As obras de duplicação da avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul da Capital, deverão começar em 90 dias. O projeto que reúne intervenções de infraestrutura, ciclovia e alargamento da via foi pauta de reunião no Paço Municipal na tarde desta quarta-feira, 14, com as presenças do prefeito José Fortunati, de representantes da construtora Goldsztein e secretários municipais. (fotos)
Conforme o prefeito, a obra somará ao conjunto de iniciativas adotadas para qualificar a infraestrutura e os acessos na região, como a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, com ampla obra de macrodrenagem, a instalação de ciclofaixa e o Projeto Integrado Socioambiental. “A região está em expansão e recebe um conjunto de projetos de qualificação para atender a demanda de mobilidade e infraestreutura”, manifestou Fortunati.
O projeto de ampliação da avenida Wenceslau Escobar prevê duplicação de 350 metros no trecho entre a avenida Diário de Notícias e a rua Castro de Menezes. A via terá duas pistas com 9,5 metros para cada sentido, divididas por um canteiro central. O investimento total será de R$ 3,6 milhões. A duplicação será contrapartida da construtora Goldsztein pela construção de edifícios residenciais na avenida Diário de Notícias e está orçada em R$ 2 milhões. De acordo com Sérgio Goldsztein, as providências para a obra permitem começar as intervenções em cerca de 90 dias.
O município aplicará R$ 1,3 milhão na construção de uma adutora e instalação de redes de água e esgoto, realizadas pelo Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae). O investimento da prefeitura inclui ainda R$ 350 mil para construção de ciclovia no lado Centro-bairro, que fará continuação da pista para ciclistas na Diário de Notícias, conectando ainda com a ciclofaixa da avenida Icaraí. O secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher, informa que o conjunto de obras tem duração prevista de 12 meses.
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Mudei a imagem: é neste trecho que ela vai ser duplicada.
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Não é duplicação, pois ali a Wenceslau já tem duas pistas. É a criação de uma terceira pista, e o trecho é da rótula da Wenceslau com a Icaraí até mais ou menos aonde cruza com a Copacabana.
E a Otto tem espaço de sobra para um alargamento (talvez até com 3 pistas) com canteiro central.
E como bem falaram, e a Coronel Marcos?
E o final da Wenceslau Escobar, da Landell de Moura até a Coronel Marcos?
Aqui a gente vê por que a Edvaldo é um “big deal” para nossa afortunada prefeitura municipal. Há vários projetos de 3 ou 4 milhões que podem (e alguns realmente devem) ser executados. Agora, no que diz repeito a obras rodoviárias com um custo beirando os 9 dígitos, não tem mais muito o que inventar na cidade — por mera falta de espaço. (E como eu queria metade de meio porcentinho daquela verba…)
Não queremos ciclovia feita de tijolos.Muito obrigado!
Ano passado os tecnicos da EPTC de mobilidade, em reunião com a ACPA, juraram que não vão mais usar esses benditos blocos em ciclovia futura.
Na ciclovia inaugurada neste mes (na zona sul, av 3 Meninas) adivinha que material utilizaram ? Os mesmos blocos, mas desta vez no canteiro central, em declive, para os motoristas atropelarem com mais facilidade nos cruzamento.
Possivelmente deve continuar a porcaria, pq até hoje a prefeitura não colocou calçada no lado da ciclovia onde passa no terreno dela (DMAE).
O trecho que termina ali no início da wenceslau já é de asfalto.
Não querem tijolo, nao querem tinta…querem o que mesmo então?
Querem que as técnicas utilizadas sejam corretas, e os materiais escolhidos tenham aderência adequada. Não é difícil.
Aliás, pelo manual de sinalização horizontal[1] que eu descobri esses tempos, NÃO SE RECOMENDA a pintura de ciclofaixa e ciclovia inteiramente em vermelho como a prefeitura está fazendo. A pintura deve ser limitada às bordas da pista, isto é, na parte que divide a área do ciclista da área dos carros[2]. Esse negócio de pintar de vermelho só é recomendado para os “cruzamentos rodocicloviários”.
Ou seja, a prefeitura não consegue nem seguir um manual. É só isso que se pede.
