Segundo maior avião cargueiro do mundo pousa em Porto Alegre

Antonov An-124 em Porto Alegre. Foto: Zé Arthur Eidt

Aterrissou hoje, por volta das 12:15, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, um Antonov An-124, segundo maior avião cargueiro do mundo, após o Antonov An-225. De categoria similar ao Boeing 747-8 Cargueiro ele impressiona pelo tamanho. É o maior avião a pousar no Salgado Filho em toda sua história.

A aeronave, operado pela linha aérea russa Volga, voo VDAB8314,  veio com uma carga de 30,4 toneladas para a Celulose Riograndense – CMPC, de Guaíba. A carga é composta de painéis de 17,2 metros de comprimento, que serão utilizados nas caldeiras da empresa. Hoje mesmo a carga foi transportada para a empresa por carretas, pela BR-290, a 30 Km/h, acompanhada de batedores.

O Antonov pode levar mais de 150 toneladas em seu compartimento de carga. Possui 69,1 m de comprimento e 73,3 de envergadura, com área de asa de 628 metros quadrados.

Antonov An-124 em Porto Alegre. Foto: Zé Arthur Eidt

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13 respostas

  1. A pista da base aerea de canoas é maior que a do Salgado filho,não conheço a topografia do local mas pelo google earth é possivel uma projeção sem maiores problemas de mais mil metros e a possibilidade de outra pista menor em v. Quanto a ampliação da do salgado filho tenho a impressão que vão ser menos de mil metros util. Se quisessem ter um aeroporto para operar em melhores condiçoes por muitos anos talvez seria viavel fazer uma tro ca com a base aerea e fazer um novo aeroporto lá,n;ao seria tão longe de Porto Alegre.

  2. Engessado é que em curitiba que tem o mesmo tamanho de pista e recebe o an 124 maos frequentemente e também foi liberado pra operar o 747-8i

    • O problema é que nem aqui e nem em Curitiba eles podem operar cheios de carga, em longas distâncias. Sempre depende de escalas, o que onera a operação. Ou viajam coim carga média.
      Quando o Salgado Filho aumentar a pista, vai melhorar 80%. 100 % só se a pista tivesse 4 mil metros. Ela vai ter 3.200m com a ampliação.

  3. Interessante! Não sabia que o Brasil importava produtos industrializados da Rússia. Achei que era mais minério, fertilizantes e coisas assim.

    • Que eu saiba não vieram da Rússia as peças importadas. O avião é Ucraniano, de uma agência russa. Mas esta agência presta serviços ao mundo inteiro. Se não me engano as peças vieram de um dos países escandinavos.

  4. Curioso é que a pista do salgado filho e seu solo pantanoso nao tem capacidade para um avião comercial com o tanque cheio.
    é o que dizem em entrevistas sempre..

    • O problema não é o solo, nem a qualidade da pista. Mas sim o comprimento da pista que é sim insuficiente para que um avião desses decole cheio. Com toda certeza esse avião não vai decolar de Porto Alegre com porões e tanques cheios.

      • Ele tem capacidade para 150 toneladas. Veio com 30 toneladas. Não teria como aterrissar ou decolar com ele cheio, com certeza. Foi uma operação especial, viável pelo tamanho da carga.

      • O comprimento da pista todos nós sabemos que é um problema, a questao é que sempre que se fala na ampliação dela, alguem cita que o solo da regiao nao permite carga alta de compressao.

      • Nas Maldivas parte da pista do aeroporto foi construída sobre uma ilha artificial parcialmente composta por lixo. Poucos lugares tem o “solo ideal” para se construir aeroportos. Muitos aeroportos são construídos em grandes terrenos planos, que se não estiverem em região desértica, serão naturalmente pantanosos.

    • O An-124 é um avião militar, foi projetado para pistas curtas e pavimento ruim. Tem performance de pouso e decolagem superior a um avião comercial, mas é mais lento e consome muito mais combustível.

  5. Incrível ver este avião em Porto Alegre, nunca imaginei que fosse possível.

    E se não me engano, nos anos 90 tivemos a visita de C-5 Galaxy (igualmente grande), embora era noticiado que ele teria usado a base aérea de Canoas e não o Salgado Filho.

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