Aterrissou hoje, por volta das 12:15, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, um Antonov An-124, segundo maior avião cargueiro do mundo, após o Antonov An-225. De categoria similar ao Boeing 747-8 Cargueiro ele impressiona pelo tamanho. É o maior avião a pousar no Salgado Filho em toda sua história.
A aeronave, operado pela linha aérea russa Volga, voo VDAB8314, veio com uma carga de 30,4 toneladas para a Celulose Riograndense – CMPC, de Guaíba. A carga é composta de painéis de 17,2 metros de comprimento, que serão utilizados nas caldeiras da empresa. Hoje mesmo a carga foi transportada para a empresa por carretas, pela BR-290, a 30 Km/h, acompanhada de batedores.
O Antonov pode levar mais de 150 toneladas em seu compartimento de carga. Possui 69,1 m de comprimento e 73,3 de envergadura, com área de asa de 628 metros quadrados.
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A pista da base aerea de canoas é maior que a do Salgado filho,não conheço a topografia do local mas pelo google earth é possivel uma projeção sem maiores problemas de mais mil metros e a possibilidade de outra pista menor em v. Quanto a ampliação da do salgado filho tenho a impressão que vão ser menos de mil metros util. Se quisessem ter um aeroporto para operar em melhores condiçoes por muitos anos talvez seria viavel fazer uma tro ca com a base aerea e fazer um novo aeroporto lá,n;ao seria tão longe de Porto Alegre.
Engessado é que em curitiba que tem o mesmo tamanho de pista e recebe o an 124 maos frequentemente e também foi liberado pra operar o 747-8i
O problema é que nem aqui e nem em Curitiba eles podem operar cheios de carga, em longas distâncias. Sempre depende de escalas, o que onera a operação. Ou viajam coim carga média.
Quando o Salgado Filho aumentar a pista, vai melhorar 80%. 100 % só se a pista tivesse 4 mil metros. Ela vai ter 3.200m com a ampliação.
Interessante! Não sabia que o Brasil importava produtos industrializados da Rússia. Achei que era mais minério, fertilizantes e coisas assim.
Que eu saiba não vieram da Rússia as peças importadas. O avião é Ucraniano, de uma agência russa. Mas esta agência presta serviços ao mundo inteiro. Se não me engano as peças vieram de um dos países escandinavos.
Curioso é que a pista do salgado filho e seu solo pantanoso nao tem capacidade para um avião comercial com o tanque cheio.
é o que dizem em entrevistas sempre..
O problema não é o solo, nem a qualidade da pista. Mas sim o comprimento da pista que é sim insuficiente para que um avião desses decole cheio. Com toda certeza esse avião não vai decolar de Porto Alegre com porões e tanques cheios.
Ele tem capacidade para 150 toneladas. Veio com 30 toneladas. Não teria como aterrissar ou decolar com ele cheio, com certeza. Foi uma operação especial, viável pelo tamanho da carga.
O comprimento da pista todos nós sabemos que é um problema, a questao é que sempre que se fala na ampliação dela, alguem cita que o solo da regiao nao permite carga alta de compressao.
Nas Maldivas parte da pista do aeroporto foi construída sobre uma ilha artificial parcialmente composta por lixo. Poucos lugares tem o “solo ideal” para se construir aeroportos. Muitos aeroportos são construídos em grandes terrenos planos, que se não estiverem em região desértica, serão naturalmente pantanosos.
O An-124 é um avião militar, foi projetado para pistas curtas e pavimento ruim. Tem performance de pouso e decolagem superior a um avião comercial, mas é mais lento e consome muito mais combustível.
Incrível ver este avião em Porto Alegre, nunca imaginei que fosse possível.
E se não me engano, nos anos 90 tivemos a visita de C-5 Galaxy (igualmente grande), embora era noticiado que ele teria usado a base aérea de Canoas e não o Salgado Filho.
Também veio recentemente um Globemaster C17.