Ciclovia da Ipiranga será ampliada até a João Guimarães

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Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as obras de ampliação da ciclovia da avenida Ipiranga, entre a avenida Silva Só e a rua João Guimarães, deverão iniciar nesta quinta-feira, 15. Os cerca de R$ 640 mil serão custeados pela Incorporadora e Construtora Melnick Even, em contrapartida aos empreendimentos Grand Park Lindóia e Hom Nilo Peçanha. Com a conclusão do trecho, a ciclovia da avenida Ipiranga passará a ter 3150 metros – da avenida Beira-Rio até a rua João Guimarães (sem levar em consideração mudanças de lado pelo eixo).

“Outros trechos estão previstos, com recursos da iniciativa privada, por meio das contrapartidas. Estamos definindo as prioridades levando em consideração a ligação dos trechos que já existem e pontos com maior demanda como parques, shoppings e universidades”, destaca a diretora técnica da EPTC, Carla Meinecke. Atualmente, Porto Alegre conta com 46,2km de ciclovia concluídos ou em fase final de execução.

Prefeitura de Porto Alegre



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10 respostas

  1. 640 mil para fazer 400m de ciclovia. 1,6 milhão/km. É a ciclovia mais cara da história da humanidade.

  2. Acho que “contrapartida” não pode ser considerado “dinheiro da iniciativa privada”.

    • As contrapartidas no Brasil são uma excelente válvula de escape para que as empresas minimizem os custos da sua obra particular muito acima do normal. A priori, mitigações seriam uma estratégia interessante para a cidade, visto que empreendedores poderiam executar obras públicas em troca de determinadas outorgas construtivas (equivalentes à contrapartida) sobre os seus empreendimentos. Só que no Brasil isso vira lacuna “legalizada” e oportunidades de interações espúrias entre público e privado. Quem perde é o erário.

  3. Por favor, Corea do Norte! Aponte as ogivas pro paralelo 30.

  4. pena que é um trecho só de 2 quadras

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