A cidade que odiava os pedestres

Pegue uma cidade despreparada com uma infraestrutura porca e junte com motoristas irresponsáveis e egocêntricos. Adicione a isso uma fiscalização inexistente e uma cultura conformista, e deixe isso assar no forno da pressa desmedida, e estará pronta a sua máquina de oprimir pedestres.

Neste vídeo produzido por Cecílio Gentil (do site Sinal Vermelho Curitiba) a partir de situações quotidianas de trânsito em Porto Alegre, podemos observar o calvário que o pedestre precisa passar para se deslocar nessa cidade com segurança.

Cecílio Gentil – Faixa de Pedestres – SinalVermelhoCuritiba.COM from SinalVermelhoCuritiba.COM on Vimeo.

É opinião deste editor que uma cidade moderna se constrói garantindo o respeito ao próximo, a segurança e a harmonia entre todos.  Porto Alegre está a anos-luz disso e, em verdade, caminha para o lado errado cada vez mais.

Por sugestão de alguns leitores, iniciaremos uma série de pequenos relatos pontuais das inadequações dessa cidade à pessoa, com o título “A cidade que odiava os pedestres”. Serão fotos, relatos e análises das estruturas atuais, das atitudes e de possíveis alternativas, com a colaboração dos leitores.



Categorias:traffic calming, Violência no trânsito

Tags:, , , ,

74 respostas

  1. Pessoal, deculpem a ignorância no assunto mas, porque o nome do canal é Sinal Vermelho Curitiba? Até porque, como sou morador de Curitiba, sei que a cidade não é exemplo de educação no trânsito e nem em “pegar ônibus”. A própria população admite isso. Mas talvez não seja esse o motivo do nome.

    Curtir

  2. Atenção: este blog reserva-se ao direito de moderar os comentários, empregando o banimento quando pertinente. Comentaristas que se comportem continuamente de maneira imbecil serão banidos. Neste post caiu mais um. Não seja o próximo.

    Curtir

  3. Putz! Marajás….por favor…isso é coisa do tempo do Collor, o caçador de marajás!
    Não é só o Fortunatti ou a prefeitura que estão cheios de CC’s ou aspones.
    Vamos ver: Selvino Heck- assessor especial (essa é boa…) da presidencia da república. Ganha 9mil por mês. Razoável.
    E o Miguel Rossetto como diretor de biocombustíveis da Petrobras…sabe muito!
    E o Conselhão do Tarso ?…

    Curtir

  4. EXTRA !

    A cidade que adora criar factóides :
    http://www.sul21.com.br/jornal/2013/08/fortunati-anuncia-cortes-na-prefeitura-estados-e-municipios-passam-por-grave-crise/

    paulo muzell disse:

    22 de agosto de 2013 às 22:13]

    O prefeito deve estar brincando. Ponto 1: a receita da Prefeitura nestes 7 primeiros meses cresceu 11,02%, 4,2% acima da inflação. Não há crise da receita. O gasto com obras previsto é de quase um bilhão e a Prefeitura não vai gastar 500 milhões. So aí são 500 milhões de despesas previstas e não que não serão efetuadas.Ponto 2: há suspeita de um rombo na Procempa de 50 milhões (fontes bem informadas dizem que chega a 80 milhões!) e o cara tenta “jogar para a torcida” anunciando reduções despesas supérfluas que o seu próprio governo criou. Exemplo: havia 267 CCs nas Secretarias (Administração Direta). Consultando o portal da transparência da Prefeitura verificamos que são hoje 660 o número aumentou 147%, duas vezes e meia. Só no Gabinete do Prefeito são 103 CCs. Perguntamos: o que fazem 103 CCs no gabinete do prefeito? Ponto 3: Fortunati reclama que 240 servidores ganham mais que o teto. Pergunta: por que ele não fez cumprir a lei do teto? O governo Fo-Fo aprovou leis que criaram uma casta de marajás que ganham 18, 20 mil ou mais. Os salários elevados são obra sua. Reduzir diárias? Em 2011 tivemos servidores que ganharam mais de 100 mil em diárias, o gasto foi um absurdo. Este ano nos sete primeiros meses 286 servidores receberam 500 mil em diárias. Os cinco que receberam as maiores diárias “abocanharam”, em média, 20 mil cada. Fortunati recebeu 24,7 mil e a primeira dama Regina Becker mais 12,5 mil. O casal recebeu 37,2 mil só este ano. Moderação nos gastos, prefeito. O exemplo deve começar em casa.

    Curtir

    • E daí aparece os politiqueiros aqui do blog reclamando que o povo é mal educado, não quer trabalhar e fica ganhando bolsa família… Estamos falando em ganhar sem trabalhar não é mesmo? E o que dizer desses marajás?

      Curtir

      • Simoni disse:
        23 de agosto de 2013 às 10:04
        Secretaria de Governança Local tem 170 servidores concursados. Os CC’s nesta SMGL, em 2012, eram 98; em 2013, subiu para 158. Para além do inchaço de CC’s, esta administração desde que entrou no Paço vem promovendo a maior desigualdade salarial entre os servidores, privilegiando secretarias com gratificações por desempenho, sendo que algumas sequer tem metas a cumprir.
        A Fazenda, por exemplo, paga gorda gratificação aos seus servidores para cumprir a meta de desempenho “arrecadar mais mediante implantação da nota fiscal eletrônica”. Ora, a nota fiscal eletrônica não foi implantada, a PMPA está no vermelho, e os servidores recebendo gratificação?!?!
        E a Secretaria de Planejamento e Execução Orçamentária concede gratificação sobre gratificação aos seus servidores, e ainda boa parte da referida secretaria não tem metas a cumprir.
        E o que dizer dos Assessores Jurídicos, que da noite para o dia, igualaram seus salários aos dos Procuradores Municipais.
        E etc.

        In http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=4810

        Curtir

        • Secretarias sem metas? É típico de administradores não “técnicos”, apenas político enrolão. Praticamente todas as pessoas querem trabalhar corretamente, quer dizer ganhar bem fazendo algo de útil. Agora não sei por que políticos insistem em querer ficar sem fazer nada… Tomar cafezinho e participar de reuniões onde não se decide nada não é trabalhar.

          Curtir

    • Esses cortes tem uma explicação bem simples. Até ele sabe que as coisas vão muito mal, então ele vai economizar agora para fazer uma batelada de obras próximo às eleições utilizando o velho método do Maluff – Rouba mas faz.

      Curtir

    • Vocês não entenderam, ele vai cortar diárias, só não disse para quem! Vai cortar horas extras, provavelmente do pessoal que faz manutenção na rua fora do horário quando surge algum problema. Era interessante alguém que conheça mais os meandros da prefeitura verificar quais CCs que serão cortados, provavelmente aqueles que foram contratados para suprir cargos técnicos e não tem cobertura política.

      Curtir

  5. Sugiro que videos como estes sejam entregues, em conjunto, para a EPTC e com o APELO para que comecem a multar os que nao respeitam a faixa. Simples assim.
    Mas nao apenas multar, toda essa grana da EPTC que vai pra bolso de sangue-sugas poderia ir para a midia fazer campanhas e conscientizar. Nao acham?
    Eu ainda sonho com uma Porto Alegre civilizada.

    Curtir

    • Te lembra de uma pesquisa que foi feita a algum tempo mostrando que reclamações ao SAC de empresas demoravam semanas para resolver e reclamações no Twitter demoravam minutos?

      É algo parecido que acontece com a EPTC e prefeitura, mas muuuito pior. Ligar, reclamar, enviar imagens, documentar o acontecido, embasar o problema em leis e normas vai te render um número de protocolo… e só! Agora expor essas imagens mostrando que o trânsito de PoA está uma m. e a culpa é tanto das pessoas quanto da EPTC que não fiscaliza, não atua, não faz nada… isso sim pode gerar resultado. Isso sim cutuca a imagem tanto da politicagem quanto da gauchada!

      O que é mais legal é que me parece que o cara é de Curitiba! Genial!

      Curtir

Trackbacks

  1. Debilidade na acessibilidade | Blog Porto Imagem

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: