Dilma inaugura primeiro aeromóvel do País em Porto Alegre

Presidente fez a primeira viagem oficial do veículo A100 na manhã deste sábado (10)

Da Redação com Agência Brasil

Foto: Pedro Revillion/ Palácio Piratini

Foto: Pedro Revillion/ Palácio Piratini

Porto Alegre – A presidente Dilma Rousseff andou no Aeromóvel na manhã deste sábado (10) em Porto Alegre, e posteriormente inaugurou o primeiro veículo deste tipo no País. A chefe de Estado estava acompanhada do governador, Tarso Genro, e do prefeito da Capital, José Fortunati,e demais autoridades. Conforme a chefe Estado, o transporte tem todas as características de sustentabilidade e de alta qualidade. “O projeto é um sonho que foi concretizado. E com ele, mostramos que somos capazes de gerar novas tecnologias e inovar”, afirmou a presidente.

A linha da tecnologia que está localizada entre a estação Aeroporto da Trensurb e o Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho terá sua abertura ao público com o início da operação assistida, que tem previsão de duração de até 90 dias. Durante este período, a operação ocorrerá em horário reduzido, das 10 às 16 horas, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem, segundo o núcleo de comunicação da Trensurb. Quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no Aeromóvel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem de R$ 1,70 que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o Aeromóvel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.

O aeromóvel

Com veículos leves não motorizados e tecnologia brasileira, a linha aeromóvel, operada em via elevada, terá capacidade para atender, inicialmente, a 150 passageiros por viagem, que dura em torno de dois minutos para o percurso de 814 metros. A propulsão do transporte automatizado é pneumática, com ventiladores centrífugos industriais de alta eficiência energética que sopram o ar por meio de um duto localizado dentro da via. O projeto tem investimento de R$ 37,8 milhões.

Diário de Canoas



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Trensurb

Tags:, , ,

%d blogueiros gostam disto: