Turma do atraso tenta evitar obras no Cais Mauá com ação no STF

Movimento questiona falhas técnicas e estruturais do Estudo de Impacto Ambiental

Movimento questiona falhas técnicas e estruturais do Estudo de Impacto Ambiental

Movimento questiona falhas técnicas e estruturais do Estudo de Impacto Ambiental

O movimento Cais Mauá de Todos ingressará no Supremo Tribunal Federal (STF), na semana que vem, com um mandado de segurança para evitar a continuidade da concessão da região à iniciativa privada. Em encontro realizado nesta quinta-feira, um grupo formado por arquitetos, urbanistas e sociólogos apresentou um conjunto de falhas técnicas e estruturais do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental do Consórcio Cais Mauá.

Nesta sexta, está prevista uma audiência pública sobre o projeto, quando alguns dos apontamentos serão questionados aos integrantes do consórcio. “Mais uma vez será feito um debate com o projeto fechado”, criticou Milton Cruz, sociólogo.

Ele destacou que há falta de informações no estudo e poucas ações efetivas. Citou o impacto que o empreendimento irá gerar no trânsito na região. “Ao invés de propor soluções, repassa ao poder público a responsabilidade por fazer as melhorias”, alertou.  De acordo com o arquiteto Cristiano Kunze, algumas intervenções propostas poderiam ser feitas pelo próprio poder público. “Não há uma discussão em como o projeto do Cais será inserido no projeto de revitalização do Centro e como a população terá acesso a ele”, apontou.

Correio do Povo

______________

Título original do Correio: “Grupo tenta evitar obras no Cais Mauá com ação no STF”

______________

Alguns comentários e depoimentos das redes sociais:


É impressionante o nível de mentira que essa gente precisa inventar para justificar o injustificável.

– “O Cais vai se transformar em uma amontoado de shoppings, estacionamentos, torres de 350 andares, o povo será proibido de entrar, bla bla bla.”

Nada pode ser mais mentiroso, a verdade é que o projeto vai devolver o Cais Mauá ao povo de Porto Alegre.

12042949_766026380174221_3829424243332731333_n

‪#‎PôrDoSolLivre‬


Como é possível uma cidade chamada Porto Alegre ostentar um dos portos mais feios e arcaicos do planeta?

Como a nossa Orla que poderia ser viva, linda e pulsante continua até os dias de hoje jogada e abandonada aos ratos?

E porque precisamos ter um MURO dividindo a população daquilo que temos de mais sagrado: a nossa vista para o Pôr do Sol no Guaíba?

Esse movimento luta pela defesa do empreendimento que quer devolver à população seu contato com o CAIS e pela derrubada do Muro da Mauá e de todo o pensamento retrógrado que atravanca o empreendedorismo da cidade e nos torna essa Porto Alegre tão atrasada!

Queremos mais contato com a natureza, mas também queremos mais contato com a modernidade. Olhem o visual que estamos perdendo! Como o nosso Cais podia ser lindo, não acham?

Vamos abraçar essa empreitada. Vamos redesenhar, transformar e guiar a cidade que vivemos. Mais do que ocuparmos espaços e desfrutarmos do pôr do sol que nos é escondido, o simbolismo desse movimento é fundamental para avançarmos as nossas pautas na sociedade gaúcha. Nós queremos o Cais do Porto Livre Já! Pôr do Sol Livre!

Curtam, compartilhem e convidem os seus amigos! ⚡ ⚡


 

Tiago Menna

Depois de ter a economia avacalhada pelos nossos governantes, eis que uma iniciativa privada deseja revitalizar o Cais Mauá com custo ZERO para o poder público.

ZERO de investimento público e contrapartida de mais de 28 mil empregos gerados. Isso, para uma economia quebrada como a nossa, ajuda uma boa parte da população a respirar (e comer).

Além disso, vamos ter 3,2 km de orla de volta! E ainda, revitalizados! É indiscutível que isso vai valorizar a área, gerar mais empregosindiretamente e trazer mais orgulho para a nossa capital!

Só que… a vanguarda do atraso já está se manifestando em peso e estarão presentes amanhã para tentar derrubar esse projeto!

Por isso, convido a você, cidadão de Porto Alegre, que quer uma cidade melhor, apoiar um projeto que só vai trazer benefícios para nossa cidade!

Convide familiares, amigos, colegas para fazermos juntos história e transformar Porto Alegre em uma cidade admirada mundialmente!

Matheus Sperry


 

Anúncios


Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, , , ,

53 respostas

  1. QUE DESLEIXO COM O PATRIMÔNIO HISTÓRICO-CULTURAL DE PORTO ALEGRE.
    O Cais Mauá já é praticamente um símbolo de Porto Alegre, presente nas antigas fotos da cidade.
    Se for para fazer uma revitalização, basta apenas pintar, consertar o que está estragado e deu. Essa palhaçada de construir torre, shopping, é uma grande bobeira por parte de que não dá a mínima para a cidade.
    Meus parabéns aos que estão se esforçando para evitar essa ‘destruição’ de um patrimônio histórico da nossa querida Porto Alegre. Se não fosse essas pessoas, teríamos apenas um grande charuto onde hoje é a Usina do Gasômetro.
    Parece que hoje em dia todos querem apaulistar minha cidade, construindo principalmente aqueles prédios altos e feios. OS TEMPOS PODEM TER MUDADO, MAS AINDA É MELHOR NÃO FAZER NADA DO QUE ESTRAGAR O QUE ESTÁ QUIETO.

    Curtir

  2. É uma postura INFANTIL desses que são contra, é algo do tipo “se não é o projeto que eu quero, então a obra não sai”.

    Defendem liberdade de opinião, mas vaiam a manifestação dos outros.
    Defendem democracia, mas não aceitam um projeto diferente da ideia deles.

    Curtir

  3. Pelos comentários deste post, dá pra ver como são os “esquerdopatas” que radicalizam tudo na cidade…

    Gilberto Simon, desde o meu primeiro comentário falei: desnecessário ficar denominando quem é contra a obra de “Turma do Atraso”, só provoca radicalização onde não deveria haver. O resultado está aí.

    Curtir

    • E tem como não se radicalizar? Nada em POA sai do papel. Sem orla, sem cais, sem pontal, sem VRT, sem metrô.

      Os “esquerdopatas” radicalizam o debate há gerações. Mas sem oposição. Agora que tá surgindo, aí tem que “maneirar” ? Desde quando a ala “esquerdopata” de POA foi neutra? Tão sempre presentes pra barrar cais, orla, pontal, pra barrar empreendimentos em áreas não urbanizadas, enquanto se calam com as invasões recorrentes das áreas verdes da cidade, como no próprio arquipélago. O seguinte ó, a coxinhada tem que ser menos radical. A ala da esquerda, essa sim pode barrar tudo à vontade. “Turma do atraso” ainda é um termo soft pra o que essa gente representa pra cidade e pro estado.

      Curtir

    • O cara é tão descontrolado que até inventou que em alguém contra o BRT na cidade. Radical é assim, cria inimigos imaginários.

      Gilberot, é uma pena. Esse artigo aqui mostra bem por que os melhores comentaristas já sumiram do blog há tempo: se é para ficar se chingando há sites bem mais divertidos, como mencionados pelo Vagner cima.

      Curtir

    • Ou falando na língua do Henrique…. rsrsrs

      Curtir

  4. Atestado de incompetencia coletiva, de ambos os lados…. triste…. como portoalegrense, me sinto envergonhado…. e o que é mais preocupante, desanimado…… isto é que chamam de Gaúchos “politizados”? Em nome da qualificação da nossa cidade, precisamos urgentemente é aprender a nos entender….Vergonha!

    Curtir

  5. Esses esquerdalhas fantasiam situações e as tomam como verdades.

    De onde a população não terá acesso à orla?
    Por que o fato de ter bares e restaurantes é elitizar a orla?
    Por que o consórcio não pode ter retorno do investimento feito?

    Já tentaram de todas as formas barrar o projeto pelo viés ambiental (não conseguiram), agora levantam suspeitas de irregularidades na licitação, sendo que não apresentaram provas nenhuma.

    Curtir

  6. Recomendo aos participantes deste Blog que organizem a ida das pessoas interessadas na aprovação do projeto que SE ORGANIZEM PARA COMPARECER A AUDIÊNCIA PÚBLICA.
    Ficar aqui nos comentários apenas achando ruim a atitude da “Turma do Atraso” não adianta. Tem que fazer valer a nossa opinião quanto ao termino das obras e continuidade do projeto.
    Saiam do trabalho, escola, faculdade, de casa e compareçam, por favor!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: