comentário aqui: