Mobilidade urbana: conheça as propostas dos candidatos à Presidência

De A a Z, todos os candidatos a Brasília têm visões distintas sobre a condução do transporte urbano nas cidades brasileiras

Fonte: EBC |  Autor: Lílian Beraldo (Edição)

Candidatos apresentam propostas sobre mobilidade créditos: Reprodução

Candidatos apresentam propostas sobre mobilidade
créditos: Reprodução

Transporte sobre trilhos, passe livre e uso de combustíveis limpos dominam as propostas de presidenciáveis para solucionar os problemas de mobilidade nas cidades brasileiras.  Alguns priorizam investimentos para ampliação de trens e metrôs e programas de financiamento da renovação da frota de ônibus. Outros priorizam estímulos aos transportes alternativos e a medidas que desafoguem o tráfego, como o rodízio nas jornadas de trabalhadores.

Veja um resumo das propostas:

Aécio Neves, candidato pelo PSDB, defende mudanças estratégias para a mobilidade urbana. Em seu programa de governo, ele destaca que a qualidade de vida da população foi prejudicada pela falta de investimentos no setor e propõe uma Política Nacional de Mobilidade Urbana, priorizando o transporte público para que se torne uma alternativa viável e concreta em relação ao transporte individual. O foco principal dos investimentos seria o transporte sobre trilhos, com investimentos em obras estruturais nos principais centros urbanos do país, além de incentivo à renovação e à modernização da frota de trens, metrôs e ônibus. A proposta é buscar a integração dos diversos modais de transporte público. O candidato ainda defende a adoção de horários variados para jornadas de trabalho para evitar períodos de rush.

Dilma Rousseff defende uma reforma que equacione a questão da mobilidade urbana assim como o déficit habitacional e os problemas de saneamento e segurança pública. A candidata destaca que os investimentos em mobilidade urbana precisam assegurar transporte público rápido, seguro e eficiente. Dilma destacou os investimentos feitos ao longo dos quatro anos de governo em melhorias do transporte urbano nas grandes cidades. No programa entregue à Justiça Eleitoral, a candidata à reeleição apontou obras realizadas em todas as regiões do país para reduzir o tempo que se gasta nos deslocamentos diários. Entre os projetos apontados por Dilma estão a construção de infraestrutura em 651 quilômetros para transportes sobre trilhos, incluindo metrô, monotrilho, VLT, trem urbano e aeromóvel, de mais de 3 mil quilômetros para transportes sob pneus (BRT e corredores) e de 21 quilômetros para transporte fluvial urbano.

Eduardo Jorge (PV) destaca a mobilidade urbana e o transporte público em quantidade e qualidade adequada entre suas principais promessas de governo. Ele defende o uso de combustíveis mais limpos e a cobrança de um pedágio urbano nas grandes cidades para moderar o uso de veículos individuais e gerar recursos novos para a expansão do transporte público. Eduardo Jorge também aponta a necessidade de criar condições adequadas para os pedestres, construir calçadas verdes e acessíveis e apoiar o uso da bicicleta com transporte alternativo.

Eymael (PSDC) e Levy Fidelix (PRTB) não indicam propostas específicas para a área, apesar de reconhecerem a necessidade de melhorias e maiores investimentos em todos os serviços públicos.

Luciana Genro (PSOL) promete implantar a tarifa zero nos principais centros urbanos, usando os recursos hoje destinados ao superávit primário para investir no transporte público, assim como em outras áreas como saúde, educação e cultura. O dinheiro seria usado inclusive para melhorar os salários. A candidata lembrou que as manifestações de junho de 2013 trouxeram a tona um conjunto de problemas sociais. Uma das principais bandeiras do movimento foi a questão do transporte. Em seu programa, Luciana afirma que o problema da mobilidade urbana transformou o deslocamento diário em “uma verdadeira via-crúcis para o povo”.

Marina Silva (PSB) promete aumento da transferência de recursos aos municípios que investirem em transporte coletivo e custeio do passe livre. Em seu programa, ela afirma que vai implantar um programa de apoio a estados e municípios para que construam, em quatro anos, 1 mil quilômetros de vias para veículos leves sobre trilhos (VLTs) e de corredores de ônibus integrados (BRT) em todas as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes. Para ela, a falta de mobilidade é tema-chave para os grandes centros e exige soluções imediatas. A ex-senadora defende um programa federal para financiar a implementação gradual do passe livre e investimentos para expandir as malhas metroviária e ferroviária de cada uma das regiões metropolitanas em 150 quilômetros ao longo de quatro anos. Marina Silva também destaca a necessidade de investimentos para desoneração da frota de ônibus urbanos acessíveis e de veículos movidos com combustíveis limpos.

Mauro Iasi (PCB) quer a estatização, sob controle popular, dos transportes coletivos, para que sejam públicos e gratuitos. O candidato comunista defende que atividades, bens e serviços essenciais para a garantia da produção social devem assumir essa característica e que é preciso “desmercantilizar” alguns setores, como o da mobilidade nas cidades. Iasi é favorável ao fim das privatizações “e da entrega do patrimônio público realizadas no último período”.

Pastor Everaldo (PSC) defende o foco no livre mercado do setor, com estímulo à concorrência. Para o presidenciável, é preciso desburocratizar o setor de transporte e privatizar aeroportos, ferrovias, hidrovias, estradas públicas e serviços relacionados a área de transporte. Ele defende o aumento do investimento em trens e metrôs nos grandes centros.

Rui Costa Pimenta (PCO) acredita que os serviços públicos, como transportes, saúde e educação, foram “destruídos” para impulsionar a privatização “e os lucros de um punhado de abutres capitalistas que parasitam o Estado”. Segundo ele, que defende a reversão deste cenário, os empresários visam apenas o lucro sem focar as necessidades de trabalhadores.

Para Zé Maria (PSTU), as manifestações de junho de 2013 revelaram o esgotamento da população com o caos e a precarização do transporte público. Zé Maria afirma que o transporte no Brasil é um dos mais caros do mundo e a falta de qualidade e quantidade suficientes “submete a grande maioria da população e os trabalhadores a um inferno diário”. Segundo seu programa, é possível investir 2% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor para expandir o sistema de transporte, beneficiando o sistema metroferroviário por ser “mais barato e eficiente que o rodoviário”. Zé Maria também defende que o setor seja controlado pelos trabalhadores, eliminando o sistema de concessões.

Mobilize Brasil



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

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8 respostas

  1. Pessoal do site vai votar em massa no Rui Pimenta.

    • Gostei das propostas do Aécio para priorizar o transporte sobre trilhos, coisa que a Dilma não fez, o transporte sobre trilhos cresceu 6 vezes mais lento que pneu. Mas com essa declaração do vice do Aécio, nem pensar!

      • Creio que o presidente não tenha influência alguma na criação ou não de ciclofaixas, isto é tarefa do governo municipal.

      • Não sei não… acho que o governo federal pode ter verbas destinadas à ciclovias a ser repassadas para os municípios. Essas verbas poderiam inclusive vir do ministério do esporte ou saúde, que é muito mais útil que doações a clubes de futebol, por exemplo.

      • Poxa, mas no passado o transporte já não era sobre os trilhos? E daí com a máfia do petróleo ficou pra trás. Agora ele quer voltar com isso. Não sei não, mas pra mim mais parece uma grande jogada política.

  2. Esse é o tipo de coisa que eu nem perco tempo pesquisando.
    Parece que sempre prometem mil coisas, e no final, ficamos com nada.

    Não posso falar isso com toda certeza do mundo, já que as eleições que realmente lembro são apenas as do Lula e da Dilma (Pô, já faz um tempo), mas as coisas estão tão feias que parece que vão sempre prometer um mundo nessa área, para que no final não saia nada.

  3. Para quem estiver interessado, o vá de bici está fazendo uma série sobre o assunto. http://vadebici.wordpress.com

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