A cidade que odiava os pedestres

Pegue uma cidade despreparada com uma infraestrutura porca e junte com motoristas irresponsáveis e egocêntricos. Adicione a isso uma fiscalização inexistente e uma cultura conformista, e deixe isso assar no forno da pressa desmedida, e estará pronta a sua máquina de oprimir pedestres.

Neste vídeo produzido por Cecílio Gentil (do site Sinal Vermelho Curitiba) a partir de situações quotidianas de trânsito em Porto Alegre, podemos observar o calvário que o pedestre precisa passar para se deslocar nessa cidade com segurança.

Cecílio Gentil – Faixa de Pedestres – SinalVermelhoCuritiba.COM from SinalVermelhoCuritiba.COM on Vimeo.

É opinião deste editor que uma cidade moderna se constrói garantindo o respeito ao próximo, a segurança e a harmonia entre todos.  Porto Alegre está a anos-luz disso e, em verdade, caminha para o lado errado cada vez mais.

Por sugestão de alguns leitores, iniciaremos uma série de pequenos relatos pontuais das inadequações dessa cidade à pessoa, com o título “A cidade que odiava os pedestres”. Serão fotos, relatos e análises das estruturas atuais, das atitudes e de possíveis alternativas, com a colaboração dos leitores.



Categorias:traffic calming, Violência no trânsito

Tags:, , , ,

74 respostas

  1. Grupo CAOS NO TRÂNSITO DE PORTO ALEGRE : http://www.facebook.com/groups/487793544628414/

    Curtir

Trackbacks

  1. Debilidade na acessibilidade | Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: