Aeromóvel será inaugurado neste sábado em Porto Alegre !

Presidente Dilma deve estar presente na solenidade

Dayane Mascitti

Foto: Divulgação/Trensurb

Foto: Divulgação/Trensurb

Porto Alegre – Após quatro meses de sua chegada a Porto Alegre, o veículo A100 do Aeromóvel será inaugurado oficialmente neste sábado, dia 10. O lançamento está previsto para ocorrer às 10 horas com a presença da presidente Dilma Rousseff, governador Tarso Genro entre outras autoridades, segundo o núcleo de comunicação da Trensurb. O engenheiro e idealizador do Aeromóvel Oskar Coester disse que, a partir do lançamento oficial, o veículo estará apto para transportar 150 passageiros. Coester adiantou que a chegada do segundo veículo, o A200, do Aeromóvel está previsto para ocorrer no final de setembro. “Já foram feitos mais de 500 testes referente ao funcionamento do A100 e todos são concluídos com sucesso”, destacou Coester na tarde de ontem. “Na Indonésia o Aeromóvel existe há 25 anos e não foi registrado acidente”, complementou. O trajeto do Aeromóvel inclui a Estação Aeroporto da Trensurb ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A tarifa unitária do trem de R$ 1,70 dá direito a andar no Aeromóvel. O projeto do Aeromóvel é orçado em R$ 33,8 milhões e surgiu para facilitar a mobilidade urbana.

Tecnologia 100% nacional

Desenvolvido pelo Grupo Coester de São Leopoldo, o projeto do Aeromóvel foi totalmente desenvolvido no Brasil e utilizou tecnologia 100% nacional. O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados, com estruturas de sustentação esbeltas. Sua propulsão é pneumática – o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos. “Estamos usufruindo de muita tecnologia e tudo isso é oriundo de uma independência brasileira”, disse o idealizador do Aeromóvel, o engenheiro Oskar Coester.

Propostas para outros lugares

Segundo o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, a Trensurb tem o papel de fomentar o desenvolvimento de projetos de mobilidade urbana e inovação tecnológica no País. “Além de inovar, estamos fomentando a indústria brasileira em um projeto com grande potencial a ser explorado”, disse Kasper. A concretização do veículo A100 do Aeromóvel na capital estimulou propostas para implantar o Aeromóvel em outros lugares, segundo o núcleo de comunicação da Trensurb. Em Canoas, por exemplo, existe um projeto para ligar áreas densamente povoadas, com polos geradores de tráfego, à área central da cidade e à linha da Trensurb, totalizando 9 quilômetros. Também há estudos para implantação de uma linha de Aeromóvel entre a zona sul de Porto Alegre e sua região central, com extensão de aproximadamente 18 quilômetros. Além de ligação dessas regiões, o sistema conectaria a outros modais de transporte, como os trens da Trensurb, as futuras linhas de metrô e de BRT de Porto Alegre.

Jornal NH



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho, Trensurb

Tags:, ,

82 respostas

  1. Voce poderia informar se o aeromóvel implantado atende às características físicas e de segurança contra incêndio que apresentei acima?

    Curtir

    • Não atende às características físicas e de segurança contra incêndio apresentadas e não atende as características de segurança quando da possível parada no meio da via.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: