Duplicação da Wenceslau Escobar deve começar em 90 dias

Projeto prevê novas infraestrutura e ciclovia, além de alargamento da avenida. Imagem: Google

Projeto prevê novas infraestrutura e ciclovia, além de alargamento da avenida. Imagem: Google

As obras de duplicação da avenida Wenceslau Escobar, na zona Sul da Capital, deverão começar em 90 dias. O projeto que reúne intervenções de infraestrutura, ciclovia e alargamento da via foi pauta de reunião no Paço Municipal na tarde desta quarta-feira, 14, com as presenças do prefeito José Fortunati, de representantes da construtora Goldsztein e secretários municipais. (fotos)

Conforme o prefeito, a obra somará ao conjunto de iniciativas adotadas para qualificar a infraestrutura e os acessos na região, como a duplicação da avenida Edvaldo Pereira Paiva, com ampla obra de macrodrenagem, a instalação de ciclofaixa e o Projeto Integrado Socioambiental. “A região está em expansão e recebe um conjunto de projetos de qualificação para atender a demanda de mobilidade e infraestreutura”, manifestou Fortunati.

O projeto de ampliação da avenida Wenceslau Escobar prevê duplicação de 350 metros no trecho entre a avenida Diário de Notícias e a rua Castro de Menezes. A via terá duas pistas com 9,5 metros para cada sentido, divididas por um canteiro central. O investimento total será de R$ 3,6 milhões. A duplicação será contrapartida da construtora Goldsztein pela construção de edifícios residenciais na avenida Diário de Notícias e está orçada em R$ 2 milhões. De acordo com Sérgio Goldsztein, as providências para a obra permitem começar as intervenções em cerca de 90 dias.

O município aplicará R$ 1,3 milhão na construção de uma adutora e instalação de redes de água e esgoto, realizadas pelo Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae). O investimento da prefeitura inclui ainda R$ 350 mil para construção de ciclovia no lado Centro-bairro, que fará continuação da pista para ciclistas na Diário de Notícias, conectando ainda com a ciclofaixa da avenida Icaraí. O secretário de Obras e Viação, Mauro Zacher, informa que o conjunto de obras tem duração prevista de 12 meses.

Prefeitura de Porto Alegre

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Mudei a imagem: é neste trecho que ela vai ser duplicada.



Categorias:Duplicação de avenidas

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34 respostas

  1. Não é duplicação, pois ali a Wenceslau já tem duas pistas. É a criação de uma terceira pista, e o trecho é da rótula da Wenceslau com a Icaraí até mais ou menos aonde cruza com a Copacabana.
    E a Otto tem espaço de sobra para um alargamento (talvez até com 3 pistas) com canteiro central.
    E como bem falaram, e a Coronel Marcos?
    E o final da Wenceslau Escobar, da Landell de Moura até a Coronel Marcos?

  2. Aqui a gente vê por que a Edvaldo é um “big deal” para nossa afortunada prefeitura municipal. Há vários projetos de 3 ou 4 milhões que podem (e alguns realmente devem) ser executados. Agora, no que diz repeito a obras rodoviárias com um custo beirando os 9 dígitos, não tem mais muito o que inventar na cidade — por mera falta de espaço. (E como eu queria metade de meio porcentinho daquela verba…)

  3. Não queremos ciclovia feita de tijolos.Muito obrigado!

    • Ano passado os tecnicos da EPTC de mobilidade, em reunião com a ACPA, juraram que não vão mais usar esses benditos blocos em ciclovia futura.

      Na ciclovia inaugurada neste mes (na zona sul, av 3 Meninas) adivinha que material utilizaram ? Os mesmos blocos, mas desta vez no canteiro central, em declive, para os motoristas atropelarem com mais facilidade nos cruzamento.

      Possivelmente deve continuar a porcaria, pq até hoje a prefeitura não colocou calçada no lado da ciclovia onde passa no terreno dela (DMAE).

    • O trecho que termina ali no início da wenceslau já é de asfalto.

    • Não querem tijolo, nao querem tinta…querem o que mesmo então?

  4. Só até a Castro de Menezes? A duplicação deveria continuar até a rótula da Pereira Passos! Se parar na sinaleira do Nacional, entre a Castro de Menezes e a rótula continuará o garagalo de 3 pistas para 2 pistas, nos dois sentidos, do jeito que é hoje. Ou seja, o problema continuará.

  5. Gilberto, alguma notícia de duplicação na Otto Niemeyer?

    • A otto nao precisa de duplicação, precisa é de proibição de estacionamento na via.

      No mais, ótima notícia, considerando que nesse pedaço sempre dá uma tranqueira danada. E melhor ainda, como era previsto no plano diretor, a maioria das construções já tem o devido retorno. Agora, podem aguardar que vai vir chiadeira de alguns, principalmente do conjunto de prédios bem onde a via reduz de 3 para 2 pistas….

      • Proibir estacionar na calçada já era um avanço,

        Mas, cara, as a partir das 17h, aquilo fica uma verdadeira zona(Otto com a Cavalhada). Uma duplicação cairia bem. hehe

        • A Otto já é duplicada (2 faixas em cada lado). No cruzamento com a av Cavalhada são 3 faixas.

          O que adianta colocar mais 1 faixa em cada lado se onde afunila (o cruzamento) vai continuar igual ? Somente o pessoal vai chegar mais rapido neste cruzamento.

          Qual solução ? Colocar um viaduto ali ? E o dinheiro vem de onde ? Quem paga o viaduto ? Desde mes passado o pessoal que usa onibus não esta mais pagando o ISS para subsidiar a construção de viadutos em POA.

    • Na Otto não precisaria de duplicação,e sim fazer um binário com a Dr. Barcelos,sendo a Otto sentido único Wenceslau/Cavalhada e a Dr. Barcelos o sentido contrário…assim teria um melhor fluxo na região,eu acho…

  6. Goldsztein?? Nao ia ter 22 edifícios da multiplan ué

  7. A boa notícia é que a ciclovia unidirecional que acabali na no meio da calçada, no início da Wenceslau vai ter continuação. Resta agora a dúvida se vai passar a ser bidirecional e até onde ela irá agora.

    Como sempre, aura de mistério em volta disso.

  8. Até onde sei a duplicação não é neste trecho da foto, é bem no início dela, junto com a rótula onde termina a Icaraí (próximo do Nacional).

  9. Tirando a parte da ciclovia e o PISA, precisa duplicar?

    Não costumo passar no horario de pico por ali, é muito ruim?

  10. Finalmente!

    E a Cel. Marcos?

  11. Eu não sabia desse projeto! Boa notícia para a região!

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