O IBAMA renovou a licença de operação da usina termelétrica da AES Uruguaiana (RS), cuja retomada é negociada pelo Ministério de Minas e Energia com a Petrobras, Sulgás e TSB.
Segundo a AES, há pontos a serem ainda definidos, mas o deputado Frederico Antunes (PP) recebeu informação do Ministério de que a retomada da operação ao menos com uma turbina deve ocorrer ainda na primeira quinzena de novembro.
A usina está parada desde abril de 2009, quando a YPF argentina suspendeu o envio do gás natural à empresa.
_________________
OBS.: A Usina – UTE Uruguaiana, pertence ao grupo AES, e tem capacidade instalada de produção de 639,9MW.
Categorias:Energia
Dinheiro do povo parado, e vamos ter problema com falta de energia,o consumo só aumenta e a produção, não., e o preço. Vamos quebrar o monopólio do estado da energia. Liberdade ao mercado.
CurtirCurtir
José Luiz.
.
Não sei se sabes, o monopólio do governo sobre a energia, na produção, transporte e distribuição já foi quebrado há décadas!
.
Não sei da onde tiraste que não há aumento da produção por culpa exatamente do governo.
.
Pelo que eu saiba RGE e a AES SUL são empresas privadas, há leilões livres de energia, há mercado livre de energia e obras como Machadinho, Dona Francisca de geração hidrelétrica há quase 20 anos já eram privadas.
.
Me surpreende este comentário!
CurtirCurtir
Não sei se o meu comentário entrou ou não, mas vou dar uma base do que era.
.
O setor de geração, transporte e distribuição de energia não é monopólio do Estado há mais de 20 anos, não sei qual é a o problema que o José Luiz está levantando, pelo que eu saiba só aqui no RGS a AES Sul e a RGE não são públicas e praticamente 100% das usinas de geração de energia são privadas.
.
Ué! Não entendi mais nada!
CurtirCurtir
Retrocesso total. Tinha que fechar essa usina e investir em energia renovável.
CurtirCurtir
Caro Senhor
.
Qualquer especialista no assunto, mesmo o pessoal que fala sobre o PeakOil sabe que as reservas atuais de gás atingem a quase 150 anos de consumo, por que não utilizar?
.
Dê um bom motivo!
CurtirCurtir
Pelo que sei a Argentina não dispõe de gás no invernopara atender a demanda, inclusive priorizando consumidores residenciais/hotéis em detrimento às indústrias. Já no Brasil o grande consumo de energia elétrica é no verão, quando precisamos que a UT Uruguaiana funcione, inclusive para fornecer aos argentinos tb. Tem política por trás disso.
CurtirCurtir
Acho que não, se estivesse sobrando gás na Argentina eles não precisariam comprar da Bolívia.
CurtirCurtir
Lembro-me que na época da empolgação do mal fadado gasoduto que trouxe o gás até Uruguaiana falava-se em trazer até POA, como inúmeros projetos pelo caminho, como por ex converter a Usina Térmica de Alegrete, que funciona a óleo combustível. Ora, os projetos e contratos são são mal feitos que logo logo aparecem os furos. Não havia gás nem para consumo interno.
Felizmente não era investimento público o da usina.
CurtirCurtir
O mais lógico é trazer mais gás da Bacia de Campos. Lá tem sobrando.
CurtirCurtir