Ministro volta atrás: pista do Salgado Filho será ampliada. Ficará pronta em 2018!

Ampliação da pista do Salgado Filho deve ser concluída em 2018, projeta ministro
Eliseu Padilha reiterou que segurança é prioridade em obra de aeroporto

Ampliação da pista do Salgado Filho deve ser concluída em 2018, diz ministro | Foto: André Ávila

Ampliação da pista do Salgado Filho deve ser concluída em 2018, diz ministro | Foto: André Ávila

Um dia após pedir a ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre, o ministro da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Eliseu Padilha, afirmou nesta sexta-feira que a obra já estava prevista dentro do plano diretor e deve ser concluída até a metade de 2018.

“O Salgado Filho tem um plano diretor elaborado em 2011, que prevê uma série de melhorias. O estudo do projeto para a ampliação da pista –  para 3,2 mil metros – está sendo elaborado e nós já descobrimos que o solo é inconsistente e precisa ser modificado. Teremos que colocar estacas de 25 metros para sustentar o concreto. A partir da licitação, a construção pode começar em menos de um ano. A construção pode levar de 24 a 36 meses. Acredito que até metade de 2018 deve estar tudo pronto”, disse em entrevista à Rádio Guaíba.

Padilha reiterou que a modificação da pista do Salgado Filho sofreu uma alteração de prioridade. “Anteriormente, pensávamos no fato de que o Estado estaria sendo prejudicado por não receber aviões de carga. A prioridade foi mudada e agora passa a ser a segurança”, esclareceu. O ministro pediu à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) que levasse em conta o incidente ocorrido com um avião da Azul na segunda-feira para que tocasse o projeto. Com pane no ar, a aeronave precisou pousar na Base Aérea de Canoas devido à extensão da pista, para evitar risco de acidente.

Além da ampliação da pista do aeroporto, Padilha relatou que existem outras melhorias a serem feitas no Salgado Filho. “O plano diretor prevê a ampliação no terminal de passageiro, a construção do terminal de cargas e a conclusão do pátio do terminal, além do aumento da pista”, declarou.

Correio do Povo



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

29 respostas

  1. Na minha opinião acho que esta novela ainda não acabou e certamente ainda teremos outras emocionantes estapas da novela Pista sem Obras. É uma demonstração de total incompetência de gestores públicos que não sabem e não fazem nada.

    Curtir

  2. Que piada esse ministro. Além de incompetente é mentiroso. Voltou atrás por conta da reação da imprensa, somente; o incidente da Azul foi o pretexto que ele precisava para não ter de admitir a sua cretinice.

    Curtir

  3. 2018 último ano do governo. Acho que já vimos esse filme não é? Daí na campanha eles falam que só eles irão aumentar a pista já no próximo mandato e que o oposicionista vai fechar o SF. Espero que não caiam outra vez e vamos pressionar para sair o mais rápido possível.

    Curtir

  4. ^^….. e alguem ainda le esse jornaleco Shit-21?

    Curtir

  5. ^^ e vc acredita em fadas, gnomos e Papai Noel?

    Curtir

  6. Hoje é dia 24 de Janeiro de 2015 e a promessa da conclusão das obras de ampliação da pista do aeroporto é para o ano de 2018.

    Curtir

  7. Realmente é bem possivel que as companhias aéreas aqui do Brasil mantem suas aeronaves sob controle já que não possuimos nem um caso de acidente grave nos ultimos tempos. Uma coisa me anima é que algums projetos de avioes sáo tão bons que eles precisam uma ajudinha para falhar de resto é só fazer como aquela ministra falou em um passado recente,relaxa e goza

    Curtir

  8. É amigo, quando um susto faz bem para uma grande população.

    Só no Brasil mesmo, olha o ponto que chegamos.

    Curtir

  9. O incidente/salvo da AZUL, mostrou que podemos ter um aeroporto na Base Aérea da Canoas. Dois aeroportos para 30 milhões/pax/ano.

    Curtir

    • Ah, podemos sim… Só temos que resolver um probleminha com a aeronáutica que insiste em ter uma base aérea do lado da grande capital mais próxima de fronteiras.

      Curtir

      • Dentre o aeroporto ou a base aérea ir para Nova Sta Rita, prefiro que seja a base aérea. Fora que não sei se existem empecilhos técnicos para que a pista seja compartilhada entre os aviões civis e militares, seria necessário somente construir um terminal de passageiros e de carga ali, e um APM ligando ele ao Salgado Filho.

        Curtir

      • Santa Maria é uma ótima alternativa pra força aérea. Tanto que já tem um esquadrão de caça lá também.

        E francamente, de que importa defender a fronteira sul? Medo de ser atacado pelo Uruguai? Francamente, uma guerra com o Uruguai duraria no máximo dez dias, e a única perda pra nós seria o corte do fornecimento de doce de leite.

        Enfim, é uma questão tão ínfima que não haveria nenhum risco em a Força Aérea manter seus esquadrões operando na base. Eles no lado Norte, nós no lado Sul. Se der qualquer zica, a operação civil para e os militares decolam.

        Curtir

    • Acho (só acho) que utilizar a BACO junto com o SBPA não “valeria a pena”.

      Alguns motivos:

      • Custo extremamente alto para fazer a interligação entre os dois aeros (tem que fazer um baita viaduto em cima da freeway e outro em cima do Rio Gravataí);
      • Não teria como utilizar as duas pistas simultaneamente (os cones de aproximação se cruzam perigosamente);

      Seria investir muito para não ter condições de utilizar as duas pistas simultaneamente. Melhor então (no meu ponto de vista) é seguir o plano diretor e construir uma segunda pista (se for necessário mesmo) entre o Makro e a Vonpar.

      Curtir

      • Alex,

        Não seria necessário interligar os aeroportos – pelo menos não ao ponto de que os aviões pudessem ir de um pra outro. Seria perfeitamente viável ter os dois aeroportos operando em paralelo. Cada um com seu terminal, cada um com seu pátio, cada um com sua pista. A obra civil ficaria restrita a um viaduto (de carros) sob a Free-Way e uma ponte sobre o Rio Gravataí, o terminal de passageiros e o pátio. Coisa relativamente simples.

        Quanto aos cones de aproximação: o cruzamento deles fica razoavelmente longe das cabeceiras – 16km. É perfeitamente possível planejar uma aproximação e saída seguras para ambas pistas. Tanto que até hoje nunca tivemos nenhum incidente nesse sentido.

        Quanto à alternativa de uma pista junto à Free-Way: acho muito difícil de implementar isso hoje, considerando a existência da Arena do Grêmio e suas torres a menos de 5km do que seria a cabeceira. Adicionalmente, o terreno citado é baixo, e está sempre alagado, o que apresentaria um desafio de engenharia formidável.

        Curtir

      • Interligando dessa forma me parece mais “barato” mesmo.

        Agora sobre os cones, nunca aconteceu nada porque logicamente se mantém regras de segurança. E sempre que um aero é utilizado, o outro espera. Nunca duas aeronaves pousam “juntas” na BACO e no SBPA (sei pq frequentemente fico na escuta e acompanhando pelo fr24 hehehe).

        Então ainda assim ficaria um pouco restrito a operação simultânea quando os pousos ou decolagens fossem pela 29 e 30 (SBPA e BACO, respectivamente), que vão de encontro aos 16km citados. Quando a operação fosse pelas outras cabeceiras, daí poderiam operar tranquilamente.

        Agora, quero ver convencer os militares a sairem de Canoas…..

        Curtir

  10. Pois é, parece que eu subestimei a administração pública e a obra vai sim ficar pronta pra copa… da Rússia
    E em cima do laço ainda

    Curtir

  11. “Padilha volta atrás e já encaminhou a continuidade dos trâmites do processo JÁ EXISTENTE de ampliação da pista do Salgado Filho”.
    .
    Obrigado AZUL! Por não dar manutenção em suas aeronaves em dia, e quase ter matado um político!
    .
    Obrigado Fortunati! Por ter feito pressão, ter combatido a desinformação da mídia tradicional e pedir apoio ao Carlos Araújo.
    .
    E chupa Presidente do Crea/RS seu grileiro descarado!!!
    .
    Vai demorar mas agora estou confiante que não vão fechar a SFilho! E o compartilhamento da Base de Canoas ainda pulsa ou sonho não acabou!
    #nãoao20setembro #20setembroobrababilonica
    #solopodreSFilhoéengodo

    Curtir

    • OFF TOPIC: Estudo apresentado por empresa aponta possibilidade de ampliação da linha até a Fiergs, sem recurso adicional
      .
      Ou seja, vão abandonar o ramal e pátio de manutenção e ter trecho Metrô concorrendo com trecho da Trensurb! Aff… Porto Alegre, a cidade do 2 paossos pra frente e 4 para trás;
      Porque não fazem o óbvio e pensam no futuro? Metrô e Trensurb interligados, atendendo o máximo de clientes.
      .
      http://www.mobilize.org.br/noticias/7587/trajeto-do-metro-de-porto-alegre-ate-a-fiergs-volta-a-ser-discutido.html

      Curtir

    • Senhor thiago costa cardoso, apenas para seu conhecimento, a frase “Obrigado AZUL! Por não dar manutenção em suas aeronaves em dia, e quase ter matado um político” está totalmente errada.

      Primeiro, não apenas a manutenção da Azul, mas de todas as outras companhias aéreas estão sempre em dia conforme o planejado, essa ideia de não dar manutenção é fantasia, afinal, tu não podes parar no acostamento com uma aeronave na primeira nuvem como tu faz com veículos terrestres no acostamento caso tenha algum problema. Os programas de manutenção de aeronaves devem estar sempre em dia e são extremamente rígidos e até problemas “banais” podem deixar a aeronave no chão. Como qualquer máquina, o avião também está sujeito a falhas. A aeronave podia pousar no Salgado Filho, mas como sempre se trabalha com uma grande margem de segurança, optou-se pela base aérea de Canoas.

      Quanto ao político, só se quase o matou de ataque cardíaco…

      Quanto ao aeroporto, se pegassem a quantidade de promessas que já fizeram, o Salgado Filho seria um dos melhores aeroportos da América do Sul. Eu não consigo mais levar a sério qualquer coisa que falam sobre…

      Curtir

    • Essa linha de metrô já deve nascer planejada para ser estendida até Gravataí, a partir da estação da Fiergs, e até Alvorada, a partir da estação Triângulo.

      Curtir

  12. hahahahhaahahaahahaaaaaaa………………. eu to rindo de nervoso!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: