Vereadores derrubam veto a projeto de instalações de bicicletários em calçadas

Proposta faz com legislação permita equipamentos em estabelecimentos comerciais


Vereadores derrubam veto a projeto de instalações de bicicletários em calçadas | Foto: Alina Souza

Mesmo após rejeição da Prefeitura de Porto Alegre, o projeto de lei que tem o objetivo de facilitar a instalação de paraciclos e bicicletários deverá ser implementado na Capital. Isso porque a Câmara Municipal derrubou o veto total do Executivo nesta segunda-feira ao projeto de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa, que altera a Lei 11.417, de 15 de fevereiro de 2013.

A proposta faz com que a legislação, que permite a instalação de bicicletários em estabelecimentos comerciais, permita, também, que sejam instalados os equipamentos em calçadas e vias públicas resguardando o devido espaço de circulação de pedestres. Além disso, a regulamentação inclui a instalação de paraciclos e bicicletários em vagas destinadas a veículos automotores.“No que refere à instalação dos elementos no logradouro público, destaca-se a necessidade de regulamentação sobre em quais tipos de vias públicas serão permitidos estes elementos” disse em sua justificativa ao veto o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

O chefe do Executivo ressaltou, ainda, que autorizar a instalação em vias onde é proibido o estacionamento de veículos pode causar conflitos e transtornos à mobilidade urbana. Já no que se refere ao licenciamento, o prefeito havia salientado que seria necessário revisar todos os decretos regulamentadores da implantação de mobiliário urbano em caso de instalação sobre o leito viário.

Correio do Povo / Henrique Massaro

Anúncios


Categorias:Bicicleta, paraciclos

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Já que a calçada é responsabilidade do proprietário junto à mesma, faz sentido o proprietário ter o direito de instalar o bicicletário, respeitando as restrições bem como esse deve respeitar na hora da manutenção de sua calçada. Correta decisão.

    Curtir

    • Neste mesmo caminho, segue a ideia de cada um cuidar de sua calçada e jardim.
      No interior do estado as pessoas cortam a grama da calçada em frente a suas casas, ja em poa, ligam para a prefeitura reclamando que ha mato

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: