O leitor Thiago Teixeira nos envia uma ideia para o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Nos mesmos moldes do Aeroporto de Amsterdam, Schiphol, que possui 6 pistas com certa distância entre elas, bem espaçadas, ele propõe mais duas pistas para o Salgado Filho, junto à Freeway, como mostra o seu esquema abaixo. Em Schiphol, uma das pistas fica separada das demais fazendo com que os aviões que a utilizam passem por cima de uma estrada num viaduto.
Por que não?
Seria uma ótima forma de prolongar a vida útil do nosso aeroporto e evitar um investimento bilionário (talvez na casa dos 10 bilhões de reais) com o novo aeroporto que está sendo proposto pelo pessoal do Vale do Sinos, há cerca de 30 Km de Porto Alegre.
A reforma passaria também por uma grande ampliação dos Terminais 1 e 2 (3 ou 4 vezes o tamanho do Terminal 1 atual).
Aeroporto Salgado Filho – inclusão de mais duas pistas:
Terminais 1 e 2 ampliados (capacidade para cerca de 40 aeronaves simultaneamente) e com novos edifícios garagem.
Referência: Aeroporto Internacional de Amsterdam – Schiphol
Esquemas: Thiago Teixeira e Gilberto Simon.
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PROPOSTA DE AEROPORTO EM CANOAS
O leitor Leonel Ávila nos envia esta proposta para um mega-aeroporto em Canoas, aproveitando a área da Base Aérea de Canoas (BACO).
Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação
Nosso aeroporto deverá ser duplicado, ou seja, do lado esquerdo é possível a ampliação (por que não o mesmo projeto?). Também entendo que deveria ser construído outro edifício garagem (por que não idêntico?) em frente à parte nova a ser construída. Quando falo do lado esquerdo, quero dizer o lado onde está o puxadinho da TAM. Além disso, a exemplo do que ocorre em Congonhas e no Santos Dumont, do lado direito, querendo, podem ser feito fingers vindos de um corredor (lado do aeroporto velho). Assim, com a duplicação, não vejo o porquê de se cogitar de novo aeródromo em Santa Rita ou Portão. Deve ser pensado, sim, aeroporto grande na Região Serrana. O maior problema, contudo, é a neblina, ou seja, o ISL 2 estará obsoleto quando começar a ser utilizado.
Não é por nada não, mas a proposta da ampliação da BACO é meio surreal, pelos seguintes motivos:
– Teria que desviar o leito do Rio Gravataí;
– Toda a região (do desvio) é justamente varzea do Rio, alaga que é uma beleza na época de cheias. As vezes chega a bater no nível da freeway!
Primeiro o custo: desviar o leito do rio ia ser uma banana de dinheiro, fora o impacto ambiental.
Segundo, acabaria com uma boa área de várzea do Rio. Daí sim ia alagar Alvorada e ZN. Cachoeirinha até que não pois existe um dique impedindo isso.
E sobre a proposta de ampliação do SF, tem as duas questões: Vonpar e ETE Sarandi. Agora que estão terminando a obra, teria que botar tudo abaixo, de novo?
Seria muito dinheiro jogado fora!
Como falaram em comentários anteriores, “deixaram” a cidade crescer em volta do SF, agora não tem mais volta….
Respeitando todas as colocações que foram feitas até aqui.
Mas sendo um pouco mais realista, somente a ampliação da pista do SFilho para 3200m já seria uma grande conquista.
Eu já citei aqui no bolg. O Aeroporto de Gatwick-Londres, com somente uma pista(3600m), movimenta cerca de 34 milhoes de passageiros/ano (claro que existem muito mais terminais). São 55 pousos/decolagens/hora.
O SFilho somente agora está chegando nos 9milhões de passageiros/ano.
Eu nao seria contra mudar o Aeroporto para Nova Santa Rita, se isso significassse efetivamente um aeroporto de primeira categoria E se os empreendimentos propostos para a Área do Salgado Filho fossem diferentes do padrão mega-condomínio fechados, mas sim bairros bem pensados (atividades mistas, volumetrias das quadras pensadas nas condições de ensolação e ventilação, etc). Até mesmo um mega arranha-céu seria possível, desde que devidamente afastado dos demais prédios.
Frede, eu só seria a favor de um aeroporto em Nova Santa Rita se, além das condições que colocaste, também se mantivesse o acesso por transporte público, no mesmo nível que temos hoje com o Salgado Filho.
E isso deveria incluir três rodovias federais que levam em direção à região metropolitana e ao litoral, várias linhas de onibus metropolitanas e municipais e uma linha de metrô que passa por 6 cidades da região metropolitana. Fora que o mais importante, estar perto do centro de Porto Alegre, nunca seria atendido.
Ou por transporte privado, com um grande estacionamento a preço razoável.
Eu seria a favor de um novo aeroporto se, além de ter acessibilidade por tranporte público, a decisão de fazê-lo fosse mais importante que o local onde pretendem construí-lo.
Deveria ser assim: vamos fazer um novo aeroporto? Vamos, mas a onde? No melhor lugar possível da região. OK, vamos analisar todas as áreas disponíveis antes de decidir.
Mas parece que a decisão sobre esse novo aeroporto foi feita assim: vamos fazer um aeroporto naquela área entre Portão/Nova Santa Rita? Ok, depois a gente vê o resto.
Pista na Base Aérea de Canoas. Tão simples…. É só fazer o terminal! E aí sim…manda a Base pra Nova Santa Rita!
O ruim é o acesso até a Base aérea, seria preciso alargar a tal da “faixa da base” que liga a BR até a BACO, caso ela realmente virasse um aeroporto. Fora que existe toda a estrutura militar alí, como as residencias de sub-obiciais, os alojamentos, entre outros.
Mas tenho uma duvida, caso a Base aérea não va para lá, será que existe a possibilidade de uma convivência pacífica entre as aeronaves comercias e os jatos militares compartilhando a mesma pista?