[1] http://www.denatran.gov.br/publicacoes/download/manual_horizontal_resolucao_236.pdf
[2] pág 36 – uma faixa branca e uma faixa vermelha
[3] pág 50 – fundo vermelho, borda pontilhada branca
Sim, absurdo não quererem tinta escorregadia, que faz cair e se machucar né? Agora um buraco que danifique meu carrinho é i aceitável.
Ta descontrolado heim cara, pedala mais porque tá faltando endorfina nesse corpo.
Belíssimo argumento.
Só até a Castro de Menezes? A duplicação deveria continuar até a rótula da Pereira Passos! Se parar na sinaleira do Nacional, entre a Castro de Menezes e a rótula continuará o garagalo de 3 pistas para 2 pistas, nos dois sentidos, do jeito que é hoje. Ou seja, o problema continuará.
Exatamente!
Colocar mais 1 pista em 300m não vai adiantar em nada.
Depois da rotula da Pereira Passos se transforma em 3 faixas, mas como tem estacionamento continua 2 faixas.
E colocar um corredor de onibus (ou até mesmo uma faixa simples para onibus como SP esta fazendo) ninguem promete. Nem planejam.
E ainda tem muita gente (politico não conta) que acha que priorizar transporte individual motorizado é a solução.
Pois é, boa pergunta: cadê o corredor de ônibus?
Corredor de ônibus na Wencelau ia estragar a rua, que é bonita. Acho que uma faixa exclusiva na direita resolveria o problema..
Gilberto, alguma notícia de duplicação na Otto Niemeyer?
A otto nao precisa de duplicação, precisa é de proibição de estacionamento na via.
No mais, ótima notícia, considerando que nesse pedaço sempre dá uma tranqueira danada. E melhor ainda, como era previsto no plano diretor, a maioria das construções já tem o devido retorno. Agora, podem aguardar que vai vir chiadeira de alguns, principalmente do conjunto de prédios bem onde a via reduz de 3 para 2 pistas….
Proibir estacionar na calçada já era um avanço,
Mas, cara, as a partir das 17h, aquilo fica uma verdadeira zona(Otto com a Cavalhada). Uma duplicação cairia bem. hehe
A Otto já é duplicada (2 faixas em cada lado). No cruzamento com a av Cavalhada são 3 faixas.
O que adianta colocar mais 1 faixa em cada lado se onde afunila (o cruzamento) vai continuar igual ? Somente o pessoal vai chegar mais rapido neste cruzamento.
Qual solução ? Colocar um viaduto ali ? E o dinheiro vem de onde ? Quem paga o viaduto ? Desde mes passado o pessoal que usa onibus não esta mais pagando o ISS para subsidiar a construção de viadutos em POA.
Na Otto não precisaria de duplicação,e sim fazer um binário com a Dr. Barcelos,sendo a Otto sentido único Wenceslau/Cavalhada e a Dr. Barcelos o sentido contrário…assim teria um melhor fluxo na região,eu acho…
Não gosto de binários, aumentam muito a velocidade de trafego. A dr barcelos poderia ser duplucada? Não lembro dela.
Depende. Um binário geralmente é interessante pois torna as conversões a esquerda mais fáceis. Só que tem que fazer bem feito pra não virar uma pista de corrida – coisa que Porto Alegre não sabe fazer.
Tá aí meu ponto, não sabe 😛
Goldsztein?? Nao ia ter 22 edifícios da multiplan ué
A boa notícia é que a ciclovia unidirecional que acabali na no meio da calçada, no início da Wenceslau vai ter continuação. Resta agora a dúvida se vai passar a ser bidirecional e até onde ela irá agora.
Como sempre, aura de mistério em volta disso.
Até onde sei a duplicação não é neste trecho da foto, é bem no início dela, junto com a rótula onde termina a Icaraí (próximo do Nacional).
Isso mesmo, a duplicação não é de toda a via. Só do início dela.
aaaa bom, ali sim é complicado….. então é justo.
Sim , mas é o q está mostrando a foto (está ali o Nacional), só não mostra a rótulo do início do trecho.
Tirando a parte da ciclovia e o PISA, precisa duplicar?
Não costumo passar no horario de pico por ali, é muito ruim?
Não é ruim, é TERRÍVEL.
Finalmente!
E a Cel. Marcos?
Eu não sabia desse projeto! Boa notícia para a região!