Ontem, 30/09, a GZH publicou matéria sobre a retomada de projeto da OSPA próximo à orla e ao lado do Parque da Harmonia. Ótima iniciativa, embora eu ache que se não for algo a altura do antigo projeto, não deveria sair. Só pode sair ali algo grandioso e com impacto arquitetônico. Se for o antigo projeto, acho válido.
Todos devem se lembrar do projeto da Sala Sinfônica. Caso não se lembre clique aqui ou aqui.
A matéria, com o título “Após desistir de teatro, Ospa vai retomar construção no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho; veja imagens” já começa errando no título.
Acho complicado este tipo de desinformação passada pela imprensa, faz com que, possivelmente, as pessoas achem que é mais uma obra sobre o parque, desvirtuando a função do parque, quando na realidade, não é.
Mandei o e-mail diretamente ao Jocimar Farina, autor da matéria, explicando exatamente a situação. Ele não me respondeu ainda, sem sei se o fará, mas eu passei a informação correta e ainda informei a ele os números de duas pessoas na Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – SMAMUS, que podem confirmar o que falei.
Mande a ele também a seguinte imagem, que explica por si só:

Aguardando algo na GZH que desfaça esse equívoco.
Registro: Jornalista Jocimar Farina respondeu ao e-mail do Blog.
De forma muito educada, o jornalista diz que realmente tinha dúvida e agradeceu o esclarecimento.
Missão cumprida!
Categorias:Teatro da OSPA
Melhor ainda seria fazer no lugar que hoje está o Memorial LCP – mais conhecido como Memorial Viva o Comunismo – ao lado da Federação Gaúcha de Futebol. E já aproveitar para tirar a FGF de lá já que não faz sentido usar um terreno tão nobre assim para isso. Sonhar não custa nada.
CurtirCurtir
Isso, vamos destruir uma obra de um dos maiores arquitetos da história da América Latina.
CurtirCurtir
Belo trabalho!
Corrigir erros nem sempre é fácil mas muito necessário.
Infelizmente o veículo citado tem se prestado mais à opinião do que uma informação com credibilidade
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado Artur. Me irrita profundamente essa desinformação de alguns veículos de imprensa. Não deixo passar.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Acho bem bacana o blog realmente se manifestar para combater esses tais equívocos que têm esse q de prática de desinformação. Naquele local com certeza gostaríamos de ver uma grandiosa sala, moderna, linda, completa com acústica primorosa e portanto à altura da OSPA, mas sinceramente não nutro esperanças. Interessante observar que além da capital paulista que tem aquela belíssima Sala São Paulo, há outras como a capital mineira que tem um espaço de excelência para sua orquestra, a grandiosa Sala Minas Gerais, a ver https://filarmonica.art.br/sala-minas-gerais/. Já Porto Alegre e o estado gaúcho, fica só nisso de projetos e mais projetos que são mote para polêmicas e mais polêmicas, e a orquestra fica lá no improviso sem uma sala para concertos de verdade compatível com sua importância e qualidade.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade Maurício. Uma pena o que aconteceu. Por 20 e poucos milhões de reais ficamos sem esse projeto que seria um ícone pra cultura e pra arquitetura de Porto Alegre.
CurtirCurtir
Eu não lembro mais como ficou aquele movimento durante o governo Rigotto. Havia doações de empresas, acho que da GM, havia uma campanha da mídia e depois, ao menos para mim, o tema sumiu. Desistiram?
CurtirCurtir